Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/07/2020 às 11h04min - Atualizada em 11/07/2020 às 11h05min

Resistente e flexível : Conheça a história da calça jeans

Por ser resistente se tornou parte das vestimentas de trabalhadores do campo na Itália

Larissa Varjão - Editado por Larissa Barros
Reprodução / Youtube
O jeans surgiu por volta de 1792, quando o tecido feito de algodão sarjado foi fabricado no Sul da França, na cidade de Nîmes. O material  batizado de Denim, fez sucesso por ser resistente e flexível. Por isso, se tornou parte das vestimentas de trabalhadores do campo e marinheiros italianos do porto de Gênova, na Itália.

Segundo o site Webinsider, a peça começou a ser conhecida como  “jeans” por causa da forma como os franceses chamavam as peças e cidadãos italianos, “genes”. Termo usado para se referir a produtos e com o tempo sofreu adaptações para a forma atual.

No entanto, a calça jeans só surgiu nos Estados Unidos, em meados de 1853, período conhecido pela corrida do ouro na Califórnia. De acordo com a publicação, a peça foi patenteada pelo alemão de 24 anos, Oscar Levi Strauss, após ele perceber os desgastes recorrentes nas roupas de seus clientes, enquanto vagava pelas ruas como comerciante vendendo materiais para os trabalhadores das minas.

As primeiras calças vendidas pelo alemão foram feitas com o tecido das lonas que vendia. Mas com o passar do tempo, percebeu que o tecido não era tão resistente e precisaria encontrar um mais forte. Ao viajar para Europa Strauss encontrou o tecido de nimes, o Denim, famoso pela resistência de seu material.

As calças de Levi Strauss começaram a ser confeccionadas na cor marrom com três bolsos fixados por tiras, eram consideradas como um “uniforme” entre os trabalhadores daquela época. De acordo a marca Levi’s, em 1872 Jacob Davis, um alfaiate americano se juntou ao Levi Strauss e reforçou a peça com rebites, fazendo-a ficar mais firme. 

Em 1873 recebem a patente para sua empresa, Levi Strauss & Co, assim nasce o jeans originalmente chamado “XX”. Ao longo dos anos foram acrescentados outros detalhes como os botões de metal, etiqueta de couro no cós, zíperes e etc.

Conforme publicado pelo site Origem das coisas, foi em 1890 que o jeans recebe seu número de lote 501 que se tornou o modelo mais clássico e famoso da Levi Strauss, foi nesse ano ainda que a cor azul índigo começou a ser utilizada como uma estratégia de deixar a peça mais atraente, o que funcionou. Hoje a marca de Levi Strauss é conhecida como Levi’s e é conhecida mundialmente.

Atualmente, já existem diversas versões, adaptações e até outros modelos jeans além das calças. Por ser atemporal e super versátil, o modelo jeans pode ser encontrado praticamente em qualquer guarda-roupa e qualquer loja pelo mundo todo. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »