20/06/2019 às 17h09min - Atualizada em 20/06/2019 às 17h09min

Elementos baianos predominam no mundo da moda

Conheça um pouco sobre as técnicas voltadas á estampas afro-brasileiras feitas pela marca Meninos Rei.

Yuri Anderson - Editado por Larissa Barros
Coleção AfricanPop aposta em elementos da cultura baiana. Foto: divulgação.

A indústria da moda ainda possui um exclusivo padrão a ser seguido mundialmente, fazendo assim com que uma grande parte da população seja similar a todo instante. Toda essa influência vem muitas vezes através de atrizes e modelos que estão expostas nos diversos meios comunicacionais, na maioria das vezes se inspiram em estilos internacionais, fazendo com que a moda nacional perca visibilidade.

 

Estampas, cores, brilhos, bordados, miçangas e tecidos são elementos que caracterizam a moda baiana, o estilo que tem inspiração na moda afro-brasileira e indígena a cada ano que passa vem se tornando mais forte e resistente, não só na Bahia, mas em todo o Brasil. Falar de moda baiana é saber do trabalho de peças feitas à mão, do acabamento cuidadoso, estampas que remetem a cultura afro-brasileira e critérios aprofundados de pesquisa na cultura da região fazendo com que a essência da baianidade não se perca em nenhuma peça. Isso vai além das vestimentas, e é sobre reproduzir pensamentos, conceitos e ideologias de uma região do país que busca sua identidade em todos os setores possíveis.

 

Atualmente no mercado da moda existem diversas marcas e estilistas que têm apostado nesse estilo que é sinônimo de alegria e resistência. Mas porque pensar em focar no ramo da moda baiana? Pensar em algo diferenciado é o que faz destacar um produto neste mercado tão vasto que é o da moda. Marcas como Negrif, Meninos Rei, Ori Turbantes, Crioula e Katuka se destacaram no mercado  afro e fazem sucesso por onde passa.

 

Com o propósito de reconhecimento no meio masculino, valorização da moda deste público e aprimoramento de técnicas voltadas à estampas afro-brasileiras, entrevistamos Júnior Rocha um dos criadores da marca Meninos Rei que já possui cinco anos de compartilhamento de suas criações ao lado do irmão Céu Rocha e alguns amigos. Confira:

 

Criadores da marca @meninosrei apostam em elementos importantes da cultura baiana.

 

Por que é importante a criação de elementos que caracterizam esta cultura?

RESPOSTA: A importância da transformação das técnicas para levarmos até as estampas é algo lúdico e muito inspirador. Você idealizar algo e transformar em estampas é o início de toda construção para uma peça.

 

Qual a importância da transformação de técnicas artesanais em estampas de roupas?

RESPOSTA: Durante a criação de uma coleção precisamos estar antenado em tudo, no universo fashion e em nosso comportamento. Eu particularmente penso em tudo, naquilo que é tendência e no que usamos principalmente em nosso Brasil, que é onde busco toda minha inspiração.

 

Ao criar uma peça há uma preocupação com a questão da tendência que está girando o mundo da moda, ou apenas com a transfiguração da cultura baiana em forma de roupa?

 

RESPOSTA: Sempre senti uma carência no universo masculino, sempre tive um olhar atento porque a moda para esse público é meio sedenta de novidades. Pensando nisso sentir a necessidade de buscar algo diferencial sempre, e ter a ousadia e sempre acreditei muito no meu trabalho. Isso é o ponta pé inicial, você acreditar no que você faz e cria. Sendo assim, resolvi compartilhar com os amigos, e graças a Deus venho buscando meu reconhecimento no meio. Ter artistas como Gilberto Gil, Lázaro Ramos, Toni Garrido, MVBILL, Carlinhos Brown, entre outros é algo que não tem preço que pague. É acreditar e ter amor, e tudo que é feito com amor floresce.

 

Estilo e autenticidade fortalecem o olhar para as peças da coleção AfricanPop.

 

Qual o seu olhar preocupação ao criar uma peça (roupa, adereços, acessórios)?

RESPOSTA: Meu olhar para qualquer criação é essencial demais. Para obter uma boa execução sempre busco pesquisar e olhar atentamente no que está rolando, principalmente no universo masculino.

 

Há similaridade na moda baiana e moda africana? Qual elemento você identifica em suas criações ter ligação com a cultura africana?

RESPOSTA: Eu sou completamente apaixonado pela África. Tive a oportunidade de estar perto desse universo, estive em Dakar, Ilha de São Luís e fiquei encantado por esse universo, apaixonado pela cultura, pelo colorido e aquele universo de cores. Voltei tão apaixonado que não seria diferente, criei uma coleção “AfricanPop “ onde toda inspiração foi no universo Africano , nas cores e a mistura de estamos , onde o sucesso foi garantido para essa coleção .

 

A partir de que vocês resolveram criar estas peças?

RESPOSTA: Minha arte atende aquele público que busca o diferencial, curte  moda e gostam de algo original e autêntico sempre. Costumo dizer que meu trabalho se resume em 3 palavras, .Autenticidade, Originalidade e Estilo. Essas 3 palavra definem o trabalho da @meninosrei.

 

Qual a importância de consumir produtos da nossa regionalidade? O quão isso é importante para o crescimento histórico e social?

RESPOSTA: A importância em consumir algo nosso e valorizar o que nós temos, é preciso acreditar mais em nosso trabalho, sempre. Eu aprendo a cada dia a buscar a valorização em tudo , e fazer o meu melhor sempre. Minha essência é na Bahia, sempre! Nesse nosso povo, em nossa cultura mais com intuito de voar muito longe, mais sempre valorizando o que somos e o que produzimos. Um exemplo do Afro Fashion Day o maior evento de Moda, onde reúne mais de 60 criadores. O  bacana de tudo isso, é que são da nossa Bahia. São 60 estilistas produzindo Moda com a nossa essência.

 

Coleção AfricanPop traz elementos da cultura Afro-brasileira a partir das estampas das peças.

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »