Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/11/2021 às 16h49min - Atualizada em 04/11/2021 às 16h13min

Cinco motivos pelos quais vale a pena morar em Portugal

Lívia Cecon - Editado por Matheus da Fonseca
Porto/ Reprodução EuroDicas
 

Mudanças nunca são fáceis, principalmente se estas se tratam de mudança de país, onde torna-se necessário adaptar-se a um novo idioma, novos costumes, clima e hábitos diferentes. Dificuldades sempre vão existir, assim como novas possibilidades e oportunidades a serem descobertas quando damos um passo como esse. Portugal, no entanto, pode ser um bom destino quando pensamos em um lugar seguro, bem localizado e relativamente parecido com o Brasil em diversos aspectos.



QUALIDADE DE VIDA

 

Buscar melhores condições de vida por um preço mais acessível talvez seja um dos maiores motivos pelos quais brasileiros se aventuram fora do país. Uma importante característica das terras lusitanas é a possibilidade de conseguir alcançar um bom padrão de vida sem gastar muito. Isso, é claro, se você estiver trabalhando e ganhando em euro. Segundo dados fornecidos pelo site Euro Dicas, um casal consegue viver bem com cerca de 1.500€-1.800€ por mês, o que significa poder pagar as contas com tranquilidade e manter uma vida social ativa. 
 

SERVIÇOS
 

Outra vantagem de morar em Portugal é a qualidade e acessibilidade com que os serviços de saúde, educação e transporte são oferecidos aos residentes. Todos eles são oferecidos à população de forma gratuita e efetiva. De acordo com os índices da Organização Mundial de Saúde, o sistema de saúde português é de altíssima qualidade e, justamente por isso, o país é classificado como o 9º melhor da Europa e o 12º melhor do Mundo. Outro fato é que o país reúne algumas das melhores universidades do mundo, incluindo as públicas. 51 delas aceitam os resultados do ENEM como critério de seleção de alunos brasileiros. 


 

LÍNGUA

 

Falar sobre a questão idiomática é algo inevitável, pois é uma questão essencial a se pensar quando vamosem morar fora. Tanto aqui quanto em Portugal, a língua falada é o bom e velho Português, o que pode facilitar muito a vida de quem não possui fluência em inglês ou espanhol.  

 

RECEPTIVIDADE
 

A receptividade dos portugas também é outro ponto alto do lugar, considerados um dos povos mais receptivos do planeta. A tradição familiar, a semelhança com a nossa culinária e música também contribui ainda mais para a sensação de aconchego e familiaridade que o país lusitano apresenta, mostrando-se sempre aberto a receber. 

 

LAZER
 

Além das facilidades já citadas como as oportunidades de estudo, segurança e o baixo custo de vida, há ainda as paisagens de tirar o folêgo, praias, monumentos históricos, arquitetura, vinhedos e um dos pores do sol mais lindos do mundo, em Lisboa. Além disso, o clima mediterrâneo, a excelente gastronomia e questões sociais e culturais similares são mais alguns motivos pelos quais vale a pena viver em Portugal.  



 

Referências:

 

EURODICAS. Vantagens e desvantagens de morar em Portugal: veja as principais. Euro Dicas. 7 de dezembro de 2020.  Disponível em:

https://www.eurodicas.com.br/vantagens-e-desvantagens-de-morar-em-portugal/ Acesso em 04 de nov. de 2021

 

SCIREA, Bruna. Viagem para Portugal: tudo o que você precisa saber para curtir o país. Melhores Destinos. 24 de maio de 2021. Disponível em: 

https://www.melhoresdestinos.com.br/viagem-para-portugal.html/ Acesso em 04 de nov. de 2021


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »