Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/06/2020 às 13h16min - Atualizada em 16/06/2020 às 13h06min

Oscar 2021 é adiado em dois meses

Após meses de especulação a academia confirmou o adiamento da premiação

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte/Divulgação Oscar: Taxi Café
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organização responsável pela realização do Oscar, anunciou que a edição de 2021 do prêmio que é considerado o mais importante do cinema, foi adiada em dois meses, em uma reunião feita por vídeo chamada que ocorreu nesta segunda-feira (15).

A 93ª cerimonia de premiação estava programada para acontecer em 28 de fevereiro, agora ocorrerá em 25 de abril. O prazo final de inscrição para o Oscar também foi estendido. Antes o prazo limite era de 31 de dezembro, agora os filmes lançados até 28 de fevereiro de 2021 também vão poder disputar o prêmio no mesmo ano, ao invés de esperarem até o ano seguinte. Esta é a primeira vez desde 1934 que o período considerado para o prêmio não está contido em apenas um ano.

Vale lembrar que a Academia revelou recentemente que vai considerar lançamentos digitais para o Oscar de 2021, retirando temporariamente a regra que exige a exibição de no mínimo sete dias em salas de cinema para que um filme possa concorrer na premiação.




Em nota o presidente da Academia, David Rubin, e o CEO Dawnn Hudson afirmaram o seguinte : "Nossa esperança é que estendendo o prazo e adiando a data do prêmio conseguiremos providenciar a flexibilidade necessária para que os cineastas possam terminar e lançar seus filmes sem serem penalizados por algo que está além do nosso controle", dizia o comunicado.

A maior urgência da reunião, foi a escolha da data, já que isso precisa ser marcado com bastante antecedência na grade de programação da emissora ABC, que transmite oficialmente a cerimonia. Por enquanto não se sabe se a cerimônia ocorrerá no tradicional Dolby Theatre ou se será adaptada para um formato virtual, isso será decidido mais tarde, enquanto a organização espera para ver como a situação da pandemia se desenvolve.

Já que todas as mudança nas regras de qualificação são para refletir o efeito da pandemia na produção cinematográfica, que não só paralisou sets de filmagem como também adiou filmes em estágio de pós-produção ou até mesmo finalizados de chegarem aos cinemas, que estão todos interditados.


Pandemia que afeta a arte

Desde o começo da pandemia causada pelo novo coronavírus, várias áreas do entretenimento foram afetadas com o adiamento de estreias, paralisação de produções e cancelamento de grandes eventos. E o circuito de premiações já lida com a nova realidade. Festivais de cinema, como Cannes, em que os filmes começam a sua campanha, foram cancelados ou adiados, forçando os cineastas a repensarem suas estratégias.

Mas essa não é a primeira vez que o Oscar é adiado. Isso já ocorreu em outras três ocasiões. A primeira foi em 1938 com as enchentes em Los Angeles, depois por conto do assassinato de Martin Luther King em 1968, e a última antes dessa foi em 1981 na tentativa de assassinato do então-presidente Ronald Reagan. Porem esta será a data mais tarde em que o Oscar acontecerá desde 1932, quando o evento ocorreu em novembro.




De acordo com fontes do The Wrap, a Academia esteve em contato com estúdios, distribuidoras e o Departamento de Saúde Pública de Los Angeles para tomar essa decisão. A expectativa é que premiações como o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards tomem medidas semelhantes para se adaptar ao calendário do Oscar.

Logo após o anúncio da alteração da data do Oscar 2021, a premiação inglesa BAFTA, por exemplo, não perdeu tempo e também informou que ocorrerá três meses depois do planejado, mudando o evento de fevereiro para 11 de abril do próximo ano.

REFERÊNCIAS:

Oscar 2021 é adiado para abril por causa da pandemia do novo coronavírus. G1, 15 de jun. 2020. Dísponivel em: <https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2020/06/15/oscar-2021-e-adiado-para-abril-e-filmes-que-estrearem-ate-fevereiro-podem-concorrer.ghtml> Acesso em: 15 de jun. de 2020.

Cerimônia do Oscar 2021 é adiada de fevereiro para 25 de abril. PODER 360, 15 de jun. 2020.  Dísponivel em: > Acesso em: 15 de jun. de 2020.

Oscar 2021 é adiado em dois meses. OMELETE, 15 de jun. 2020. Dísponivel em: <https://www.omelete.com.br/filmes/oscar-2021-adiado-abril/> Acesso em: 15 de jun. de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »