Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/08/2021 às 17h37min - Atualizada em 19/08/2021 às 17h24min

Open Banking inicia segunda fase de implementação no Brasil

As trocas de informações bancárias já podem ser realizadas

Valeska de Melo - Editado por Manoel Paulo
O sistema financeiro aberto, conhecido como Open Banking, iniciou a segunda fase de implementação do processo no País. A partir de agora, a iniciativa do Banco Central do Brasil permite o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais sobre serviços bancários tradicionais.
 
A troca de informações financeiras entre os bancos é realizada após o consentimento do cliente. Portanto, a pessoa física ou jurídica é quem decidirá o compartilhamento de operações de crédito, empréstimos,  financiamentos, entre outros serviços.
 
 Segundo o Banco Central, nesta segunda fase, o compartilhamento poderá ocorrer nos dias úteis, entre 8h e 18h. Com o limite de 0,5% da base de clientes da instituição de origem dos dados (PF e PJ).
 
Para o banco brasileiro, o Open Banking permitirá diversos benefícios como promoções aos clientes.Com acesso aos dados dos usuários, instituições participantes poderão fazer ofertas de produtos e serviços para clientes de seus concorrentes, com benefícios para o consumidor, que poderá obter tarifas mais baixas e condições mais vantajosas”, afirma o BCB.

Itaú, Banco do Nordeste e Santander são alguns bancos que permitem essa troca de dados. Para saber a lista completa de instituições financeiras que participam desse processo, é só acessar este link:https://openbankingbrasil.org.br/quem-participa/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »