Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/07/2021 às 11h21min - Atualizada em 30/07/2021 às 10h34min

Seleção feminina é eliminada pelo Canadá e fica sem medalha

A goleira Labbé foi a grande responsável pela vitória após defender duas cobranças

Aliny Bueno - labdicasjornalismo.com
Jogadoras do Canadá comemoram classificação nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Foto: André Penner
A Seleção feminina de futebol do Canadá derrotou o Brasil nos pênaltis por 4 a 3 em jogo válido pelas quartas de final das Olimpíadas de Tóquio 2020. A goleira Labbé foi a grande responsável pela vitória após defender duas cobranças. As canadenses seguraram as brasileiras até o final da partida, que terminou sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação. 

O confronto marcou a quebra de quatro jogos de invenciblidade entre as seleções. A última vitória canadense sobre o Brasil aconteceu em Setembro de 2018 na preparação para a Copa do Mundo de 2019. Hoje, na disputa entre duas das maiores artilheiras em olimpíadas: Marta (13 gols) e Sinclair (12 gols), a canadense levou a melhor e disputará a semi-final para tentar garantir uma medalha à equipe. 

1º TEMPO

Apesar de ter maior posse de bola no primeiro tempo(57% a 43%), o Brasil não demonstrou força ofensiva diante do Canadá. Sua principal jogadora, Marta, pouco ajudou no ataque e atuou mais centralizada no meio de campo. O primeiro lance de gol aconteceu com a seleção canadense. Logo aos dois minutos, em cobrança de falta levantada na área, Gilles cabeceou livre para a defesa de Bárbara. Após o susto, o Brasil manteve controle de jogo e pressionou a saída de bola adversária. Duda e Debinha mantinham essa forte marcação e construíam as jogadas a partir das roubadas de bola, mas o time não soube aproveitar as chances de gol. 

O melhor momento do Brasil aconteceu aos 14', quando Marta tocou para a lateral Tamires surpreender a defesa com o chute forte, mas por cima da meta. Atentas às jogadas adversárias, as canadenses cresceram aos poucos e pressionaram a defesa brasileira. Aos 19', Sinclair teve a chance de abrir o placar, após receber cruzamento na área, mas tocou mal na bola e Bárbara defendeu. Outro perigo para a defesa brasileira ocorreu no chute de Fleming. Aos 24', ela recebeu na entrada da área e, com domínio, chutou cruzado no canto direito pela linha de fundo. 

O Brasil sentia a pressão adversária e caia de rendimento. Apesar disso, criou oportunidade quando Duda recebeu na área e foi derrubada. A árbitra marcou pênalti e, com a revisão do VAR, voltou atrás na marcação. A equipe de Pia se reencontrou em campo e manteve domínio nos minutos finais. Debinha teve possibilidade de abrir o placar, mas Labbé mais uma vez defendeu o chute, e o duelo seguiu sem gols para o intervalo. 

2º TEMPO
O Canadá voltou do intervalo muito competitivo. Por outro lado, o Brasil apostava em lançamentos que lhe rendiam erros de passes. A equipe de Pia parecia não conseguir encaixar as jogadas. Aos 58', em cobrança de falta, novamente Gilles estava dentro da área para cabecear na tentativa canadense. Agora, a bola foi direto na trave e deixou a defesa verde e amarela mais atenta.  Sem precisão no ataque, a técnica brasileira colocou Ludmila no lugar de Duda. O ataque ganhou velocidade, mas o aproveitamento continuou baixo. Aos 87', Angelina arriscou o chute de longe, porém direto para a linha de fundo. Nos minutos finais, o Canadá pressionou, mas o jogo seguiu para a prorrogação.

PRORROGAÇÃO

As duas equipes demonstravam cansaço e não arriscaram muito. As melhores chances de gol aconteceram nos 15' finais. Leon recebeu pela direita e, livre de marcação, chutou cruzado e não encontrou ninguém para desviar ao gol. O Brasil respondeu com Debinha que recebeu na área e surpreendeu a defesa com chute que passou rente à trave. Sem maiores lances, o duelo foi decidido nas penalidades máximas. 

PÊNALTIS 

O Canadá iniciou as cobranças e o chute de Sinclair parou nas mãos de Bárbara. O Brasil abriu a vantagem com Marta. Debinha e Erika também marcaram, mas Labbé defendeu a quarta cobrança brasileira, com Andressa Alves. Gilles levou a melhor contra a goleira brasileira e deixou o Canadá na frente. Na última cobrança, a goleia defendeu o chute de Rafaele e garantiu a vitória canadense. 

PRÓXIMOS CONFRONTOS

Classificado para a semifinal, o Canadá enfrentará a seleção dos Estados Unidos, na próxima segunda-feira(2), às 5h. A outra semi será entre Austrália e Suécia, também na segunda-feira(2), às 8h. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »