Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/11/2021 às 11h33min - Atualizada em 06/11/2021 às 10h36min

Ranchcore: a moda country está de volta

Diretamente dos anos 2000's, a estética Western está dominando nessa temporada

Gabriella Lima - Editado por Beatriz Seguchi
Foto: Produção/Instagram @weareivypark
Além de fazer sucesso, o Country possui uma grande importância para a indústria musical. A sua tradição inclui roupas e móveis rústicos, que fazem parte desse universo. E por causa da música, esse estilo entrou para fazer parte do mercado da moda, e podemos ver celebridades como, Beyonce, Dua Lipa, Kylie Jenner, Kendall Jenner e dentre outras adotarem esse estilo.

Antes de começarmos a falar sobre a Moda Country, vamos entender de onde esse estilo surgiu para compreendermos a sua grande importância na indústria da moda. 

Como surgiu o estilo country
 
​Em 1920, os moradores da zona rural do sul e sudeste dos Estados Unidos começaram a fazer músicas utilizando instrumentos que vinham da Europa e da África. E dentro disso, começava a nascer o Country. Logo depois a música começou a se espalhar pelo mundo, e, com isso vieram os filmes que todos nós conhecemos como o bangue-bangue, com o mocinho e o vilão.

A estilista Roberta Weber, explica sobre esse estilo e como tudo influenciou para chegar aos dias atuais.
 
“Baseada nas figuras clássicas dos cowboys americanos, sua origem pode ser rastreada para 1800, período faroeste e foi passando por adaptações e sendo reapropriada de acordo com o contexto de cada época. Sendo comumente usada no Sul e no centro-oeste dos Estados Unidos, as peças de inspiração fazem parte da cultura dos lugares, além de serem pensadas para atividades rurais, praticidade" 


Roberta ainda diz como toda essa tradição foi importante para ser referência não só na música, mas no mercado da moda.
 
"Nos anos 70, a moda Western chegou ao Mainstream e passou a integrar looks de apelo fashion, no embalo do surgimento de marcas como Ralph Lauren, que celebram ícones e símbolos clássicos da história americana em suas criações. A música e o cinema também ajudaram a disseminar a estética datando da década de 40", completa.
 
 

Horse girl

Esse termo teve notoriedade nos últimos anos e refere-se ás garotas que amam o clima equestre, que convivem com cavalos e seguem toda essa estética. "Ele surgiu como gíria na metade da primeira década do milênio, mas ganhou mais notoriedade nos últimos anos de 2017 em diante, se popularizando através de memes e virando referência na cultura pop", conta a estilista.

As marcas de renome, como Gucci e Hermès tem esse estilo mas rústicos nas suas produções, entrando mesmo na estética, até a Channel incluiu cavalos em seus últimos desfiles de alta-costura.
 

Mas quem não acompanha o mercado da moda, pega as coisas pelo ar e acredita que essa tendência é nova. A moda é reciclável, uma tendência sempre volta, mas, repaginada de acordo com a época que está ressurgindo. Mas com as últimas coleções da marca Ivy Park, muitos acreditam que o estilo country teve destaque nesse momento.

Entretanto, Roberta diz que vários fatores contribuíram para a chegada da tendência. “Na verdade, as tendências traduzem o Zeitgeist (espírito da época) e são resultados de vários pontos, claro que a Ivy Park ajudou, mas o interesse na moda Y2K, é um fator forte, assim como o tema do MET Gala inspirado na moda americana. A popularidade do Ranchcore é resultado de vários fatores".

Engana-se quem acredita que a moda country é algo brega, uma forma completamente caricata. O estilo cowboy vem sendo repaginado e modernizado. A estética country é integrada com o urbano deixando os looks mais usáveis. De acordo com Roberta, o estilo é variado de acordo com o seu gosto, não tem algo certo.
 
"Botas de cowboy, algo de franjas, jeans com jeans, existem inúmeras peças que garantem o mood. Depende de quão literal a pessoa quer ser. Certamente qualquer um desses itens já trazem o clima, mas acredito que a bota de cowboy é a mais icônica, de Marilyn Monroe à princesa Diana, é um item que se encaixa nos mais variados estilos", explica a estilista. 

 

Não podemos deixar de mencionar a estampa de vaca que é o momento, junto com a estética a galope, a estampa se juntou para dar um UP.  Em outros anos o xadrez era a estampa que era a identidade do country, mas a nova estampa veio para representar a estética. "No quesito estampas certamente a estampa de vaca é mais representativa da tendência no momento. Em outras épocas, o Paisley ou o xadrez poderiam correr na frente, mas como essa encarnação do Western bebe muito da fonte Y2K, período que cobre fim dos anos 90 e início do milênio, a padronagem de vaca se encaixa e faz mais sentido."
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »