Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/12/2020 às 16h38min - Atualizada em 19/12/2020 às 16h21min

Uma breve análise do governo Trump

O governo de Donald Trump foi marcado por muitas polêmicas, sua popularidade também passou por altos e baixos. Vamos fazer uma análise desse período e descobrir como está o país atualmente

Leonardo Leão - Editado por Camilla Soares
Créditos: Reuters/L. Millis

Em 2020 presenciamos a eleição para presidente mais disputada da história dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, o vencedor Joe Biden, do Partido Democratas, se tornou o candidato com o maior número de votos da história das eleições norte-americanas, superando Obama em 2008, e mesmo com a derrota, o republicano Donald Trump, foi o terceiro mais votado da história. Ou seja, isso mostra o tamanho do interesse dos norte-americanos nessa eleição.

É comum nos EUA que quando o atual presidente concorre a uma reeleição ele conquiste a vitória, mas dessa vez isso não ocorreu. O mandato de Trump foi marcado por muitos momentos positivos, mas também por inúmeras polêmicas, podendo ser este um dos motivos de sua saída.





Pontos Positivos: 
A inesperada vitória de Donald Trump em 2016 sobre Hillary Clinton gerou muita desconfiança em uma grande parte dos norte-americanos, mas também uma sensação de esperança no restante da população. Com um discurso nacionalista, ele prometeu fazer o país voltar a ter o poder que teve no passado, além do aumento dos empregos.

Mateus Oliveira, administrador da página Eleições EUA no Twitter, destaca a queda no desemprego durante o governo Trump, com apenas 3% da população desempregada em 2019, esse foi o menor índice em 50 anos. Os números também foram positivos se observar apenas as minorias, o desemprego entre a população negra no país chegou a 5%, o menor resultado da série histórica.

Partes desses resultados nos empregos podem ser consequências da desburocratização e das reformas regulatórias e tributárias implementadas. O corte de impostos beneficiou o mercado e o crescimento econômico. O crescimento dos salários e no mercado de ações são alguns dados importantes para observar essa fase. Vale lembrar que estes números e os empregos já estavam em crescimento desde o mandato de Barack Obama.

Entretanto, uma das áreas em que Trump mais se destacou foi na política externa. Ele conseguiu resolver alguns conflitos, principalmente no Oriente Médio, diminuir a presença de tropas norte-americanas na região e foi o primeiro presidente, em quase meio século, a começar um novo conflito para o exercito dos Estados Unidos. Oliveira destaca a busca por um diálogo, por parte do presidente, com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Um. Sendo que, em sua opinião, o simples fato de conseguir conversar com um ditador já é um grande avanço.

Mesmo com uma postura negacionista e de falsas acusações contra a China em relação à pandemia do novo coronavírus, o governo Trump vem se destacando na corrida pela vacinação da população. O país adotou a operação Warp Speed, que se trata de uma parceria público-privada para facilitar o combate contra a Covid-19. Oliveira ainda afirma que essa atitude foi fundamental para o desenvolvimento das vacinas.




Pontos Negativos
 O crescimento econômico foi o principal assunto abordado por Donald Trump durante as eleições. É inegável que tenha ocorrido uma evolução na economia do país, mas nem tudo é da forma que foi contada. Para o 
administrador da página Eleições EUA  esses resultados foram maquiados artificialmente, e ele ressalta que os impostos foram reduzidos mais do que deveria. Além disso, o déficit nas contas públicas do país aumentou durante os quatro anos de governo e isso pode causar uma bolha econômica no futuro. As reformas tributárias deveriam ser acompanhadas de uma redução nos gastos públicos, mas isto não ocorreu.

A perda do multilateralismo, que para Mateus sempre foi uma das características dos EUA, e o crescimento do protecionismo, levaram o país a sair de diversos blocos econômicos e também iniciar uma guerra comercial contra a China. Tudo isso prejudicou ainda mais a situação fiscal do país, e agora que os produtores estão sem seus principais compradores, o governo é obrigado a gastar para poder compensá-los.

Na politica externa norte-americana, a guerra comercial foi um fator negativo para o governo de Trump. Na opinião de Mateus, a relação com os chineses foi muito desastrosa e prejudicou bastante a economia dos EUA. Ele também acredita que ao apoiar Juan Guaidó, os Estados Unidos interferiu excessivamente na soberania da Venezuela. Dessa forma, a postura correta seria adotar um discurso de que as eleições foram fraudadas e que eles não reconhecem a vitória de Nicolás Maduro.

A política de imigração do governo também recebeu diversas criticas, mesmo com números de deportações inferiores ao de seu antecessor. Essa política também pode prejudicar na economia do país, afinal com a falta de uma mão de obra barata, as empresas acabam o deixando.

O principal ponto negativo e que o levou a derrota nas urnas, foi a sua condução durante a pandemia. Mateus Oliveira define esse momento como “um completo desastre”, e que essa gestão será marcada como aquela que não soube lidar com o coronavírus. O discurso negacionista causou a rejeição da população e consequentemente a sua derrota nas eleições, mas também influenciou governos de outros países, como é o caso do Brasil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »