Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/01/2023 às 17h25min - Atualizada em 03/12/2021 às 13h36min

Em virada espetacular, Atlético Mineiro conquista o campeonato brasileiro após 50 anos

Campeão em 1971, o Atlético Mineiro, enfim, celebra o bi; Bahia depende de outros resultados para não ser rebaixado para Série B

Arthur Dias - labdicasjornalismo.com
Autor dos gols da virada, Keno se emociona após ganhar título para o Galo Reprodução/CBF

O Atlético-MG conquistou seu tão aguardado título de campeão brasileiro após vencer o Bahia por 3x2 em uma virada épica nesta quinta-feira (02), na Fonte Nova, em Salvador. O tricolor de aço abriu dois a zero no início do segundo tempo, mas o time mineiro buscou forças e virou o jogo para a alegria de seus torcedores espalhados pelo país, que comemoraram na noite de ontem o histórico bicampeonato – algo que não ocorria há cinco décadas.

 

O Bahia, por sua vez, está na 17ª colocação e sua a situação se torna cada vez mais irreversível: além de precisar vencer seus dois próximos jogos e depende que seus adversários diretos como o Athlético Paranaense e Cuiabá tropecem em seus próximos confrontos. Hoje o Tricolor está com 40 pontos, a dois pontos dos paranaenses, mas distância pode aumentar porque Furacão enfrenta o Dourado nesta sexta.

 

O galo soma 81 pontos em 36 jogos e está 11 pontos a frente do Flamengo, segundo colocado, que tem mais três jogos por fazer e nove pontos a disputar. Com o triunfo de ontem, o Atlético-MG acabou de vez com as esperanças rubro-negras e levantou a taça com suas próprias mãos.

 

PRIMEIRO TEMPO

 

O primeiro tempo da partida foi marcado pelo nervosismo dos dois lados por conta das pretensões opostas de ambos os times. Mesmo embalado por sua torcida, o tricolor não conseguia sair para o jogo em função do bom sistema defensivo do galo. O Atlético sentiu a falta de dois dos seus principais jogadores, Jair e Allan, volantes que comandam o seu meio de campo.

 

A primeira grande chance do jogo surgiu nos pés de Nacho Fernández, que deu drible de corpo em Matheus Bahia, partiu livre na ponta direita e chutou para grande defesa do goleiro Danilo. Já no fim do primeiro tempo, Rodriguinho teve a única boa chance do Bahia abrir o placar, mas cabeceou por cima do gol de Éverson.

 

SEGUNDO TEMPO

 

O comportamento das equipes mudou para a segunda etapa e o jogo ficou acelerado. Aos 16 minutos, após cruzamento do escanteio batido por Lucas Mugni, o zagueiro Luis Otávio acertou um lindo cabeceio e abriu o placar para o time tricolor. Embalados por sua torcida, aos 20 minutos, o Bahia pressionou a saída do Atlético-MG e a bola chegou aos pés do artilheiro Gilberto, que tocou no contrapé do goleiro e ampliou a vantagem do Esquadrão.

 

A partir desse momento, o Galo foi para cima para tentar ao menos um gol para retomar o jogo e recuperar o psicológico na partida. Eduardo Sasha, que entrou no jogo no lugar de Nacho, sofreu pênalti aos 25 minutos e coube ao artilheiro do Brasileirão, Hulk, bater o pênalti que reacendeu a chama mineira. O time atleticano continuou em cima, na blitz pelo empate. Foi aí que a estrela de Keno brilhou.

 

Na saída de bola após o gol, Mariano encontra Keno na entrada da grande área, que corta a marcação e acerta o primeiro de seus dois golaços na partida em chute que acertou a gaveta esquerda do gol. Visivelmente abalada, a equipe soteropolitana não suportou a pressão e, em menos de sete minutos, tomou o gol da virada que saiu de novo nos pés do herói da noite: Keno. Ele recebeu a bola de Nathan e bateu forte para acertar mais um belo gol na Fonte Nova e assim garantir o título de forma memorável.

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS

 

Já campeão, o Atlético-MG receberá em casa o Red Bull Bragantino neste domingo (05) às 16h, no Mineirão, onde os jogadores e comissão técnica farão a festa para receber a taça com a sua apaixonada torcida. CBF dará um trofeu em referência aos 50 anos do torneio sob sua administração.

 

Por sua vez, o Bahia terá pela frente o Fluminense, em casa, também no dia 05, às 16h, na Fonte Nova. Se perder, Esquadrão torce por outros resultados para não cair na penúltima rodada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »