Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/05/2021 às 00h00min - Atualizada em 16/05/2021 às 00h01min

Brasileiros estão com fortes restrições de entrada em 144 países

Atualmente, apenas nove países não possuem restrições ou apenas medidas leves contra pessoas vindas do Brasil

Daiane Obolari - Editado por Júlio Sousa
Telegraph India
A área do turismo foi uma das mais afetadas desde o início da pandemia do coronavírus. Grandes cidades, países, pontos turísticos e afins - como hotéis e restaurantes - ao redor do mundo, que sobreviviam a partir da junção de pessoas, ainda sofrem por conta da Covid-19. 
 
Com a retomada gradual da entrada de turistas em alguns países, muitos deles estabeleceram regras sanitárias básicas para tentar controlar a transmissão do vírus, como: utilização de máscara, uso de álcool, distanciamento social, número limitado de pessoas e apresentação de comprovante de vacinação ou teste negativo são algumas das medidas impostas, e que os especialistas acreditam que se tornaram legados que serão adotados nas viagens a partir de agora.
 
Essas medidas estão em constante mudança conforme os desdobramentos da pandemia ocorrem, mas em relação à comprovação que isso garante à segurança dos turistas e dos habitantes locais, a médica infectologista Dra. Rúbia Miossi explica que: “nenhuma medida garante 100% de segurança a não ser vacinas de alta eficácia de transmissão”, diz.
 
Entretanto, ela expõe que as medidas ajudam, e devem ser cumpridas sim, inclusive nos meios de transporte, como nos aviões e na higienização dos hotéis, por se tratar de um vírus que morre com qualquer agente sanitizante, visto que são lugares com maior rotatividade de pessoas.
 
“As medidas habituais de higienização de hotéis costumam ser eficientes sim”.
 
O Japão é um dos países que estuda a utilização de um “passaporte covid” para quem tomou a vacina, vinculado a um aplicativo para celulares que facilita a movimentação de turistas no país com segurança. Além do comprovante de vacinação, esse meio seria útil também para abrigar o resultado negativo de testes realizados pelas pessoas. A medida seria a princípio para facilitar a retomada de viagens de negócios no país, que sofreu um grande déficit desde o início da pandemia. Vale ressaltar, porém, que o Japão limitou a entrada de turistas por prevenção contra a transmissão de novas variantes do vírus.
 
No entanto, um fator que pode impedir a entrada de brasileiros em alguns países, é a aceitação da vacina aplicada aqui. “O que ocorre é que, vários países tendem a não aceitar a coronavac (vacina com a maior quantidade de doses aplicadas no Brasil) para viagem, porque a eficácia dela em impedir a transmissão do vírus, é muito menor que a das outras”, relata Rúbia.
 
"As vacinas têm tecnicamente a mesma eficácia independente do país, contudo, cada uma tem uma eficácia diferente se comparadas entre elas. O que quero dizer é que: umas são mais eficazes em impedir a transmissão do que as outras, mas isso não depende do país em que a pessoa está".
 
O Skyscanner realizou um levantamento que mostra que pelo menos 114 países têm fortes restrições à entrada de brasileiros, incluindo os Estados Unidos, França e o Reino Unido, alguns dos lugares mais procurados, e que ainda não possuem previsão da liberação das fronteiras. Atualmente, apenas nove países não possuem restrições ou apenas medidas leves contra pessoas vindas do Brasil, são eles: Afeganistão, Albânia, Costa Rica, Macedônia do Norte, México, Nauru, República Centro Africana, República Dominicana, e Tonga.
 
Rúbia afirma que: “para conter a disseminação é correto impedir viagens entre países onde ocorre o epicentro da pandemia ou onde a transmissão não está controlada”, diz. Ela completa reconhecendo que essa é uma medida inteligente feita pelos países para os proteger, mas que esbarra em protocolos internacionais de relações entre eles.




 
REFERÊNCIAS
VALOR ONLINE. Japão planeja 'passaporte Covid' para retomar turismo internacional. G1. 28 de abr. de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2021/04/28/japao-planeja-passaporte-covid-para-retomar-turismo-internacional.ghtml>. Acesso em: 12 de maio de 2021.
 
SILVEIRA, D. Máscaras, passaporte de vacina, digitalização: o que esperar da retomada do turismo pós-pandemia. G1. 08 de mai. de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/08/mascaras-passaporte-de-vacina-digitalizacao-o-que-esperar-da-retomada-do-turismo-pos-pandemia.ghtml>. Acesso em: 12 de maio de 2021.
 
BBC NEWS BRASIL. Para quais países os brasileiros podem viajar sem restrições durante a pandemia de covid-19. BBC. 19 de abr. de 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56754365>. Acesso em: 12 de maio de 2021.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »