18/12/2019 às 15h39min - Atualizada em 18/12/2019 às 15h39min

Os prováveis indicados ao Oscar 2020

Disputa pela categoria de Melhor Ator está forte

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
A cerimônia do Oscar acontece apenas em 9 de fevereiro do ano que vem. Mas a temporada de premiações já chegou e alguns filmes começaram a ser indicados para o Globo de Ouro, SAG (Prêmio do Sindicato dos Atores) e o Critics’ Choice Movie Awards e ainda irão acontecer outras cerimônias como o BAFTA (que reúne a Academia Britânica de Cinema), de outros sindicatos e as indicações para o próprio Oscar que ocorrerão em 13 de janeiro.
 
As previsões ainda continuam incertas, contudo, pela análise dos críticos essa edição de 2020 será uma das mais concorridas, principalmente nas categorias de Melhor Ator e Melhor Filme. A cerimônia pode trazer ainda muitas surpresas com os indicados.
 
Como Melhor Ator, os principais nomes giram em torno de: Joaquin Phoenix (Coringa), Adam Driver (História de Um Casamento), Christian Bale (Ford vs. Ferrari), Antonio Banderas (Dor e Glória), Leonardo Di Caprio (Era Uma Vez Em... Hollywood), Jonathan Pryce (Dois Papas), Taron Egerton (Rocketman) , Eddie Murphy (Meu Nome é Dolemite) Adam Sandler (Uncut Gems) e Robert De Niro (O Irlandês).
FONTE: Netflix , Sony Pictures ,Warner/Reprodução: Em Tempo.
 
A surpresa fica com os nomes de Eddie Murphy e, principalmente, Adam Sandler. Acostumados em fazer comédias, e alguns filmes de qualidade duvidosa, conseguiram chamar a atenção da crítica com atuações surpreendentes.
 
A categoria de Melhor Ator Coadjuvante, também está bem acirrada e conta com nomes de peso: Tom Hanks (Um Lindo Dia na Vizinhança), Brad Pitt (Era uma Vez em... Hollywood), Al Pacino (O Irlandês), Joe Pesci (O Irlandês), Anthony Hopkins (Dois Papas), Jamie Foxx (Luta por Justiça) e Willem Dafoe (O Farol).
 
Melhor Filme agrupa todos os longas dos possíveis nomes de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante e agrega outros como: 1917, Parasita, Jojo Rabbit, Adoráveis Mulheres e O Escândalo. É possível perceber a presença de vários filmes da Netflix, mostrando uma abertura que vem acontecendo desde Roma (2018), do diretor Alfonso Cuarón.

FONTE : Netflix / Reprodução : Metrópoles.
 
A categoria de Melhor Atriz tem a presença de novos talentos como Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres) e as já conhecidas como Renée Zellweger (Judy), Charlize Theron (O Escândalo), Scarlett Johansson (História de Um Casamento) e Cynthia Erivo (Harriet). Lupita Nyong'o (Nós), também é uma forte candidata.
 
Como Atriz Coadjuvante parece estar um pouco mais concorrido: Jennifer Lopez (As Golpistas), Laura Dern (História de um Casamento), Margot Robbie (O Escândalo) Florence Pugh (Adoráveis Mulheres), Meryl Streep (Adoráveis Mulheres) e Nicole Kidman (O Escândalo).
 
E como Melhor Diretor? A Academia será tradicionalista ao conceder o prêmio a diretores mais experientes como Martin Scorsese (O Irlândes) e Quentin Tarantino (Era uma Vez em... Hollywood) ou irá arriscar com Bong Joon-ho (Parasita) , Noah Baumbach (História de um Casamento) , Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres) , Sam Mendes (1917), Fernando Meirelles (Dois Papas) , Pedro Almodovar (Dor e Glória) e Todd Phillips ( Coringa).
 
Não se deve deixar enganar pelo resultado de algumas vitórias, nem sempre elas resultarão em Oscar. Por exemplo, Glenn Close ganhou Critics’ Choice Awards, Globo de Ouro e o SAG, mas perdeu para Olivia Colman esse ano. Pantera Negra ganhou como Melhor Elenco no SAG, porém não conseguiu o titulo de Melhor Filme no Oscar.
 
Esses são os nomes mais aclamados pelos críticos que fazem previsões para o Oscar de 2020. Muitos deles têm opiniões divergentes e acabam por colocar a atuação de Adam Sandler na frente da de Joaquin Phoenix. Ou consagrar Adam Driver e por vezes Antonio Banderas. A confirmação dos nomes indicados só virá em 13 de janeiro, praticamente depois de todas as outras cerimônias de premiação e, a oficialização dos ganhadores, somente em 9 de fevereiro.
 
O Brasil tem chances com o documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa. O filme escolhido pelos brasileiros para a corrida de premiações, “A Vida Invisível” ficou de fora da pré-lista dos indicados e não irá concorrer.
 

REFERÊNCIAS 
 
G1.Globo de Ouro 2020 anuncia indicados da premiação. Disponível em:<https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2019/12/09/globo-de-ouro-2020-anuncia-indicados-da-premiacao-veja-lista.ghtml>.Acesso em 18 de dezembro de 19.
 
VIANNA, Katiúscia . Oscar 2020: Previsões do AdoroCinema para os indicados. Disponível em : <http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-151656/>. Acesso em 18 de dezembro de 2019.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »