Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/06/2021 às 19h44min - Atualizada em 09/06/2021 às 19h33min

Conheça Krypto, o Supercão!

Lucas Campos - Editado por Ana Terra
Dizem que o melhor amigo do homem é o cão e isso parece valer também pra kryptonianos e clones. Krypto é um cão de raça genérica membro da casa de El, que se você esteve embaixo de uma pedra nos últimos anos é a mesma família do Superman. Recentemente foi anunciado pela Warner um crossover com outro cão super famoso, o Scooby-Doo e uma animação da Liga dos Super Pets, onde o Dwayne Johnson vai dar voz ao supercão. Então vamos relembrar um pouco quem é o Krypto antes de assistirmos.

Origem
Criado por Otto Binder e Curt Swan, Krypto teve variadas origens, tanto nas HQs quanto nas mídias audiovisuais. Em sua primeira aparição, na edição Adventure Comics #210, lá em março de 1955, Krypto foi usado em testes de foguetes feitos por Jor-El antes de enviar o Kal-El para a Terra. Mas o foguete acabou saindo do curso e vagando no espaço por anos antes de enfim alcançar a Terra, onde o cãozinho encontrou o Superboy e se tornaram bons amigos.    

O Krypto da Nova Terra (também chamada de Terra-0 ou só Terra) foi escrito por Karl Kesel e Tom Grummett e nasceu de uma ninhada de três cães durante um ataque do Apocalipse a Metropolis. Logo após o nascimento foi adotado por uma mulher sem teto que logo notou que não conseguiria alimentar os filhotes e decidiu por jogá-los na Baía de Metropolis, onde foi encontrado e salvo por Bibbo Bibbowski. Krypto foi o único sobrevivente de sua ninhada e Bibbo decidiu lhe dar o nome de Krypto, em homenagem ao planeta de seu herói favorito. Quem será esse? Eventualmente Krypto passou para o Superboy. Essa versão não tem quaisquer poderes, mas foi clonado pela Cadmus, recebendo poderes kryptonianos.

A versão mais conhecida do Krypto talvez seja a do início dos anos 2000 da história Retorno a Krypton do Superman. Depois de derrotar uma falsa Krypton criada por Brainiac 13, numa tentativa de aprisionar o homem de aço, Superman foge e o Krypton desse planeta o segue.
 
Versões
 
Krypto Bizarro
Excluindo a versão já citada da Nova Terra, assim como todo bom herói, nosso cãozinho só estará completo quando tiver sua contraparte. Se o Superman tem o Bizarro, Krypto também pode ter o Krypto Bizarro, uma cópia imperfeita de si da era Pré-Crise. Com uma pele multifacetada, Bizarro Krypto é exatamente como qualquer Bizarro e possui inteligência menor que o normal, além do senso de beleza deturpado e vive no planeta quadrado Htrae.

Novos 52
No reboot de 2011, Krypto é apenas um cão normal no planeta Krypton, porém após algumas edições, ele salva a família de Jor-El impedindo a fuga de prisioneiros da Zona Fantasma, mas acaba sendo sugado para a prisão. Anos depois Clark o encontra e salva, levando-o muito machucado para a Terra, onde o expõe a luz solar amarela e não só salva a vida do cachorro como lhe confere poderes.
 
Aparições fora dos quadrinhos
 Krypto, o Supercão

Krypto! Ele é o supercão! Krypto! O cão supeherói!

Liga dos Super Pets não é a primeira animação em que Krypto aparece ou protagoniza. Em 2005, o supercão ganhou sua própria série animada produzida pela própria Warner e dirigida por Scott Jeralds. Nessa versão o Krypto não era diretamente o cão do Superman ou Superboy, mas sim de um garoto de 9 anos chamado Kevin. A história é parecida com a sua história original dos anos 50.

Nessa animação diversos outros Super Pets aparecem, como Rajado, o Supergato, Ace, o Batcão e diversos outros que talvez até apareçam no novo filme animado. A série durou 2 temporadas televisionadas no Brasil pelo SBT, Boomerang e Tooncast.

Smallville
Na famosa série de origem do Superman, Krypto também é indiretamente mencionado. Um cão com superpoderes temporários é encontrado por Lois Lane e eventualmente adotado pelos Kent, mas seu nome é Shelby e não Krypto como conhecemos.

Encontro com o Scooby-Doo
Apesar de ter sido num quadrinho, foi fora do universo central de quadrinhos de heróis. O crossover Scooby-Doo! and Krypto Too! não será o primeiro crossover entre dois cães osso duro de roer. Na HQ Scooby-Doo! Team-Up, onde contava com alguns crossovers da DC ou da própria Hannah Barbera, na edição 9 em 2015, Krypto fez sua aparição junto com a Liga dos Super Pets para ajudar.

Titãs
Na série lançada inicialmente no canal digital DC Universe, Krypto também faz sua aparição ao lado do Superboy, Conner. Ambos estavam aprisionados em uma instalação da Cadmus antes de fugirem e serem encontrados por Robin e companhia. Mas até onde a série vai ainda é incerto se ele é mesmo apenas um clone ou um cão kryptoniano.

A Liga dos Super Pets
E como dito anteriormente, Krypto fará sua aparição na tela grande em uma animação que promete apresentar vários dos Super Pets, dessa vez ele será dublado pelo Dwayne “The Rock” Johnson, que já dublou diversos personagens famosos da cultura pop como o Maui em Moana.
 
Poderes
As versões de Krypto que possuem poderes os tem igualmente a qualquer kryptoniano, mas com algumas diferenças, iguais os humanos tem com os cachorros. Visão de calor, voar, super resistência, super sopro, super força, olfato e audição ainda melhores que os do Superman, assim como um cachorro houve e sente cheiros melhor que a gente. E assim como os kryptonianos, divide as mesmas fraquezas à magia e kryptonita.


REFERÊNCIAS
Krypto. DC Database, 2021. Disponível em:
<https://dc.fandom.com/wiki/Krypto
>. Acesso em: 07/06/2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »