Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/07/2020 às 22h18min - Atualizada em 16/07/2020 às 21h50min

Por que o tema viagem no tempo é tão atrativo ?

Willian Xavier - Editado por Bárbara Miranda

Quem nunca quis viajar no tempo para arrumar um dia que deu tudo errado, ver como era no tempo dos seus avós ou até mesmo ver como é no futuro. Diante disso várias séries, filmes, livros e HQs abordam esse tema tão complexo e de formas tão diferente. 

 

Antes mesmo da filmes e séries começarem a abordar esse tema, a literatura já o fazia, e foi ela a responsável por fazer a viagem no tempo se tornar um tema relevante. H. G. Wells é o maior nome literário que serviu de inspiração para estudos e obras cinematográficas sobre a viagem no tempo.

Muito do sucesso desse tema é como ele é mutável e cada obra pode abordar de forma diferente. São inúmeras obras que mostram esse assunto  e trazem inovações com a série Dark (2017 - 2020) e o sucesso entre o público geek, a animação Rick and Morty (2013 - presente) que além de trazer a viagem no tempo, também mostra a viagem por realidade paralelas. 

 

O pai de viagem no tempo no cinema é o  clássico De volta para o futuro (1985), que trouxe uma ideia única e que quase ninguém conhecia, apresentando a teoria da relatividade de Einstein, que conta que poderíamos viajar no tempo se conseguíssemos chegar na mesma velocidade da luz.

 

 Outra obra que apresenta essa teoria é na série Flash (2014 - presente) só que dessa vez a máquina é o próprio herói. Nas HQs do herói também é apresentada e da início a uma saga clássica do mesmo, Flashpoint, Barry Allen volta no tempo para salvar sua mãe, mas com essa salvação acontece uma bagunça no universo DC. Esse momento deu início a uma nova era nos quadrinhos, os novos 52. Mostrando que a viagem no tempo pode servir como estratégia de roteiro para uma renovação. 

 

Além de toda essa questão, a máquina do tempo pode ser algo bem atrativo como no filme já citado De volta para o futuro (1985) com o inesquecível Delorean, na série clássica Doctor Who ( 2005 - presente) que apresenta a tardis, uma cabine telefônica. Na saga Harry Potter também é apresentado objeto diferente para a viagem no tempo, um colar ou melhor dizendo o vira tempo, e até mesmo uma jacuzzi já foi usada como máquina de viagem no tempo, isso acontece na comédia A ressaca (2010). 

 

Mas a temática de viagem no tempo também tem uma visão mais "realista", como no filme Interestelar (2014) que mostra como viajar no tempo pelo espaço, trazendo a teoria de buraco negro, outro filme que mostra esse lado mais realista é o efeito borboleta (2004), onde conta a história de um jovem que tem o poder de voltar no tempo e cada vez que ele volta mudança drástica acontece. E até mesmo o cinema brasileiro tem filme com essa tematica que é o Homem do futuro (2014). 

 

São por esses motivos que a viagem no tempo é tão atrativo, além de ser um assunto que nunca envelhece ou fica datado, e consegue trazer várias abordagens.


REFERÊNCIAS 

 
DARK. Direção: Baran Bo Odar. Produção:  Baran Bo Odar e Jantje Friese. Alemanha. Produtora: Netflix, 2017.
 
RICK and Morty. Direção: Bryan Newton Jeff Myers John Rice (V) Justin Roiland Stephen Sandoval. Produção: Dan Garmin, James A. Fino, Joe Russo II, Justin Roiland e Ryan Ridley. Estados Unidos. Produtora: Starburns Industries, Inc. 2013.
 
DE volta para o futuro. Direção:Robert Zemeckis. Estados Unidos. Universal Studios, 1985.

FLASH. Direção: David Nutter (I), Dermott Downs, Glen Winter, Jesse Warn, John Behring, John F. Showalter, Kevin Tancharoen, Larry Shaw, Millicent Shelton,Nick Copus,Ralph Hemecker,Rob Hardy,Stephen Surjik e Thor Freudenthal. Produção: Aaron Helbing, Andrew Kreisberg, David Nutter (I), Greg Berlanti, Joseph Patrick Finn e  Todd Helbing. Estados Unidos. Produtora: CW, 2016.
 
DOCTOR Who (1° temporada). Direção:Euros Lyn, Joe Ahearne e Keith Boak. Produção: Julie Gardner, Mal Young e Russell T. Davies. Reino Unido. Produtora: BBC Studio. 2005.
 
HARRY Potter. Direção: Alfonso Cuarón. Estados Unidos. 1492 Pictures, 2004
 
INTERESTELAR. Direção: Christopher Nolan. Estados Unidos. Paramount Pictures, 2014.
 
O HOMEM do futuro. Direção: Cláudio Torres . Rio de Janeiro. Globo Filmes, 2011.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »