Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/02/2020 às 15h42min - Atualizada em 05/02/2020 às 15h42min

Os momentos polêmicos do Oscar

Nem tudo são flores na maior premiação do cinema

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
As premiações do cinema são regadas de grandes filmes, diretores renomados, atrizes e atores em trajes caríssimos. São celebrações que reúnem os maiores êxitos de cada ano. Contudo, nem todos os momentos dessas cerimônias são tranquilos. O Oscar, por exemplo, acumula episódios polêmicos e algumas falhas ao longo de sua história:
 
Em 1973, Marlon Brando foi premiado com uma estatueta por sua atuação em “O Poderoso Chefão”, mas o ator não compareceu à cerimônia. Para receber o prêmio, Marlon enviou Sacheen Littlefeather. Ela era representante do movimento indígena e discursou:
 
“É com muito pesar que ele não aceita este prêmio generoso. E as razões para isso são o tratamento dos índios americanos hoje na indústria cinematográfica. Perdoem-me, e em reprises de filmes na televisão, além do que aconteceu recentemente em Wounded Knee (reserva que foi ocupada por membros do Movimento Indígena Americano). Espero não ter interrompido esta noite, e espero que possamos, no futuro, unir nossos corações e pensamentos em amor e generosidade. Obrigada em nome de Marlon Brando.”
 
FONTE : Hulton Archive.
 
Um ano depois, o ator David Niven se preparava para chamar a atriz Elizabeth Taylor, que seria responsável por apresentar a categoria de Melhor Filme, quando um homem nu invadiu o palco. A situação foi constrangedora e David ficou praticamente sem reação. Mais tarde, descobriu-se que o rapaz era um ativista e se chamava Robert Opel.
 
FONTE: Hudson Archive.
 
As questões politicas sempre foram muito fortes nas premiações e quando o Michael Moore ganhou o prêmio de Melhor Documentário, em 2003, por “Tiros Em Columbine”, isso ficou bem claro:
 
“Nós [documentaristas] gostamos da não-ficção, mas vivemos em tempos ficcionais. Vivemos uma época com resultados de eleições ficcionais que elegem um presidente ficcional. Vivemos em uma realidade onde temos um homem nos mandando para a guerra por razões ficcionais [...] que vergonha, Sr. Bush! Que vergonha!”

Ele teve de ser retirado do palco e foi extremamente vaiado.
 
Os diretores Michael Moore (à esquerda) e Michael Donovandireita) depois de conquistarem o Oscar de Melhor Documentário/ FONTE: Jeff Vespa.
 
Outro ponto muito discutido no Oscar é a questão racial. São pouquíssimos os atores negros premiados e indicados. A primeira edição do Oscar ocorreu em 1929, mas foi apenas em 1939 que uma atriz negra ganhou (Hattie McDaniel por “E o Vento Levou”). E o primeiro ator negro a ganhar um Oscar veio 24 anos depois, em 1963, com Sidney Poitier.
 
Muito tempo depois, esse ainda é um tópico muito presente devido ao baixo número de atores, atrizes e diretores negros indicados. Em 2016, a Academia escalou o ator Chris Rock para ser o anfitrião da cerimônia. Quem esperava um discurso tradicional e cheio de piadas batidas se surpreendeu e viu, na verdade, uma grande crítica:
 
“O que quero dizer é que não se trata de boicotar as coisas. O que a gente quer é oportunidade. Queremos que atores negros tenham as mesmas oportunidades. E só. Não só de vez em quando. Leo [DiCaprio] consegue um grande papel todo ano. Todos vocês conseguem grandes papéis o tempo todo. E os negros? [...] Este ano as coisas vão ser um pouco diferentes no Oscar. Na parte do In Memoriam vão mostrar pessoas negras que foram baleadas por policiais a caminho do cinema. Sim, eu disse!”
 
O ator e comediante Chris Rock durante o seu monólogo no Oscar de 2016 / FONTE: Mark Ralston.
 
Em 2017, o Oscar sofreu uma das maiores falhas de sua história: Warren Beatty e Faye Dunaway foram chamados para apresentar a categoria mais importante da noite, a de Melhor Filme. Após introduzir todos os indicados, Warren abriu o envelope para revelar o vencedor e ficou alguns segundos tentando entender o que estava escrito. Ele passou o envelope para Faye que anunciou “La La Land”.
 
O elenco já estava no palco, os produtores no meio do discurso, quando perceberam que havia algo errado. Um membro da produção do Oscar levou outro envelope e o produtor de La La Land que estava com a palavra anunciou o equívoco:
 
"Caras, caras. Não. Sinto muito. Há um erro. 'Moonlight', vocês ganharam como melhor filme. Isso não é uma brincadeira".
 
FONTE : Academy of Motion Picture Arts and Sciences / Reprodução : G1.
 
O que aconteceu foi que o responsável pelos envelopes entregou o errado para os apresentadores. Ao invés de dar o de Melhor Filme, entregaram o de Melhor Atriz. O que explica a hesitação de Warren e também porque que La La Land foi anunciado como vencedor, pois o nome escrito era Emma Stone o que levou Faye a deduzir o ganhador, já que a atriz era a protagonista do filme.
 
Esses foram apenas alguns dos momentos marcantes do Oscar, basta esperar para ver se na cerimônia de 2020 acontecerá algo ainda mais polêmico.
 

REFERÊNCIAS

 
THOMAZ, Maurício. Os 10 discursos mais marcantes que pudemos testemunhar no Oscar. Disponível em : <https://catracalivre.com.br/entretenimento/os-10-discursos-mais-marcantes-que-pudemos-testemunhar-no-oscar/>.Acesso em 05 de fevereiro de 2020.
 
SELEGATTO ,Helena . Conheça os melhores momentos, histórias e gafes do Oscar desde seu lançamento. Disponível em : <https://falauniversidades.com.br/historia-oscar-melhores-momentos/> .Acesso em 05 de fevereiro de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »