01/07/2021 às 22h12min - Atualizada em 01/07/2021 às 21h56min

Currículos criativos aumentam suas chances no mercado

Com o editor Canva é possível economizar tempo de formatação e edição ao usar templates prontos

Yasmin Lima - Editado por Manoel Paulo

Com o crescimento e as exigências do mercado, atingir os requisitos das vagas e impressionar recrutadores fica cada vez mais difícil. Pensando nisso, os currículos criativos chegam para mostrar personalidade e criatividade individual. 

 

Os currículos criativos possuem infográficos como vídeos, imagens, dinamismo, psicologia das cores, etc. Tudo isso para formar um layout diferente e atrativo, colocando a pessoa na frente de outros candidatos.

 

O indivíduo deve iniciar o planejamento do currículo pensando no tipo de vagas e público-alvo que ele quer atrair. Ou seja, é importante analisar as principais características da área de atuação escolhida e dar ênfase no que é mais valorizado. 

 

Se a sua profissão exige uma maior formalidade e tradicionalismo, opte por tons menos extravagantes, cores fortes e exuberantes não caíram bem nas mãos de empresas mais rígidas. Em contrapartida, um currículo criativo é essencial para as vagas, empresas e áreas de atuação, nas quais o uso da criatividade e da capacidade de inovação tenha maior relevância, com áreas de comunicação e tecnologia.

 

Confira algumas coisas que você não pode esquecer de colocar no currículo: 

 

Dados pessoais como nome, endereço, telefone e e-mail. 

 

Formações profissionais com data de início e conclusão, e descrição de atividades. 

 

Experiências profissionais com data de início e conclusão, e descrição de atividades. 

 

Experiências voluntárias com data de início e conclusão, e descrição de atividades. 

 

Destaque habilidades e o nível delas. 



O que deve ser evitado na hora de construir um currículo criativo? 

 

A poluição visual pode prejudicar a avaliação do seu currículo,  evite o  uso excessivo de recursos infográficos, imagens, gráficos e vídeos, use tudo com moderação, opte por um ou por outro, não exagere.  

 

Canva

 

Com o editor de currículos gratuito do Canva é possível economizar tempo de formatação e edição ao usar templates prontos. É necessário apenas substituir os dados e adequar as suas informações nos modelos. Veja alguns modelos a seguir:



 

O melhor de tudo é que os templates do Canva foram feitos por designers. Portanto, você não precisa se preocupar com toda aquela coisa de estética que falamos anteriormente.

 

Produza seu currículo no Canva com facilidade. Veja o passo a passo a seguir:

 
  • Abra o Canva pelo site ou pelo app e se cadastre ou faça login caso já possua uma conta.
  • Pesquise por templates de currículos e escolha o que mais gostar.
  • Personalize seu currículo de acordo com as suas necessidades, altere cores, fontes, ícones e textos. 
 

Através do Canva você pode ter duas de currículo: digital e tradicional, em papel. Salve seu arquivo em PDF, JPG ou PNG e caso deseje imprimir, terá várias opções de impressões de alta qualidade pelo Canva Print, com envio grátis. Abuse da criatividade!

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »