Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/12/2021 às 21h36min - Atualizada em 09/12/2021 às 21h22min

O que atraí no exterior

Quais as razões que levam os jovens brasileiros a buscarem experiências fora do território nacional e o que fazer se desejar se tornar um desses jovens.

Larissa Pessoa - Editada por Victória Silva
Fonte: E-Dublin / Reprodução: Google

Não é de hoje que muitos brasileiros buscam novas oportunidades e melhor qualidade de vida fora do país, entre os jovens esse desejo é ainda mais evidente, as oportunidades de estudo e trabalho para essa parcela da população tem se mostrado mais favorável para quem adquire tal experiência, o cenário social diante da pandemia fez os jovens encontrarem cada vez mais obstáculos para se desenvolverem no Brasil.

Segundo o portal de pesquisa Atlas Juventude a taxa de desemprego na faixa etária de 18 a 24 anos de idade no país ficou em 27,1% no primeiro trimestre de 2020, bem acima da média geral de 12,2% do país no período, além disso o mesmo site afirma que durante o período pandêmico para cada quatro jovens que gostaria de trabalhar mas não conseguiu encontrar emprego, um deixou de buscar vinculo empregatício. Tal panorama, unido com as questões frequentemente levantada pelos brasileiros como, insegurança, insatisfação política ou falta de estrutura são complementares quando se tratam das intensões dos jovens de buscarem oportunidades lá fora, sejam elas temporárias para agregar futuramente no Brasil, sejam elas sem intensão de retorno.

Rafaela Ramalho, graduada em psicologia nos contou um pouco sobre sua opção por fazer mestrado em Portugal, ela afirma que o país é seguro e acolhedor para brasileiros, no caso dela existe a intensão de retorno para o país:

“Acho que sim, pretendo terminar meus estudos acadêmicos em Portugal e se quando finalizar o melhor for retornar, assim o farei. Isto não está definido”

Assim como Rafaela muitos jovens tem esse objetivo de vida, levando em consideração o atual contexto do país essa opção é extremamente enriquecedora e agrega não só a vida pessoal do jovem, mas para que se ampliem os horizontes em relação a situação do nosso país, principalmente se assim como ela esse jovem queira voltar.

Para você que está fazendo planos para fazer parte desse grupo de jovens Rafaela aconselha:

 

“Se estruture bem financeiramente, pesquise o que gostaria de fazer fora e tente achar estratégias para isto. Tudo com planejamento e organização tende a funcionar.”

Além a dica da entrevistada separamos algumas recomendações para você se planejar:



- Planeje-se antecipadamente

Compare o tempo que quer ficar fora com os possíveis gastos, incluindo passagens e estadia.

- Conheça seu destino

Procure destinos que se enquadrem melhor no seu objetivo, seja ele temporário ou definitivo. Se seu objetivo é intercambio você pode encontrar algumas dicas nesse post https://labdicasjornalismo.com/noticia/9029/cinco-dicas-de-intercambio-2022 aqui no Lab Dicas.

- Pesquise sobre a cultura do lugar

O choque cultural muitas vezes é inevitável, mas é importante tentar diminuir esse impacto se antecipando sobre alguns costumes de onde você pretende ir.

- Tente conviver com estrangeiros

Para se imergir de fato em uma nova perspectiva, nada melhor do que conviver com os nativos daquele país, a convivência com brasileiros é importante, mas não deixe de interagir com a cultura local.

- Aproveite a experiencia

Extraia o máximo dacaso sua opção seja intercambio e aplique seus conhecimentos no Brasil, certamente muitas oportunidades surgirão.
 

Referências:

LENZI. Tié. Metade dos jovens quer sair do Brasil: Veja os motivos. eurodicas.com.br. 2021.  Disponível em < https://www.eurodicas.com.br/metade-dos-jovens-quer-sair-do-brasil/>  . Acesso em: 09/12/2021
 
Quer fazer intercambio? Veja 10 dicas para se preparar e não cometer erros. topenglish.com.br. 2019. Disponível em < https://blog.topenglish.com.br/quer-fazer-intercambio-veja-10-dicas-para-se-preparar-e-nao-cometer-erros/> . Acesso em: 09/12/2021
 
Evidencia para a transformação das juventudes. atlasdasjuventudes.com.br. Não apresenta data. Disponível em < https://atlasdasjuventudes.com.br/evidencias-para-a-transformacao-das-juventudes/> . Acesso em: 09/12/2021

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »