Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/08/2020 às 15h03min - Atualizada em 30/08/2020 às 14h51min

Governo de Sergipe flexibiliza funcionamento do comércio após período de restrição

Pamela Silva - Editado por Camilla Soares
Infonet/Reprodução
No dia 14 de agosto sexta feira, foram reabertos os shoppings e centros comerciais em toda a capital sergipana. A reabertura faz parte do plano de retomada econômica estabelecida pelo governo e conta com protocolos sanitários que devem ser seguidos meticulosamente por cada estabelecimento, sem que hajam riscos de aglomeração a fim de evitar o crescimento dos casos de coronavírus no estado. Tal plano de retomada estava previsto para iniciar sua fase laranja (atual) em meados de junho, no entanto, foi impedido de prosseguir pelo Tribunal de Justiça pois o governo não haveria respeitado o próprio critério de iniciar a retomada da economia apenas quando os leitos de UTI estivessem abaixo de 70%, na fase laranja.

Em nota oficial, o governo de Aracaju havia estabelecido critérios e fases para a retomada da economia, nos quais seriam levados em consideração as taxas de ocupação em UTIs e o número de infectados e óbitos  pela COVID19. Dentre tais fases estão a da bandeira laranja, quando a taxa de ocupação dos leitos de UTI fossem menores que 70%, a amarela, quando as taxas estiverem abaixo de 60%, e a verde, que será posta em prática quando as taxas de ocupação em UTIs estiverem abaixo de 50%, e engloba as atividades consideradas não-essenciais. 
No dia 19 foram ampliados o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação, além da opção de funcionamento até às 22h da noite. 

Segundo o economista e professor Aracajuano, Josenito Oliveira, a retomada da economia é extremamente importante pois estimula o consumo, a geração de empregos e o governo também se beneficia com o aumento do faturamento das empresas. "É importante que as pessoas não confundam a reabertura do comércio com a cura do vírus, já que ele continua circulando e o perigo é eminente, logo o distanciamento social ainda é necessário e crucial neste momento. É importante que a economia retome para que saia da crise o mais breve possível e gere mais empregos respeitando os protocolos de segurança sempre".

Em contrapartida, os níveis de isolamento social em Aracaju seguem abaixo do ideal. Segundo o Observatório de Sergipe (ligado à Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan) da Secretaria de Estado Geral de Governo), o estado de Sergipe ocupa o 16° lugar no ranking nacional com a porcentagem de apenas 37% em isolamento social.

Notícias recentes também mostram ações policiais de combate à aglomeração em bares e locais públicos, onde inúmeras pessoas têm realizado festas ilegalmente.

Fontes: https://www.nenoticias.com.br/veja-isolamento-social-em-sergipe/
https://www.nenoticias.com.br/sergipe-anuncia-novos-passos-a-retomada-economica/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »