Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/08/2020 às 15h41min - Atualizada em 22/08/2020 às 15h44min

Atila lamarino fala sobre análise científica da cultura nerd no Nerdologia, seu canal no YouTube

O objetivo é trazer explicação científica e histórica de diversos aspectos da cultura pop de forma criativa e jovial

Thaís Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Reprodução/ Diário do Rio Claro
O Nerdologia canal disponível no YouTube traça uma análise nerd, científica, histórica de diversos aspectos da cultura de modo aprofundado e didático. Sob o comando de Atila Iamarino, que é doutor microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP), conhecido por trazer explicações sobre a pandemia do novo Coronavírus. Ele e Filipe Figueiredo (historiador, professor e analista político) conduzem a apresentação dos vídeos.
 
O canal conta com mais de dois milhões e meio de inscritos, todas terças-feiras e quintas-feiras, às 11h são disponibilizados os episódios. Os conteúdos abordam explicações a fundo, com dados de pesquisas, curiosidades e reflexões. A programação é dividida de duas maneira: às terças, eles fazem um panorama sobre: história, sociedade e política e as quintas tecnologia, física, química e biologia. Além disso, têm diversos papos sobre astronomia, psicologia, criminosos e engenharia.  
 
Com uma linguagem informal, dinâmica e de fácil entendimento para o público, eles usam recursos visuais, criativos e jovial para facilitar as análises. O Nerdologia nasceu em 2011, como um quadro do NerdOffice do Jovem Nerd. Confira os últimos vídeos. 

Neste episódio do Nerdologia, vamos entender a biologia das criaturas do filme Um Lugar Silencioso
 

 
Já neste episódio, entenderemos como aconteceu a unificação alemã e as guerras da Prússia. 

Você sabe como são criadas às línguas da ficção? Neste vídeo é possível ficar por dentro de cada uma: 


 
REFERÊNCIAS:
SILVA, Ana Carolina.  Atila Iamarino: Quem é o nerd por trás das explicações sobre o coronavírus?. Uol Entretenimento. 10 de ago. 2020. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/08/10/atila-iamarino-quem-e-o-nerd-por-tras-das-explicacoes-sobre-o-coronavirus.htm>. Acesso em: 18 de agosto de 2020.

HERNANDES, Anne; SIMPLICIO, Fernanda. Conheça 7 canais do Youtube com conteúdo geek para você assistir. Lab Dicas de Jornalismo. 20 de ago. 2020. Disponível em:<https://labdicasjornalismo.com/noticia/4249/conheca-7-canais-do-youtube-com-conteudo-geek-para-voce-assistir>. Acesso em: 20 de agosto de 2020.

Jovem Nerd. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdologia/as-maiores-explosoes-acidentais-com-nitrato-de-amonio/>. Acesso em: 20 de agosto de 2020.

NERDOLOGIA. Canal no Youtube. https://www.youtube.com/c/nerdologia/featured>. Acesso em: 20 de agosto de 2020.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »