Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/08/2020 às 18h13min - Atualizada em 06/08/2020 às 18h08min

NASA envia robô para Marte

Batizado de Perseverance, o robô tem a missão de coletar minerais e amostras rochosas

Por Cinthia Resende - Edição Luana Gama
NASA
NASA
Na tentativa de coletar novas informações sobre Marte, a NASA enviou no dia 30 de julho, o robô Perseverance ao planeta vermelho. A principal missão do equipamento é investigar uma cratera que teria sido resquicio de um lago, há cerca de 3 bilhões de anos. “Há gerações que os cientistas querem amostras do solo de Marte. Temos meteoritos na Terra que vieram de marte, mas não é o mesmo que ter amostras de rocha e solo para estudar. Agora vamos conseguir obter esse matérias fantásticos”, disse a diretora da Divisão de Ciências Planetárias da NASA, Lori Glaze.

A missão conta com apoio do brasileiro Ivan Gontijo na coordenação da equipe de engenharia, focada na busca por minerais e organismos vivos, além de monitorar atividades sísmicas e a temperatura. Pela primeira vez, em decorrência de aspectos tecnológicos do equipamento espacial, será possível escutar os sons do planeta. O robô tem previsão de chagar em Marte no dia 18 de fevereiro de 2021 e, se tudo ocorrer como esperado, ficará por lá por quase dois anos. A expectativa é que todas as informações coletadas serão enviadas à Terra em 2026.

Perseverance, nome escolhido por meio de um concurso que contou com a sugestão de 28 mil estudantes, é um rover – veículo característico de exploração espacial - construído em Pasadena, Califórnia. O robô, que pesa pouco mais de uma tonelada, tem 3 metros de comprimento e 2,7 de largura. Possui 6 rodas, todas com motor individual e a possibilidade da execução de giro de 360 graus. O equipamento possui 23 câmeras para registros de imagens.

Não é a primeira vez em que os Estados Unidos enviam um robô ao planeta vermelho. Na verdade, isso já aconteceu algumas vezes:

 
  • Sojourner, 1997 - Foi a primeira missão em Marte. O objetivo era conhecer o terreno marciano, a composição química e partes da geologia da superficie;
  • Spirit, 2003 - O objetivo era buscar água no planeta;
  • Opportunity, 2003 -  Uma sonda foi enviada para colher informações específicas sobre o passado do planeta vermelho;
  • Curiosity Mars, 2012 - A principal missão foi a pesquisa de compostos orgânicos e vestígios de vida;
  • InSight, 2018 - O equipamento foi em busca de conhecimento sobre o interior de Marte. O intuito era conhecer o núcleo do planete todas as suas adjacências.




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »