Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/07/2020 às 15h12min - Atualizada em 10/07/2020 às 14h40min

O que podemos aprender com o lifestyle nerd durante o isolamento social?

Fique em casa: estilo de vida nerd está em alta e trás impactos positivos ao mercado Geek

Juliane Alvarenga - Editado por Bárbara Miranda
"Fique em casa", essa é a ordem da Oganização Mundial de Saúde (OMS), algumas pessoas em específico não tiveram a menor dificuldade em seguir com a orientação, muito pelo contrário, eles até preferem estar em casa. 


 
Conforme já sabemos, com o avanço do Coronavírus (Covid-19), a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou que a maneira mais eficaz de controle á proliferação do vírus é o isolamento social. Diante deste cenário que vem se estendendo ao longo dos últimos meses, analisando questões econômicas, muitos setores sofreram impacto diretamente, diversos comércios, turismo, aviação, moda, dentre outros segmentos como o setor de esportes com adiamentos e cancelamentos de competições e torneios.

Por outro lado, nem todos sentiram o gosto amargo da crise, como é o caso de setores alimentícios e de energia, serviços que são considerados essenciais. Mas além do esperado, por mais que as pessoas deem prioridade e estejam economizando, seja voluntariamente ou não, a indústria de entretenimento também consegue sobreviver sem sentir a perda do poder de compra.

A indústria de entretenimento é composta por diversos seguimentos, cada um encara a crise de diferentes maneiras. Os consumidores embora tenham diminuído gastos com passeios em parques e viagens, por exemplo, não abriram mão do entretenimento, mas tem escolhido lazeres mais econômicos e viáveis diante desse cenário de isolamento social, como o entretenimento online, uma forma de escape e diversão.

O segmento de serviços streaming (transmissão online), apresenta crescimento neste período. A empresa Netflix anunciou que ganhou mais de 15 milhões de novos assinantes durante a pandemia, mais que o dobro do que havia sido projetado para o trimestre. Com as pessoas em casa as assinaturas dispararam, é o famoso bom e barato, como os brasileiros categorizam. Com as produções de filmes e séries paradas temporariamente, a empresa parou de gastar e com um bom caixa.



Na indústria de games não é diferente. A versão de 2020 da Pesquisa Game Brasil (PGB) relacionou dados sobre o consumo dos jogadores brasileiros dos mais diversos estados. O estudo revelou que 73,4% dos brasileiros são gamers, um crescimento de 7,1% em relação ao ano passado.

A loja digital de games para PC Steam bateu recorde de jogadores com cerca de 22 milhões de usuários simultâneos. Os números foram revelados pelo site não-oficial SteamDB, que faz registro das estatísticas da plataforma Valve. O motivo desse alcance está ligado também ao período de quarentena.



Os jogos digitais fazem parte da cultura Geek, ou nerd, pessoas que sempre estão atrás de novidades relacionadas a particularidades do entretenimento como os jogos, desde os nostálgicos aos consoles atuais, inovações tecnológicas, itens colecionáveis, desenhos, animes, mangás, HQs, produtos personalizados como camisetas, canecas, dentre outros, sobre sagas de filmes de ficção cientificas e heróis, este mercado que só cresce.

Um grupo conhecido por viverem mais isolados socialmente, hoje em meio a pandemia podem ter seu lifestyle considerado o novo normal. O estilo de vida Nerd está em alta, na sociedade e na indústria. Quem diria, não é mesmo?



REFERÊNCIAS

SANTINO, Renato. "Netflix ganha mais de 15 milhões de novos assinantes com a pandemia". Olhar Digital. Disponível em < https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/netflix-ganha-mais-de-15-milhoes-de-novos-assinantes-com-a-pandemia/99736 >. Acesso em 07/07/2020.

"Pesquisa Game Brasil". Paínel gratuito 2020.  Disponível em < https://www.pesquisagamebrasil.com.br/pt/ebooks/ > .Acesso em 07/07/2020.

MONTEIRO, Rafael. "Coronavírus: Steam registra recorde de jogadores durante a quarentena". Techtudo. Disponível em < https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/03/coronavirus-steam-registra-recorde-de-jogadores-durante-a-quarentena.ghtml > . Acesso em 07/07/2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »