Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/11/2021 às 20h42min - Atualizada em 11/11/2021 às 18h35min

5 Destinos de águas termais pelo mundo

Conheça lugares incríveis de águas quentes, inclusive um no Brasil

Ketllyn Brenda - Editado por Matheus Da Fonseca
Rio Quente Resorts. Fonte: Guia Viajar Melhor
Com temperaturas perfeitas para um bom mergulho, as águas termais são apreciadas no mundo inteiro há séculos. Nesta rota das águas quentes, existem centenas de estâncias termais, com piscinas quentinhas para relaxar.
 
Mas você sabe o que são águas termais? São nascentes, também conhecidas como fontes ou aquíferos termais, cuja temperatura da água fica em torno dos 36ºC a 37ºC. Este fenômeno acontece em decorrência do contato das águas em lençóis freáticos, ou seja, embaixo do solo, com rochas quentes. Em regiões vulcânicas a água pode aquecer após entrar em contato com o magma, nestes casos a temperatura pode chegar até os 100ºC.
 
Além de ser gostosa, a água quente natural ainda tem reconhecidas propriedades medicinais. Seja em busca dos benefícios para a saúde, da beleza das termas ou simplesmente de momentos de descanso na piscina, vale a pena mergulhar em cada uma dessas termas:
 
1. Caldas Novas - Brasil

Considerada a maior estância hidrotermal do mundo. Característica que coloca o município como um dos principais polos turísticos de Goiás recebendo anualmente milhares de turistas em busca das fontes de águas termais. Elas abastecem piscinas, parques aquáticos e outras atrações da cidade que estão disponíveis para famílias, casais e grupos que viajam para a região. Conta com rodoviária e itinerários de ônibus o dia inteiro.
 
Além disso, a proximidade com o Rio Quente permite aos turistas desfrutarem dos dois destinos em uma mesma viagem! Incluindo as atrações do Hot Park, considerado por muitos o maior parque aquático de águas termais no Brasil. Pois, reúne mais de 15 atrações indicadas para adultos e crianças, incluindo uma praia artificial.
 
Vale destacar que Caldas Novas foi uma das cidades escolhidas para abrigar as primeiras unidades dos resorts Hard Rock Hotel no Brasil. O Hard Rock Hotel Caldas Novas está com inauguração prevista para 2022 e irá levar para região uma nova proposta de hospedagem. Indicada principalmente para turistas que buscam a sofisticação e a qualidade dos serviços da já conhecida rede internacional.
 
2. Termais de Entre Rios - Argentina

Há muitas fontes termais na Argentina. Mas apenas uma “Capital Nacional de circuitos térmicos”. Trata-se de Entre Rios, que exibe cinco circuitos com 14 locais e 16 complexos que abrigam mais de 125 piscinas, além de uma ampla gama de tratamentos e propostas complementares.
 
Se você quer uma viagem de relaxamento, talvez com menos estrutura, mas também com menos pessoas, essas são as 5 fontes termais de Entre Rios que são menos conhecidas: Vitória da Água, Villaguay, O Guaychu, São José e Aspectos de Concord.
 
Existem outras variantes em Entre Rios para relaxar. Dentro do Corredor Térmico do Paraná estão localizadas Maria Grande (40 minutos do Paraná) e La Paz (a cinco minutos do centro da cidade).
 
3. Grutas de tolantongo – México

Não muito longe da Cidade do México, Tolantongo é formado por grutas, um rio, rochas calcárias e piscinas naturais abastecidas por águas quentes. Com temperaturas bem agradáveis e um surpreendente tom turquesa, é possível se banhar nas águas de Tolantongo o ano inteiro.
 
O parque termal Tolantongo é um resort de águas quentes naturais, dividido em duas partes e três seções: O parque das grutas Tolantongo e o Paraíso Escondido. No grutas Tolantongo tem a seção do rio de águas quentes e a seção gruta, onde brotam as nascentes. Já no Paraíso Escondido ficam as poças termais, a ponte suspensa e a tirolesa.
 
Os 2 complexos ficam 1,5 km em linha reta, um do outro e 2,8 km por estrada. A entrada dos 2 parques ficam juntas e você terá que escolher um para visitar primeiro.
 
4. Ilha de Ischia – Itália



Nessa pequena ilha de origem vulcânica perto de Nápoles e de Capri, há cerca de 100 fontes termais. Você pode aproveitar as águas quentes - e seus poderes medicinais e rejuvenescedores - nos hotéis. Spas, parques termais e até mesmo em algumas praias.
 
Ischia oferece 17 quilômetros quadrados de paraíso, ilha verde, praias e spas termais no Mar Tirreno.
A ilha é dividida em 6 comunas: Ísquia Casamicciola Terme Lacco Ameno Forio Serrara Fontana  Barano d’Ischia

 Para um dia indulgente, visite o Parque Termal Poseidon. O parque tem 20 piscinas cheias de água aquecida que se diz ter propriedades curativas. Há também um centro de bem-estar, onde você pode adicionar massagens com pedras quentes após dar um mergulho nas águas minerais.

5. Pamukkale - Turquia


No sudoeste da Turquia, Pamukkale tem um visual tão incrível que é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O “Castelo de Algodão” (em tradução para o português) é constituído por piscinas naturais de águas termais que descem em cascata pelas rochas calcárias brancas. Um verdadeiro espetáculo natural.
 
A mais exótica experiência termal que você pode ter na vida. Isso porque além da água ser termal, em média a 36 ºC, ela é rica em minerais. Fica a menos de 3 horas de carro da cidade de Esmirna (Izmir).
 
Lembre-se: para pisar nas rochas brancas você precisa estar descalço ou pode deixar seu calçado separado num deck que existe antes das piscinas. O ideal é ir com roupas de banho, pois há algumas piscinas, não tão rasas, que é possível se banhar. Prepare-se para sentir o pé doendo, pois dizem que não é fácil andar sobre aquelas pedras duras, tirando o medo de escorregar ao descer as cascatas.
 
REFERÊNCIAS:
 
CHEMIN, Patrícia. 10 Destinos de águas termais pelo mundo. Qual Viagem, 2017. Disponível em: http://www.qualviagem.com.br/10-destinos-de-aguas-termais-pelo-mundo/. Acesso em: 10/11/2021.


LOIOLA, Gláucia. Destinos com águas termais no Brasil: os 10 melhores! Elite Resorts, 2018. Disponível em: https://eliteresorts.com.br/blog/destinos-brasileiros/destinos-com-aguas-termais-no-brasil/. Acesso em: 10/11/2021.
 
Nivaldo. Águas quentes: 7 incríveis  destinos termais. Buenas dicas, 2020. Disponível em https://www.buenasdicas.com/aguas-quentes-termais-1894/. Acesso em: 10/11/2021.
 
GOLDSTEIN, Solange. 5 fontes termais de Entre Ríos que certamente você não sabia. Argentina Viajando, 2020. Disponível em: https://argentina.viajando.travel/entre-rios/5-termas-rios-que-seguro-no-conocias-n22766. Acesso em: 10/11/2021.
 
PRANDI, Jair. Grutas Tolantongo - O paraíso termal do México. Viagens e Caminhos, 2019. Disponível em: https://www.viagensecaminhos.com/2019/03/grutas-tolantongo.html. Acesso em: 11/11/2021.
 
BIANCHI, Monique. Pamukkale, o castelo de algodão turco. Turismo na Suíça, 2011. Disponível em: https://www.google.com.br/amp/s/turismonasuica.com/turquia/pamukkale-turquia/pamukkale-o-castelo-de-algodao-turco/amp/. Acesso em: 11/11/2021.
 

Guia Trip. A incrível ilha de Ischia na Itália - no golfo de Nápoles. Guia Trip Viagens, 2018. Disponível em: https://www.google.com.br/amp/s/guiatripviagens.com.br/ilha-italiana-ischia/. Acesso em: 11/11/2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »