Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/08/2021 às 02h30min - Atualizada em 13/08/2021 às 02h18min

Estudo sueco aponta que homens poluem mais do que as mulheres

Os fatores que explicam esse fenômeno são o uso de automóveis e a preferência por alimentos de origem animal

Carlos Germano - Editado por Manoel Paulo
Automóvel Club de Portugal, Go Outside, Olhar Digital, TVI 24 e Veja.
Sippakorn Yamkasikorn/Unsplash
Um estudo liderado por cientistas suecos e publicado no Journal of Industrial Ecology, neste mês de julho, destacou que os gastos dos homens causam 16% mais emissões do que as mulheres. A investigação analisou o consumo e as despesas dos solteiros, na Suécia, em bens como alimentos, artigos domésticos, mobiliário, férias e combustível.

De acordo com a pesquisa, dois fatores que explicam esse resultado são o uso de automóveis e a preferência por alimentos de origem animal. O sexo masculino costuma gastar quase o dobro do valor desembolsado pelas mulheres com gasolina e diesel.

Por sua vez, o sexo feminino gasta o dinheiro em "produtos com baixas emissões", como cuidados de saúde, mobiliário e vestuário.

“As identidades masculinas tornaram-se fortemente associadas à extração e consumo de combustíveis fósseis e resistência a dietas sustentáveis”, declarou a pesquisadora de ecofeminismo e justiça ambiental da Universidade de Limerick, na Irlanda, Asmae Ourkiya, que não participou da pesquisa.

Além disso, o estudo apontou que comida e férias causaram mais da metade de todas as emissões para homens e mulheres.  Outro aspecto relevante da pesquisa, é que trocar carne e laticínios por alimentos vegetais e mudar para deslocações de lazer baseados em comboios, em vez de aviões ou carros, reduziria as emissões em 40%.

“Achamos que é importante levar em consideração a diferença entre homens e mulheres na formulação de políticas ambientais”, destacou Annika Carlsson Kanyama, da empresa de pesquisa Ecoloop na Suécia, que liderou a pesquisa.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »