Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/08/2021 às 18h45min - Atualizada em 19/08/2021 às 21h44min

Amazon doa 15% das vendas da Book Friday para a ONG Vaga Lume

Laiz Vaz - revisado por Jonathan Rosa
Amazon promove em seu e-commerce a Book Friday, que está na sua 7ª edição. O evento que vai até domingo (22), é considerado a Black Friday da literatura. (Foto/ Reprodução: Amazon)

Nesta edição da Book Friday, a Amazon trouxe a proposta de investimento em Pequenas Editoras e Autores Independentes, com o objetivo de promover a compra de produtos de pequenos empreendedores que atuam no setor. Além disso, cerca de 15% do valor das vendas será revertido para a ONG Vaga Lume, instituição que incentiva a leitura entre crianças e a disseminação de bibliotecas em comunidades rurais da Amazônia Legal.

 

A ONG Vaga Lume surgiu em 2001 com as recém-formadas Maria Teresa Meinberg, Sylvia Guimarães e Laís Fleury. Hoje o projeto já possui cerca de 86 bibliotecas comunitárias em 22 municípios da Amazônia Legal. Além de doar livros e montar bibliotecas, a Vaga Lume aposta no protagonismo da comunidade. Então depois das doações dos livros, estantes e da biblioteca em si, cabe aos moradores decidirem como será a gestão do local, as regras para empréstimo de livros e a periodicidade de atividades culturais. A única regra imposta pela ONG é que ela seja aberta para toda a comunidade, não importa onde fique.

 

Também são formados mediadores de leitura que exercem o importante papel de ler para as crianças e incentivar a leitura no local, após uma formação de até 5 dias, hoje já são 4800 mediadores. No projeto também é valorizada a cultura local, com rodas de contação de história e fabricação de livros artesanais como fruto dos contos regionais contados pelos mais velhos.

Desde o início da pandemia o número de pessoas com hábitos de leitura aumentou consideravelmente no Brasil. Isso por conta da população ter encontrado mais tempo, incentivo e impulsionamento a leitura por meio das redes sociais. O crescente número de booktubers, booktokers e bookstans (criadores de conteúdos literários no youtube, tiktok e instagram) influenciou os jovens a darem uma nova chance a alguns livros e sagas, além de inserir novos autores no mercado. 

 

Consequentemente houve também, um aumento no número de vendas de livros. E com isso as livrarias estão tentando deixar, de certa forma, mais acessível a compra de livros. Ações como a da Livraria Cultura com o +CulturaPass, ou promoções como a da Amazon com a Book Frida, ajudam nessa acessibilidade, mesmo com o aumento de 20% no preço após a reforma tributária. 

 

A Book Friday atribui até 70% de desconto em livros selecionados físicos ou digitais, ou promoções exclusivas para literatura estrangeira e até mesmo levar quatro livros e pagar apenas três. Os Kindles e sua assinatura Unlimited, também entram em desconto. Os novos assinantes da Book Friday pagaram apenas R$1,99 durante os três primeiros meses. Sem dúvidas a assinatura deixou a leitura mais acessível, visto que há milhares de livros, revistas e HQ 's por um valor mais em conta.

 

A Book Friday será uma ótima oportunidade para você conhecer novos títulos e autores, por isso pesquise bastante e tente ampliar o seu repertório literário. Principalmente o nacional, que tende a ser esquecido e desvalorizado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »