Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/12/2021 às 17h55min - Atualizada em 09/12/2021 às 17h50min

Romances leves e clichês para sair da ressaca literária

Livros com enredos que irão refrescar a memória e te lembrar como ler pode ser leve

Wagner Edwards - Editado por Andrieli Torres
Foto: Everton Vila
A ressaca literária é um mal a qual todos os leitores estão sujeitos. Pode estar associada a diversos fatores, embora o motivo mais clássico se dá quando um mesmo gênero é lido frequentemente: o leitor acaba percebendo semelhanças entre as obras de um mesmo segmento e isso pode tornar a experiência cansativa, entediante e previsível.
 
Mas não se preocupe, pois essa condição tem tratamento. O ideal é dar um tempo da leitura, aproveitar mais o que está à sua volta (como família, amigos, escola, lugares, pets) e só depois voltar a embarcar na literatura. Contudo, para não recomeçar o ciclo, é interessante variar o gênero de vez em quando.
 
Tendo isso em mente, resolvi separar uma listinha com romances bem leves, cheios dos clichês que todo mundo ama, para dar uma refrescada na sua cabeça e te lembrar que cada gênero da literatura tem as suas vantagens, especialmente aquele que trata de histórias leves.
 
#1 O SOL TAMBÉM É UMA ESTRELA (2016) - NICOLA YOON

Natasha: sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.

Daniel: sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
O Universo: cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade? (Sinopse retirada do livro)
 
#2 ELEANOR & GREY (2019) - BRITTAINY C. CHERRY

Eleanor & Grey é um livro sobre amizade, família, perdas e, acima de tudo, amor. Amor de todas as formas. Eleanor é uma adolescente introvertida que prefere a companhia de seus amados livros (e cardigãs com libélulas) a interagir socialmente, sobretudo com os colegas da escola. Quando a prima a arrasta para uma festa, Ellie se surpreende ao ser abordada pelo astro do time de basquete; afinal de contas os dois não têm absolutamente nada em comum. Ou pelo menos era o que ela pensava. Com o tempo, a amizade entre eles surge de forma natural; uma ligação tão forte, tão intensa, que logo se transforma em outro sentimento. Algo que Ellie nunca havia experimentado. (Sinopse retirada do livro)
 
#3 MÉTRICA (2012) - COLLEEN HOOVER

Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a amparar a mãe e o irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. Pura poesia. Ou um baque no coração. Se apaixonar pode ser cada uma dessas coisas... (Sinopse retirada do livro)
 
#4 TRILOGIA SÁBADO À NOITE (2012) - BABI DEWET

Esta é a história de um amor jovem, verdadeiro e conflitante. Amanda é a garota mais bonita do colégio –– e também a mais popular ––, e seu melhor amigo faz de tudo para arranjar encrenca e só anda com os maus elementos do pedaço: os marotos. Por causa de um trabalho de artes, Amanda acaba descobrindo que ela não é quem sempre achou que fosse. Ser a menina mais desejada talvez não seja tão bom assim... Tudo ao seu redor começa a desmoronar quando uma paixão mal resolvida volta à tona e sua lealdade é posta à prova. Seria um garoto mais importante que uma amiga? Como se não bastasse, o diretor da escola resolve promover bailes aos sábados e convida uma misteriosa banda mascarada para tocar. Os músicos, além de muito talentosos, conseguem mexer com todos, até mesmo com Amanda e suas melhores amigas. Mas, as letras das músicas cantadas pela misteriosa banda dizem muito sobre ela e seus amores... Como poderiam os músicos saber de tudo aquilo? Afinal, quem eram os mascarados de Sábado à Noite? (Sinopse retirada do livro)
 
#5 UM ANO INESQUECÍVEL (2016) - PAULA PIMENTA, BABI DEWET, BRUNA VIEIRA E THALITA REBOUÇAS

Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na juventude: os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca nos deixam. Neste livro inesquecível você irá acompanhar uma viagem de inverno, um outono decisivo, uma paixão que nasce junto com a primavera e um intenso amor de verão. Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças nos levam através das quatro estações do ano e de quatro histórias que serão lembradas por uma vida inteira. (Sinopse retirada do livro)
 
#6 A PROBABILIDADE ESTATÍSTICA DO AMOR À PRIMEIRA VISTA (2011) - JENNIFER E. SMITH

Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia. (Sinopse retirada do livro)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »