Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/07/2020 às 17h32min - Atualizada em 14/07/2020 às 17h18min

Missão Europa: Atletas brasileiros treinarão em solo europeu

O COB enviará 74 atletas, nesta sexta-feira (17), para a preparação das Olimpíadas de Tóquio, em Julho de 2021

Guilherme Reis - Editado por Paulo Octávio
Atletas se preparam para viagem. Foto: Rafael Bello/COB

O Comitê Olímpico Brasileiro anunciou que recebeu a autorização do governo de Portugal para enviar os atletas brasileiros para treinarem no país. Ao todo, 74 atletas de cinco modalidades irão integrar a primeira leva de esportistas. A chamada Missão Europa começará nesta sexta-feira (17) e irá até dezembro deste ano. 
 

A autorização de entrada para o Time Brasil em Portugal se baseou nas condições especiais previstas para brasileiros em exercício de atividade profissional no país. “A legislação recentemente publicada em Portugal prevê condições especiais para atividades de natureza profissional, o que no nosso entendimento se aplica à missão olímpica brasileira. Assim, procuramos encontrar os melhores caminhos e sensibilizar as autoridades nacionais, designadamente o Governo, para que não haja quaisquer problemas relativos às chegadas dos atletas brasileiros e ao controle de entrada no aeroporto de Lisboa”, disse o presidente do Comitê Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino no site do COB

 

Como a situação no Brasil em relação a Covid-19 ainda está fora de controle, o COB tem como objetivo dar suporte à retomada de treinamentos dos atletas classificados ou com potencial de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. “A partir da grande mobilização e comprometimento de todos, ofereceremos essa excelente oportunidade aos atletas brasileiros, que terão ótimas condições de treinamento e toda segurança para retomarem a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley ao site oficial.

 

O COB já tem como previsão o envio de mais 200 atletas, além de técnicos e equipe multidisciplinares.

 

O nadador paulista Guilherme Guido, de 33 anos, será um dos 74 atletas que fará parte do primeiro grupo da Missão Europa. Guido vai em busca da sua terceira olimpíada na carreira. Ele se vê confiante para os treinamentos em Portugal e destaca que a Covid-19 está controlada no país. “É um local bem conhecido dos brasileiros. Vamos lá sempre antes de competições importantes na Europa. Eu mesmo já treinei lá quatro vezes. É um CT muito bom. A parte de alimentação, a hospedagem e o deslocamento são excelentes. Portugal também já tem os casos da covid-19 bem mais controlados. Então, acredito que tem tudo para dar certo” - disse o atleta à Agência Brasil.


Foto: Instagram/Guilherme Guido
 

Protocolos Rígidos

 

A abertura das fronteiras dos países europeus faz parte das medidas de relaxamento gradual de distanciamento social adotadas para o combate do avanço da Covid-19.  Os atletas passarão por protocolos rígidos adotados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Todos os integrantes da delegação farão o teste até 72 horas antes do embarque só podendo viajar caso apresentem resultado negativo para o PCR. Assim que chegarem a Portugal, eles repetirão o procedimento e permanecerão em isolamento por 48 horas até a divulgação do resultado da sorologia. Quando estarão liberados para os treinos. Uma terceira testagem também está prevista antes da volta de cada delegação ao Brasil.

 

Veja a lista de modalidades confirmadas até o momento na Missão Europa:

 

Atletismo – 29 atletas

Judô – 28 atletas

Boxe – 11 atletas

Natação – 15 atletas

Handebol Feminino – 18 atletas

Handebol Masculino – 18 atletas

Rugby Feminino – 16 atletas

Wrestling – 10 atletas

Ginástica Rítmica – 8 atletas

Saltos Ornamentais – 7 atletas

Taekwondo – 6 atletas

Ginástica Artística Masculina – 6 atletas

Triathlon – 4 atletas

Ginástica Artística Feminina – 6 atletas

Vela – 4 atletas

Nado Artístico – 3 atletas

Maratonas Aquáticas – 2 atletas

Tênis de Mesa - 4 atletas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »