Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/08/2021 às 11h16min - Atualizada em 23/08/2021 às 10h59min

Sem regras: homens plus size mostram que não precisam seguir as imposições da moda e usar apenas tons neutros e lisos

O mercado da moda masculina plus size existe, mas precisa entender que homens gordos não precisam ser padronizados.

Eduarda Lontra - Editado por Larissa Barros
Reprodução / Loja Tjama
mercado plus size é necessário, possui um grande público e as marcas não podem mais fingir que diferentes corpos não existem. Segundo o relatório setorial da Associação Brasileira Plus Size (ABPS), o mercado teve um aumento de 10% em 2020, mesmo durante a pandemia do coronavírus. Além disso, os daods mostram que o vestuário para homens e mulheres gordos aumentou em 21% nos últimos três anos e a tendência é crescer cada vez mais.

É inegável o crescimento do assunto, hoje, é possível encontrar dicas sobre peças, marcas, caimentos e outras pautas voltadas a moda feminina plus size, o que é incrível e mostra a mudança significativa no mercado. Porém, os homens gordos não encontram tantas informações e variedades de peças quanto o público feminino.

Se tratando do mercado masculino plus size encontramos mais do mesmo nas marcas, apesar de cada vez mais estarem investindo no público que não é o padrão 34 até 44, as coleções possuem cartelas de cores, caimentos e estilos padronizados nas peças. Segundo o stylist e influencer plus size, Noiram Augusto, a produção de roupas com modelagens maiores entre homens e mulheres não é igual.

 

“No cenário plus size masculino, a coisa é bem diferente! Ainda tem muita escassez de informações, referências e produtos. O lado bom é que tanto no instagram quanto no tiktok, criadores de conteúdo de moda masculina gordos têm crescido bastante e tendo muita visibilidade. Eu vejo que já que a indústria prefere fingir que não existimos, a gente está conseguindo se fazer ser ouvido aos poucos”, diz o stylist, que ressalta que as marcas brasileiras estão começando a produzir roupas para os homens plus size, porém, as peças são limitadas.


– Eu vejo que estão começando, mas estão ainda muito perdidos, e é nítido. Se tratando de grandes marcas de fast fashion nacionais, por exemplo, é muito claro para mim que eles ainda não sabem que público eles querem atingir com as peças que tem produzido. Peças plus sizes são apenas peças grandes. Os caras que vestem plus size existem de todos os estilos possíveis, porém uma grande parte deles não consegue expressar isso através da moda porque simplesmente não encontram roupas para eles.

O modelo plus size, Victor Bissi, atua na área desde 2015 e concorda que o mercado brasileiro para os homens plus size ainda é escasso. “Se tratando de Brasil, o mercado ainda é carente de muita coisa, principalmente de variedade de estilos, ainda acho tudo muito igual. São poucas as marcas que pensam fora da caixa. Falta coragem de inovar, faltam marcas que tenham personalidade e diferencial. Mas estamos caminhando e logo logo teremos novidades, assim eu creio”, comenta o modelo.


A falta de informação pode ser vista com uma pesquisa rápida no Google, quando o assunto é moda masculina plus size encontramos facilmente dicas de peças, cores e caimentos que devem ser usados ou descartados por homens gordos. Mas se analisarmos as tais dicas é possível notar que elas apenas ensinam ao homem como esconder o seu corpo, não é atoa que muitos lugares indicam que homens gordos invistam em roupas lisas e de cores escuras, o que é bem limitante. Mas Noiram ressalta que essas não são dicas válidas.

 

“Em minha opinião todas as dicas que vimos até hoje para caras gordos foram feitas para nos esconder. Essas dicas são pura gordofobia disfarçada de aconselhamento, inclusive eu mesmo já fiz um vídeo de 10 minutos falando sobre isso. Essa e outras dicas são feitas para que nós parecêssemos mais altos ou mais magros, ou seja, tentando empurrar um padrão estético na nossa goela. Não tem nada de errado um cara gordo usar listras se esse tipo de estampa está dentro do estilo pessoal e da personalidade dele, não tem nada de errado um cara querer usar camisa por dentro da calça mesmo que a barriga dele fique marcando se ele está se sentindo confortável com isso, entende? Sempre procuram avaliar os nossos looks com base no nosso corpo e esquecem que também temos uma personalidade”, destaca o stylist.



Assim como as cores e estampas são vendidas e divulgadas de forma padronizada aos homens plus size, os cortes e caimentos das peças acabam por ser outra questão, na qual existem muitas dicas sobre o que deve ser usado ou não. Para o influenciador Noiram, o que um homem gordo deve levar em consideração na hora das compras é o seu gosto pessoal, algo que varia de pessoa para pessoa. Assim, diferente do que indicam a modelagem perfeita também não é uma regra. 

“Eu, por exemplo, tenho peças com os caimentos mais variados, desde os oversized aos mais alinhados. Então, acredito que o que deve ser levado em consideração é que tipo de mensagem você quer passar com aquela peça que você está usando, entende? Um exemplo, se tratando de camisetas: se você quer passar uma vibe mais despojado e descolado, você opta pela modelagem mais larga, mais solta; se você quer um look mais casual e tradicional você opta por um caimento mais ajustado e alinhado, nada muito largo, mas também nada muito colado; agora caso queira optar por um visual mais sexy (sim, pasmem! gordos também podem ser sexys haha) você pode optar por um caimento mais justo, mas que valorizem suas curvas e os ombros. Tudo varia da sua personalidade, estilo e a mensagem que você quer passar”, explica.


O modelo Bassi também concorda com o pensamento. Para ele, as dicas sobre caimento, estilo, círculo cromático e outros, podem até ser válidas, mas o mais importante de tudo é vestir a sua essência, por isso, ele aplica essa premissa ao se vestir no dia a dia. “Não há nada mais libertador do que fugir dos padrões e vestir aquilo que gosta e se sente a vontade. Ser autêntico está sempre na moda”, comenta. 

– Eu gosto de me sentir confortável para o dia a dia. Sempre opto por roupas que me dão mobilidade, mas sem perder o estilo e a elegância. Uma camiseta básica, uma calça jeans ou bermuda dri-fit e um tênis. Gosto muito de usar boné também. Para complementar, acessórios como relógio, cordão e uma bag para guardar meus pertences. Mas tudo depende do meu estado de espírito – ressalta o modelo.


Tornou-se inegável que a moda plus size cresce a cada dia, as marcas brasileiras – apesar de estarem começando a investir agora no público masculino gordo – estão dando alguns passos, mas além de tudo, as pessoas conversam cada vez mais sobre seus diferentes corpos e as redes sociais tem caminhado para se tornar um lugar com menos corpos padrões e inalcançáveis, para um lugar com corpos reais. 

Por esse motivo, Noiram começou a produzir conteúdos para o Instagram, pois tinha o objetivo de abrir sua própria marca, dessa forma, ele tem mostrado seus looks e o quanto os homens plus size não precisam ser limitados pela indústria.

“Estava planejando abrir a minha marca logo depois de ter sido demitido do meu último emprego de Líder de Visual Merchandising, então enquanto estava estudando design gráfico e e-commerce eu fui treinando a criação de conteúdo no meu perfil pessoal. Mas logo em seguida eu tive alguns problemas pessoais e financeiros e também a pandemia começou. Tudo de uma vez! Mas aí eu já tinha pegado o gosto por começar a fazer isso e vi que esse era um nicho muito pouco explorado, então acabei enxergando uma grande oportunidade de mercado. Tem muitos criadores hoje que estão ficando grandes, mas começaram principalmente por causa de mim e eu acho isso incrível”, conta o influencer.



Isso mostra o quanto é importante se aceitar e estar bem consigo mesmo, não seguir tanto as regras, e principalmente, a buscar inspirações em pessoas reais. Afinal, a moda é feita para se expressar e não para reprimir corpos e estilos. Para Noiram, as três dicas mais valiosas para os homens plus size começa em se conhecer.

 

– Primeiro conheça o seu corpo, saiba quais partes você gosta e quer evidenciar de alguma forma, todo mundo tem alguma coisinha que gosta em si mesmo, independente de como seja a autoestima; Em seguida é ter referências de caras que tenham o corpo parecido com o seu. Quando de certa forma você consegue se projetar em alguém, o caminho para encontrar o estilo próprio fica muito mais fácil; Por último, é se permitir experimentar coisas novas sem dar muita importância para as opiniões alheias. Eu sempre costumo dizer que o problema dos outros com o meu corpo ou com o que eu visto, é problema deles e não meu – destaca o stylist e influencer.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »