Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/02/2020 às 16h22min - Atualizada em 04/02/2020 às 16h22min

Autor Emmanuel Gilbert recebe prêmio internacional de quadrinhos francês

O Festival d’Angoulême 2020 aconteceu entre os dias 30 janeiro e 02 de fevereiro

Beatriz Neves - Editado por Bárbara Miranda
FONTE : Editora Zarabatana.
Emmanuel Gilbert, autor da HQ A Guerra De Alan: As Memórias do Soldado Alan Ingram Cope, foi o vencedor do Grand Prix (prêmio principal do evento) do Festival d’Angoulême 2020, que acontece na frança.
 
O anúncio foi feito pelas redes sociais do evento, “Anunciando o vencedor do Grand Prix de 2020: parabéns, Emmanuel Gibert”.
 
A Guerra de Alan foi publicado no Brasil pela editora Zarabatana em 2010. O autor também escreveu O Fotógrafo, que foi o ganhador do prêmio no mesmo ano.
 
A HQ narra a história de um soldado norte-americano na 2° Guerra Mundial, amigo de Gilbert. Alan Cope contou toda a sua trajetória na guerra e faleceu em 1999. Confira a sinopse:
 
"Esse livro é o relato gráfico da vida do soldado norte-americano Alan Ingram Cope durante a Segunda Guerra Mundial. A graphic novel mostra a fase de alistamento e treinamento do jovem em bases militares norte-americanas, os combates nos últimos meses da guerra na França e Alemanha, e a vida de Alan no pós-guerra na Europa. A adaptação das lembranças de Cope para HQ são executadas com maestria e sensibilidade pelo desenhista Emmanuel Guibert e, embora os acontecimentos se passem durante os momentos mais terríveis da história do século XX, o soldado mantém um estreito contato com as artes (literatura, poesia e música) e com os amigos que vai conquistando pelo caminho. Um relato humanista e comovente, realizado com muito talento por Emmanuel Guibert."
 
O Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, na França, realizou a sua 47ª edição contando com a votação feita por 1.852 autores de HQs. O prêmio também possui exposições, palestras, entre outros.


REFERÊNCIAS
 
UNIVERSOHQ. Emmanuel Guibert foi o vencedor do Grand Prix do Festival de Angoulême de 2020. Disponível em:  <http://www.universohq.com/noticias/emmanuel-guibert-foi-o-vencedor-do -grand-prix-do-festival-de-angouleme-de-2020/>. Acesso em: 03 de fevereiro de 2020.
 
OMELETE. Autor de A Guerra de Alan vence prêmio internacional de quadrinhos na França. Disponível em:  <https://www.omelete.com.br/quadrinhos/festival-dangouleme-2020-emm anuel-gibert>. Acesso em: 03 de fevereiro de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »