Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/05/2021 às 09h52min - Atualizada em 08/05/2021 às 09h32min

Ciclismo: Uma forma mais prática e saudável na pandemia

O ciclismo se tornou um dos meios de transportes mais recomendados durante a pandemia da covid-19, além de ser uma atividade física, lhe permite uma boa qualidade de vida

Pedro Ferreira - Editado por Maria Paula Ramos
Foto : Gabriel Reis

A (OMS) Organização mundial da saúde recomenda o uso da bicicleta durante a pandemia de covid-19, uma vez que permite o distanciamento social, enquanto estimula a prática de atividades físicas em tempos de isolamento.

Na publicação o órgão mostra informações em inglês ressaltando que a população considere o uso de bicicleta.  “Isso fornece distanciamento físico, ajudando a atender ao requisito mínimo de atividade física diária”, alerta a OMS.


Venda de bicicletas na pandemia

Conforme levantamento feito pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, entre maio e junho de 2020 houve um aumento médio de 50% no número de vendas em relação ao ano anterior, em julho o crescimento foi de 118% nas vendas de bicicletas. No entanto, a falta de insumos para a linha de montagem afetou as vendas de muitas empresas devido a crise provocada pelo novo coronavírus.
“Foi um ano que, apesar de muito positivo para o mercado brasileiro de bicicletas, foi repleto de desafios, e as pessoas vão continuar buscando a bicicleta, seja para lazer ou transporte”, afirma, Giancarlo Clini, presidente da associação.

Efeito causado por pessoas como Ana Cecília, estudante de fisioterapia, começou a pedalar semanalmente durante a pandemia. “Sem aulas, academias fechadas e por questões de saúde física e psicológica, tive que praticar essa atividade, além de não precisar aglomerar’’, conta. A estudante completa que esse novo exercício foi uma fuga diante de tanto acontecimento ruim.
 
 Benefícios

Dayane Sousa, educadora física explica como o ciclismo trouxe benefícios em meio a diminuição de muitas atividades físicas diárias.

 
“ O ciclismo veio como alívio por trazer benefícios à saúde, auxiliando a forma física, resistência, perda de peso como também o aumento da imunidade’’, afirma. A profissional faz um alerta para uso de máscaras de proteção ao praticar essa atividade.
 

Alguns cuidados ao usar a bicliceta:

 
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »