Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/10/2020 às 22h01min - Atualizada em 18/10/2020 às 21h57min

Apesar da pandemia, Halloween segue influenciando mercado da moda e de fantasias

Descubra a origem do Halloween e como fantasias e decorações afetam o mercado

Ana Cristina Morbach - Editado por Larissa Barros
Reprodução/Instagram/AG News/Brazil News
A época do ano em que as pessoas passam um até meses planejando fantasias está chegando. O Dia das bruxas ou Halloween, como é conhecido, vai ser um pouco diferente neste ano, por causa da necessidade de seguir as regras de segurança estabelecidas por conta da pandemia de coronavírus (covid-19). No entanto, apesar de parecer desafiador, planejar e curtir o dia 31 de outubro não será impossível. 

Festividades sempre afetam o mercado de compras de um país, seja em departamento de roupas, de acessórios, ou alimentício. Dessa forma, quando o assunto é Halloween, a escolha de fantasias, afeta diretamente a indústria da moda, seja ela com peças fabricadas ou reaproveitadas, existindo várias possibilidades de composição.

Apesar do feriado ter surgido na Irlanda, a partir de um festival celta chamado Samhain (fim do verão), ele chegou aos Estados Unidos através de imigrantes irlandeses. Atualmente, o Dia das Bruxas, ou também chamado de Dia de todos os Santos, é visto como uma tradicional festa norte-americana, pois se popularizou no século XVIII. 

No hemisfério norte, a estação outonal, que vem com abóboras e folhas secas, dá vida ao Halloween e desperta o verdadeiro significado de colheita do Dia de Todos os Santos.Na moda, estes símbolos são usados em forma de estampas em cores que remetem à estação e caracterizam essa época do ano, como por exemplo o marrom, laranja e vinho.

O mercado de fantasias sofre influência da sazonalidade da indústria da moda, pois, são criadas coleções específicas para cada semestre do ano. Apesar do feriado não possuir o mesmo significado no Brasil, ele recebe destaque nas vendas dos lojistas. De acordo com o blog do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (sebrae), em outubro de 2018 o número de vendas aumentou entre 40% a 60% no estado de São Paulo, durante o mês de outubro.

Sendo assim, os vendedores são incentivados a investir na área de moda nesse período, dando ênfase em peças mais usadas para fantasias, além de apresentar diferentes possibilidades de varejo lucrativo, tanto físicos quanto em plataformas onlines. Como por exemplo lojas de aluguel e venda de fantasias, de acessórios e calçados. Além dos serviços de maquiagem personalizada, principalmente por o halloween ser conhecido mundialmente pelo uso e abuso de maquiagens artísticas.

Abordando datas relacionadas à sazonalidade em um plano de vendas, requer um planejamento estratégico, e ele também é incentivado. As datas comemorativas e festivais precisam ser abraçadas de forma inteligente, visando o maior benefício para o vendedor e para o seu consumidor. Assim como o real significado que eles trazem por trás de toda a comemoração.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »