Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/07/2020 às 19h39min - Atualizada em 01/07/2020 às 19h36min

Piloto Bia Figueiredo, seu marido e sogro estão envolvidos em caso de corrupção

Figueiredo seria dona de uma empresa de fachada que recebeu dinheiro desviado por empreendimento de seus familiares

Lucas de Almeida Andrade - Editado por Paulo Octávio
Bia Figueiredo e seu marido, Fabio, durante prova da Stock Car de 2018 em Goiânia. Foto: Fernanda Freixosa/Vicar
A piloto de Stock CarBia Figueiredo, teve o seu nome veiculado em caso de corrupção. Segundo denúncia do Ministério Público, seu sogro, Juracy Batista, e marido, Fabio Souza, foram presos acusados de comandarem esquema de desvio de nove milhões de reais de dinheiro público. Juracy e Fabio seriam integrantes do Instituto dos Lagos do Rio, uma organização de saúde, que empreendeu mais de 649 milhões de reais entre 2012 e 2019. O MP afirma que parte desse montante foi desviado dos cofres públicos. E que no esquema forjaram capacitação técnica graças a atestado  falso. Além da suspeita de  superfaturamento, contratação de serviço e aquisição de empresas pré-selecionadas no esquema. 
 
O instituto teria beneficiado a empresa F71 serviços. Este empreendimento, que pertencia a Juracy e Fabio, transferiu um milhão e meio de reais para a  B3TRÊS, criada pela pilota no ano de 2012. B3 seria uma empresa de papel para ocultar pagamento a F71. E parte dos direitos da F7 teria sido usado pela Bia na Stock Car. Ainda de acordo o Ministério Público, a B3TRÊS não possui funcionários, está registrada no endereço residencial de Bia Figueiredo e possui apenas mil reais de capital social. A promotoria ainda diz que a organização social não estava apta para assinar contratos deste tipo com o governo e teria forjado os documentos que habilitaram gerir estas unidades.
 
Caso veio à tona no último dia 25 de junho quando o MP do Rio de Janeiro realizou a Operação Pagão junto com o Grupo de Atuação Especializada no Combate a Corrupção. Na operação, foram cumpridos mandados de prisão contra sete pessoas. Além de 14 mandados de busca e apreensão contra outras 12 pessoas. As denúncias são de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.

Bia Figueiredo, que atualmente está afastada da Stock Car por estar grávida de seu primeiro filho, disse, ao Jornal Nacional, que não tem detalhes do processo. Ela ainda afirmou que ficou sabendo dos fatos via imprensa e que não se envolve nos negócios da família. E disse estar focada na sua saúde e de seu filho que está prestes a nascer. Além disso, a piloto excluiu as suas redes sociais após exposição das suspeitas.

PILOTO PERDE PATROCÍNIOS

A rede de postos Ipiranga cancelou patrocínio que tinha com a Bia até que o caso seja esclarecido. Já a Audi, marca de carros, não renovou contrato que se encerraria em junho. Figueiredo está afastada da Stock Car por estar gravida.  Cesar Ramos, que fará dupla com Thiago Camilo, ocupa o seu lugar.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »