Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/05/2021 às 14h17min - Atualizada em 15/05/2021 às 13h52min

Seu avatar fazendo compras para você | Crescimento no mercado de games leva empresas a investir no setor

A imersão proporcionada pelos jogos digitais faz com que os 'advergames' tenham maior impacto no consumidor moderno

Juliane Alvarenga - Editado por Ana Terra
O mundo real está cada vez mais conectado com o virtual, diante disso mais do que um instrumento de diversão os games têm se tornado um ótimo negócio. A pandemia do novo coronavírus aumentou consideravelmente a quantidade de jogadores, principalmente de mobile, desde aqueles jogadores de Candy Crush às feras do Free Fire.

No cenário atual, os jogos assumem o papel de ser uma sofisticada mídia eletrônica de simulação da realidade. Segundo a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (ABRAGAMES) a construção de narrativas que possibilitam o jogador viver semelhantemente a vida virtual com o mundo real facilita o processo de comunicação, desta forma, cria-se um ambiente favorável para organizações exporem suas marcas dentro de um jogo eletrônico. Por isso, este artigo propõe abordar essa potencialidade e trazer algumas ações publicitárias dessa nova tendência.


A publicidade nossa de cada dia...
Em uma sociedade onde recebemos estímulos publicitários o tempo todo, para se destacar dos concorrentes é necessário estratégias inovadoras que chamem a atenção do consumidor. Em situações como a que estamos vivendo de crise, se reinventar é essencial para sobreviver. Diante disso, uma alternativa que possuí alto nível de engajamento, pois alia dois importantes elementos: interatividade e diversão, se expande o mercado de comercialização em jogos.

A publicidade em jogos virtuais é uma via de mão dubla que beneficia tanto o mercado de games, pois o patrocínio é uma peça-chave, quanto as empresas patrocinadoras que podem ter uma exposição interessante dentro do jogo e passarem a ser reconhecidas como parceiras de iniciativas como jogos virtuais.

A imersão proporcionada pelos jogos digitais faz com que os advergames (advertising e game, que significa a inserção de material publicitário dentro de jogos virtuais), tenham maior impacto no consumidor moderno superando as formas tradicionais de comunicação.

Uma das empresas que podemos destacar é o MC Donalds, que desenvolveu o Méqui 1000, restaurante mais icônico da rede, dentro de Minecraft (este foi o primeiro restaurante funcional desse universo) recriando o trecho da Avenida Paulista, e em The Sims 4 em pareceria com a agência DPZ&T e a The Hub.
 
No Minecraft pela primeira vez os jogadores poderiam encontrar um cupom com QR code que ao ser escaneado direcionaria o usuário para fazer pedido via McDelivery.

Para continuar interagindo com o público, o mapa do Méqui 1000 em ambos os jogos segue aberto para quem quiser jogar. E toda vez que a fachada for redecorada no mundo real, ela também será atualizada no game. Com esse projeto, o McDonald’s estreita ainda mais o seu relacionamento com o público gamer.

Outra iniciativa que foi pioneira no ramo de cosméticos brasileiros foi O Boticário em parceira com a AlmapBBDO e a BBL, que desenvolveram a réplica de uma loja no jogo Avakin Life. Dentro do jogo, a loja está na Praça Brasil, lá os jogadores poderão resgatar recompensas das atividades que participarem por meio de pontos (BotiCoins), além de adquirir produtos da marca para cabelo, perfumes, maquiagens dentre outros.

Em uma iniciativa mais recente a Havaianas se uniu á Epic Games e lançou um conteúdo em Fortnite para celebrar o lançamento de suas novas sandálias temáticas do Battle Royale. A empresa criou três modelos inspirados no game além de um mapa em formato de sandália chamado de Ilha do Verão Havaianas, que foi criado pela agência Cheil, usando o modo criativo do jogo.

Estes são apenas alguns exemplos de campanhas, podemos esperar que ainda terá muito mais por vir. Pois os jogos têm se mostrado um caminho agregador de valores às campanhas, proporcionando ao jogador muito mais do que uma exposição da marca, mas trazendo uma vivência que aumenta o engajamento.  

 
REFERÊNCIAS:
BALDIOTI, Fernanda. ‘O Boticário investe no Avakin Life e atinge nove milhões de visitas com ativações’ FASHION NETWORK, 2021. Disponível em: <https://br.fashionnetwork.com/news/O-boticario-investe-no-avakin-life-e-atinge-nove-milhoes-de-visitas-com-ativacoes,1288281.html>. Acesso em: 15/05/2021.
CAETANO, Ricardo. ‘Fortnite ganha ilha em formato de sandálias Havaianas’ ESPN, 2021. Disponível em: <https://www.espn.com.br/esports/artigo/_/id/8556196/fortnite-ganha-ilha-em-formato-de-sandalias-havaianas>. Acesso em: 15/05/2021.
YAN, Ygor. ‘O Potencial dos Advergames Dentro do Mercado Brasileiro’ NEW ORDER, 2018. Disponível emhttps://nwordr.cc/o-potencial-dos-advergames-dentro-do-mercado-brasileiro-f2e92b5d4932>. Acesso em: 15/05/2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »