Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/02/2022 às 17h23min - Atualizada em 03/03/2022 às 10h36min

A volta da calça cargo: dos anos 2000 para conquistar o street style atual

Uma das peças mais versáteis da moda ganhou um revival em versão mais baggy e cheia de bolsos laterais, indo do verde militar ao jeans e até rosa pastel.

Letícia Renata Leite - Editado por Beatriz Seguchi
Reprodução/Instagram/@gabibrandt

Se você acompanha desfiles e semanas de moda pelas redes sociais, já deve ter reparado num assunto recorrente: a calça cargo. O modelo que começou a dar as caras novamente em 2019, agora subiu nas passarelas e já começa a ganhar o mainstream. Pode se preparar para ver muita calça larga com bolsos laterais nos próximos meses, pois ganhou um revival em versão mais baggy e cheia de bolsos laterais, indo do verde militar ao jeans até rosa pastel.


A calça do momento foi criada para o exército britânico na década de 1940. A sua principal característica são os bolsos, que são projetados para armazenar munição e dar mais agilidade e mobilidade aos soldados. A partir da década de 1980, o lado funcional é gradativamente adaptado ao cotidiano, ganhando interpretação do movimento e ganhando espaço em diferentes estilos e movimentos culturais.

Os bolsos práticos estão cada vez mais presentes nas mais diversas partes do guarda-roupa, muitas vezes jogando fora os detalhes estéticos. Duas marcas, Prada e a Louis Vuitton, se tornaram referência nesse quesito.

A marca italiana sempre gostou da função e dos elementos dos uniformes, especialmente para os trabalhadores de fábrica. No inverno de 2019, uma bota tratorada com pequenos bolsos no tornozelo foi sucesso absoluto. No inverno de 2021, apareceram bolsos nas luvas. Já na marca francesa, o diretor criativo da linha masculina Virgil Abloh coloca bolsos sempre que possível: calças, camisas, coletes, jaquetas, moletons. Geralmente nos lugares menos práticos, como ombros, cotovelos e quadris.

Então, chegamos à chave para entender o boom das calças cargos: a virada do milênio e a moda dos anos 2000, conhecido por Y2K. As calças cargos eram uma parte importante do estilo da época, seja no estilo  tomboy, skatista ou na estética Barbie. Quase como resposta ao look neo barbie temos o mall goth (góticos de shopping). O termo foi criado com uma conotação pejorativa para se referir àqueles que se vestem como góticos apenas pela estética e não pela subcultura. As calças cargo também têm um grande papel aqui, lavagem mais envelhecida e recheadas de detalhes metálicos como correntes, botões e tachas. Outro detalhe importante é o volume da calça, que quase sempre é mais larga e oversized.


Se engana, porém, quem pensa que a versatilidade da peça se limita a esses estilos, muito pelo contrário. Apesar dos bolsos laterais e elásticos no calcanhar, essa calça é uma ótima opção para um office look mais moderno, ou até mesmo item essencial em uma produção mais casual. São muitas opções, desde tecidos mais robustos até mesmo em caimentos mais leves. As cores variam de tons terrosos e estampas com inspiração militar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »