Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/04/2021 às 18h56min - Atualizada em 16/04/2021 às 18h36min

A ascensão do "pagodão" com Àttøøxxá

Grupo transita por diversos estilos musicais nas composições

Giulia Braz - labdicasjornalismo.com
CRÉDITOS: RONCCA (REPRODUÇÃO INSTAGRAM)
Na última semana da novela “Amor de Mãe”, da TV Globo, em uma cena do vilão Álvaro, a música tocando no fundo chamou a atenção do público que assistia o folhetim. A trilha sonora era “Caixa Postal”, do grupo baiano Àttøøxxá, que já tinha tocado um feat na primeira fase da produção, com Omulu e Luedji Luna: “Tô Te Querendo”. Desta vez, o som é apenas do grupo, e levou o público ao Youtube para o clipe, que já soma mais de 500 mil visualizações e comentários, sendo que muitas pessoas que vieram depois de “Amor De Mãe”.
 
Àttøøxxá é formado por Chibatinha, Rafa Dias, Oz e Raoni, e nasceu em 2015 a partir de projetos de Rafa, que é produtor musical. O grupo surgiu com uma proposta de juntar o "pagodão baiano", que é uma variação do pagode, criado em Salvador, a "quebradeira" e "swingueira", com diferentes ritmos como o pop, funk, entre outros. O trabalho da banda, que já era consolidado na Bahia por conta do carnaval, vem cada vez ganhando mais espaço no cenário da música no Brasil.


Rafa Dias, Raoni, Chibatinha e OZ, da esquerda para direita. 
(Imagem: Roncca/Reprodução Instagram) 
 
O quarteto lançou o primeiro disco em 2016, “ÀTTØØXXÁ É F*ODA P*ORRA”, que começaria uma triologia de apresentação dos integrantes da banda e ainda revelaria o cantor Oz. Um ano depois, o grupo estreou o “BLVCK BVNG”, com influências periféricas e afrofutursíticas. A faixa mais conhecida do álbum é “Elas Gostam”, música que posteriormente foi regrava com a banda Psirico e já soma quase 3 milhões de views no canal oficial do FitDance, no qual foi lançado.
 
O segundo disco da triologia é o “LUXBOX”, lançado em 2018, último álbum da banda até então, e apresenta desta vez o cantor Raoni. 
Àttøøxxá revelou que as influências pop presentes no disco são dos cantores Kayne West, Michael Jackson, Justin Timberlake e Frank Ocean. A faixa mais conhecida do disco é “Caixa Postal”, que foi tocada na novela “Amor De Mãe”, e tem o clipe com direção do Bruno Zambeli, vencedor do prêmio de direção do MVF de “Melhor Live Nacional ou Apresentação Gravada de Música”, e foi feita no Afropunk, com participação do cantor Hiran em 2020.
 

O clipe de Caixa Postal já tem mais de 500 mil visualizações e foi produzido por Bruno Zambelli. (Reprodução Youtube)
 
PARCERIAS

A proposta da mistura de gênero do "pagodão baiano" do Àttøøxxá fica evidente nas parcerias realizadas nestes 6 anos de banda. O grupo tem uma lista longa de feats envolvendo nomes como Psirico, em “Venha Devagar” e “Popa da Bunda”, Luedji Luna e Omulu, em "Tô Te Querendo”, e Hiran, em "Lágrima". A banda também tem participação na canção de Rincon Sapiência, “Arrastão”, e “Tentação”, da paulista Drik Barbosa. O grupo também segue suas origens e faz diversas colaborações com artistas da Bahia.
 

"Tentação" é mais um dos feats e embarques do grupo com outros gêneros (Reprodução/Youtube)
 
Uma das canções em que há participação do grupo é com a baiana de Salvador, Nêssa. O feat, intitulado “Aquele Swing”, ultrapassou nos últimos dias a marca de 1 milhão de streams no Spotify, contando também com a participação de Zamba e Yan Cloud. Em dezembro de 2019 o Àttøøxxá lançou a música “Molhadinha”, junto com outro grupo de pagode baiano, Banda Parangolé.
 
Neste ano, depois de muitos pedidos dos fãs, a música “Pra Te Machucar”, de Ludmilla e Major Lazer, com feet de 
Àttøøxxá e Suku Ward, estreou em fevereiro e já acumula mais de 10 milhões nos streams, sendo 5 milhões no Spotify e 5 milhões no Youtube. A canção foi tocada pela primeira vez no carnaval da Bahia e depois a cantora Ludmilla cantou a música em suas redes sociais, o que sempre fazia os fãs perguntarem sobre as datas. O groove do "pagodão" marca presença na música junto com a produção de Major Lazer.


O vídeoclipe de "Pra Te Machucar" acumula mais de 5 milhões de visualizações com menos de 2 meses do lançamento. (Reprodução/Youtube)
 
O último lançamento do grupo foi em março, com a música "Pulsa", que conta com a participação de O Poeta e OZ CiBermatic. O clipe da música já está com quase 100 mil visualizações no Youtube. A previsão para o novo álbum do grupo é no segundo semestre deste ano, mas ainda não há data confirmada.

https://www.youtube.com/watch?v=jGJuHdQjjAI https://www.youtube.com/watch?v=b6f9vAahNA8 https://www.youtube.com/watch?v=aaEinZSaYhs
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »