Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/06/2020 às 00h24min - Atualizada em 25/06/2020 às 00h14min

50 anos atrás, a seleção brasileira conquistava o tri

Com uma das melhores equipes da história, Brasil foi o primeiro a conquistar três títulos mundiais

Juan Pablo - Editado por Paulo Octávio
Carlos Alberto Torres levanta a taça. Créditos: Fifa
Copa do Mundo de 1970, no México, consagrou aquela que foi considerada a melhor seleção brasileira de todos os tempos. O técnico Zagallo contou com jogadores de alto nível como PeléTostãoRivelinoGérsonJairzinhoPiazza, Carlos Alberto Torres, entre outros. Com uma campanha história, o Brasil conquistou, o tricampeonato mundial e fez uma das melhores campanhas do torneio com seis partidas e seis vitórias. Além disso, o Furacão Jairzinho marcou as todas as partidas,feito que até hoje nunca foi superado.

BRASIL NAS ELIMINATÓRIAS DA COPA DE 1970
Antes do Mundial, a seleção canarinho passou por seis jogos das Eliminatórias. Equipe enfrentou a ColômbiaVenezuelaParaguai; os três primeiros jogos foram fora de casa, e os outros dentro do território brasileiro. A agremiação  deu indícios de que poderia ser campeã. Fez uma bela campanha: fez 23 gols e tomou só dois. Tostão foi artilheiro, com dez gols. Assim a vaga para o México foi carimbada sem dificuldades.

A PREPARAÇÃO QUE GARANTIU A GRANDE CAMPANHA
Antes da chegada para o México, o Brasil teve uma ótima performance física, e uma equipe de preparação técnica que fez uma total diferença para o grande sucesso. Em entrevista ao site da CBF -- que celebra os 50 anos do tri --- o técnico Parreira destaca como o preparo foi fundamental para o sucesso.
 

 O pensamento era o seguinte: o Brasil tem os melhores jogadores. Então, agora temos de buscar um bom preparo físico para garantir o rendimento máximo deles ao longo dos jogos. Foram praticamente quatro meses de trabalho individualizado, com testes de preparação, e anaeróbicos. A partir daí, cada jogador treinou com a sua carga personalizada, o que foi fundamental.  O time crescia no muito no segundo tempo. Doze dos nossos 19 gols saíram depois dos 20 minutos do segundo tempo, que é quando a preparação física começa a prevalecer, disse em entrevista para o site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em comemoração dos 50 anos do Tri.


COPA DE GRANDES SELEÇÕES E CRAQUES 
 
Além do esquadrão brasileiro, a Copa teve grandes seleções como a da Inglaterra, que buscava o bi campeonato consecutivo e tinha dois grandes jogadores: o craque zagueiro Bobby Moore e goleiro Gordon Banks. Alemanha Ocidental, liderada por Backenbauer e o artilheiro Gerd Muller, também ameaçava o Brasil, assim como melhor geração da seleção do Peru, do meia Teófilo Cubillas.


A DEFESA DO SÉCULO E FIM DO FANTASMA DE 50

Na primeira fase a seleção amarelinha encarou a Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia. Estreia foi no dia 3 de junho, de 1970, quando os comandados de Zagallo duelaram contra os tchecos. Jogo inaugural foi marcado por um susto. Os adversários abriram o placar  no início da primeira etapa. Entretanto, o esquadrão brasileiro, virou e goleou com RivelinoPelé e Jairzinho, duas vezes. O trio garantiu a vitória por quatro a um. Na sequência, os brasileiros enfrentaram a seleção dos ingleses, atuais campeões do Mundo. Em uma partida difícil, o Jairizinho abriu o placar, na segunda etapa, após uma bela troca de passes . Este jogo ficou marcado na história do futebol e de todas as copas. Foi a partida  da defesa de Gordon Banks em cabeçada do Rei Pelé.

Contra a seleção da Romênia, o Brasil ganhou por três a dois, com dois gols do camisa dez e um do Jairzinho. Já nas quartas de final bateu a seleção peruana por quatro a dois, com gols de Rivelino, duas vezes, Tostão e o furacão.

O duelo com a seleção do Uruguai foi dificil tanto pelo jogo como pela lembrança da frustraão da Copa de 50 quando os nossos vizinhos bateram a seleção em pleno Maracanã.  Luis Cubilla abriu o placar, mas o Brasil virou o jogo por três a um com Rivelino, Tostão e Jairzinho. Assim a seleção foi para disputa da sua quarta final de Copa em 20 anos, dessa vez contra a Itália.
 
A FINAL
 
Na decisão, a seleção brasileira goleou os italianos por quatro a um, com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e  Carlos Alberto, este último que até hoje é considerado um dos mais bonitos no mundial.Assim, o Brasil foi o primeiro tricampeão do mundo, e Pelé,o único jogador com três  Copas do Mundo (1958,1962 e 1970).



Brasil de 70 - O Melhor Time de Todos os Tempos - Créditos: Categoria Canal


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »