Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/12/2021 às 11h43min - Atualizada em 18/12/2021 às 12h31min

Resenha | O Rei de Porcelana, uma releitura da Princesa Mulan

Com trama original, a série é uma das mais populares no streaming e na televisão em 2021

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte : KBS2 e Netflix / Reprodução : Facebook (KBS 드라마)

O drama histórico de romance, O Rei de Porcelana (The King's Affection), adaptação do quadrinho coreano (manhwa) escrito e ilustrado por Lee So Young, chamado Yeonmo (연모), é original ao propor uma estória com uma protagonista feminina na posição de principal herdeira na fila de sucessão ao trono da Dinastia Joseon

 

A obra original, publicada pela primeira vez em 2011, possui onze volumes e encontra-se disponível para leitura em coreano no portal Kakao. Já o K-drama, produzido pela KBS2 em parceria com a Netflix, tem 20 episódios de 60 minutos, disponíveis com legenda e dublagem em português.

Fonte : KBS2 e Netflix / Reprodução : Facebook (KBS 드라마)

Fonte : KBS2 e Netflix / Reprodução : Facebook (KBS 드라마)

Elenco de The King's Affection reunido em foto promocional do Dorama


Ocupando a 61ª posição do Top Séries na Netflix em 2021 listada pela Flix Patrol, o Dorama conquistou um dos maiores índices de audiência durante o período de exibição, alcançando média de 7,47% na Coréia. Além disso, a série se destaca pelo enredo e desfecho surpreendentes. 

 

SINOPSE:

A jovem órfã, Dam-I, é uma empregada doméstica da Corte Real que, certo dia, por coincidência, se depara com o Príncipe Herdeiro da Dinastia Joseon, Lee Hwi, e se surpreende ao perceber que ambos são curiosamente muito parecidos fisicamente.

 

Deslumbrado com a situação, o Príncipe Herdeiro pede para Dam-I assumir seu lugar no palácio por algumas vezes, visando a oportunidade de conhecer a vida cotidiana do seu povo, e também, desfrutar um pouco da liberdade. 
 

Fonte : KBS2 e Netflix / Reprodução : Facebook (KBS 드라마)

Fonte : KBS2 e Netflix / Reprodução : Facebook (KBS 드라마)

Príncipe Dam-I e Ji Woon na biblioteca do palácio, onde acontece as aulas matinais


Nesta aventura, Dam-I se apaixona por um jovem, Jung Ji Woon, a quem conhece no palácio. No entanto, ela é obrigada a abandonar o seu amor e a sua identidade após o misterioso assassinato do Príncipe Herdeiro.

 

Com isso, Dam-I descobre ser irmã gêmea de Lee Hwi e, seguindo os conselhos da Princesa Herdeira (sua mãe), passa a viver como Príncipe no palácio. Logo, com o passar dos anos, Dam-I enfrenta muitos desafios. Mas, nenhum deles é tão difícil quanto esconder o seu amor por Ji Woon, que a reencontra como Tutor Real.

 

Assista ao trailer da série na íntegra:


PRÍNCIPE HERDEIRO VS PRINCESA GUERREIRA

A guerreira e oitava princesa da Disney, Mulan (1998), é uma das personagens que oportuniza levantar a discussão de gênero e estereótipos entre as produções da franquia, visto que seu filme traz a princesa para um cenário predominantemente masculino, de modo a ressaltar a bravura e determinação feminina. 

 

Neste aspecto, a Guerreira Mulan e o Príncipe Dam-I possuem fortes semelhanças, considerando que às duas narrativas confrontam com os padrões de gêneros e ampliam as perspectivas sobre a postura feminina em situações consideradas inconvenientes para mulheres, como: guerra, liderança, poder e política.

 

Fonte : KBS2 e Netflix / Reprodução : Twitter (@KBS_drama)

Fonte : KBS2 e Netflix / Reprodução : Twitter (@KBS_drama)

Príncipe Dam-I exibe as suas habilidades com arco e flecha no palácio da Dinastia Joseon


Contudo, em O Rei de Porcelana, o empoderamento feminino não se revela apenas através da protagonista. Pois, as personagens secundárias — Noh Ha Kyung e Shin So Eun —, demonstram também, fortes personalidades, reforçando assim, a proposta inicial da série em investir na visibilidade feminina. 
 

Além disso, assim como em Mulan (1998), a série mostra um romance que floresce e se desenvolve na subjetividade, demonstrando que o amor é mais plural do que se imagina, e que pode vir a surgir das ocasiões mais improváveis.
 

Fonte : KBS2 e Netflix / Reprodução : Twitter (@KBS_drama)

Fonte : KBS2 e Netflix / Reprodução : Twitter (@KBS_drama)

Tutor Real Jung sonha com o Príncipe Herdeiro durante um cochilo


THE KING'S AFFECTION

Os dois primeiros episódios da série possuem uma carga maior de intensidade comparado aos demais, que são mais leves e sensíveis. Entretanto, compreende-se que tal abordagem no início é primordial para convencer o telespectador a prosseguir para os episódios seguintes. 

 

Inclusive, a forma como o roteiro progride após os episódios introdutórios é bastante interessante. Pois, apesar da complexidade do enredo, existe um equilíbrio entre drama e romance, que são abarcados por cenários, fotografia e trilha sonora encantadores.
 
 

Fonte : KBS2 e Netflix / Reprodução : Twitter (@KBS_drama)

Fonte : KBS2 e Netflix / Reprodução : Twitter (@KBS_drama)

Tutor Real Jung e Príncipe Herdeiro em um passeio durante a tarde, fora do palácio


Visto o conceito original para um K-drama histórico — sendo uma mulher na fila de sucessão ao trono —, O Rei de Porcelana é imprevisível, e consequentemente, oferece uma experiência instigante, dando espaço para muita emoção e teorias.

 

Por fim, a série é uma ótima opção para maratonar em uma temporada de férias, visto que possui um teor lúdico que alivia facilmente o estresse. Já com relação ao desfecho, o Dorama entrega o suficiente através de um roteiro que evolui em um ritmo adequado, fechando as lacunas da estória para entregar um final satisfatório.

 

REFERÊNCIAS:

CAFÉ COM NERD. O Rei de Porcelana | Curiosidades da série k-drama sul-coreana da rede KBS2 TV. 1 de dez. de 2021. Disponível em: < https://cafecomnerd.com.br/o-rei-de-porcelana-curiosidades-da-serie-k-drama-sul-coreana-da-rede-kbs2-tv/ >. Acesso em: 15 de dez. de 2021.

 

KAY. 6 Differences Between "The King's Affection" K-Drama And Webtoon. K-pop Map, 11 de nov. de 2021. Disponível em: < https://www.kpopmap.com/6-differences-between-the-kings-affection-k-drama-and-webtoon/ >. Acesso em: 16 de dez. de 2021.

 

LOPES, Elouise. Vale a pena começar a assistir ‘O Rei de Porcelana’ na Netflix? Confira nosso veredito!. Tech News Brasil, 9 de nov. de 2021. Disponível em: < https://technewsbrasil.com.br/vale-a-pena-comecar-a-assistir-o-rei-de-porcelana-na-netflix/ >. Acesso em: 15 de dez. de 2021. 

 

ROCHA, Maria. Resenha | O Rei de Porcelana - 1ª Temporada (Original Netflix). Entreter-se, 26 de out. de 2021. Disponível em: < https://entreterse.com.br/resenha-o-rei-de-porcelana-1a-temporada-original-netflix-103149/ >. Acesso em: 15 de dez. de 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »