Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/11/2021 às 19h55min - Atualizada em 28/11/2021 às 19h51min

Dinossauro sem dentes é descoberto no Brasil

Chamado de Berthasaura Leopoldinae, o fóssil foi encontrado em um trecho rural do município de Cruzeiro do Oeste, no Paraná

Carlos Germano - Editado por Manoel Paulo
 Maurílio Oliveira/Reprodução
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Museu Nacional, anunciou, neste mês de novembro, a descoberta de uma nova espécie de dinossauro brasileira. Segundo os paleontólogos, se trata de um Berthasaura leopoldinae, que viveu no Brasil entre 80 a 70 milhões de anos atrás. A descoberta foi publicada em forma de artigo no periódico especializado Scientific Reports.

O dinossauro recebeu esse nome em homenagem à pesquisadora brasileira Bertha Lutz, à escola de samba Imperatriz Leopoldinense e também à própria imperatriz Maria Leopoldina. Todo o processo para registrar a espécie demorou sete anos.

Os fósseis foram encontrados no município paranaense de Cruzeiro do Oeste, a 530 quilômetros de Curitiba, em uma região já conhecida como Cemitério dos Pterossauros. As escavações ocorreram entre 2011 e 2014.

As características físicas da criatura são únicas, principalmente pelo formato do crânio, sendo então uma das principais descobertas da paleontologia brasileira dos últimos anos. A espécie tinha cerca de um metro de comprimento e 80 centímetros de altura, e viveu no período Cretáceo.

Alexandre Kellner, diretor do Museu Nacional, conta que o nível de conservação é surpreendente. "Temos restos do crânio e mandíbula, coluna vertebral, cinturas peitoral e pélvica, e membros anteriores e posteriores, o que torna 'Bertha' um dos 'dinos' mais completos já encontrados no período Cretáceo brasileiro", diz o pesquisador.

Berthasaura leopoldinae será uma das atrações do novo centro de visitantes do Museu Nacional, que será aberto no início do ano que vem.

*Com informações do Canaltech, Correio Braziliense, G1, Gizmodo Brasil, Folha de S. Paulo,Terra e Superinteressante

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »