Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/02/2022 às 21h21min - Atualizada em 10/02/2022 às 19h13min

James Harden e Ben Simmons são trocados em negociação bombástica na NBA

Após especulações, 76ers e Nets fecham acordo favorável e aliviam tensões internas dos dois times

Arthur Dias - labdicasjornalismo.com
Harden e Simmons, responsáveis pela maior troca da Trade Deadline deste ano Reprodução/Star Tribune

O Brooklyn Nets e o Philadelphia 76ers realizaram a troca de jogadores mais aguardada da NBA das últimas semanas: James Harden é oficialmente o mais novo jogador dos Sixers, enquanto Ben Simmons se transferiu para os Nets. De acordo com o correspondente da ESPN americana Adrian Wojnarowski, esta longa novela finalmente chegou ao seu fim na tarde desta quinta-feira (10), conhecido também como a NBA Trade Deadline, último dia possível para adquirir jogadores de outras equipes para compor o elenco para o restante da temporada.

 

Além da troca destas super-estrelas, o negócio entre as duas equipes não acabou por aí: para obter Harden, os 76ers abriram mão do ala-armador Seth Curry e do pivô Andre Drummond. Ademais, os Nets enviaram o ala-pivô Paul Millsap, além de obterem duas escolhas de primeira rodada no Draft de 2022 desprotegidas (ou seja, podem servir como moedas para trocas futuras) e uma escolha de primeira rodada protegida (indisponível para troca) no Draft de 2027 até a 8ª rodada de picks.

Simmons e Harden disputam por espaço nas quadras da NBA

Simmons e Harden disputam por espaço nas quadras da NBA

Reprodução/Inquirer

 

HARDEN E OS NETS

 

Algumas semanas atrás, James Harden não conseguiu esconder a sua frustração não só com seus companheiros de equipe, mas com toda a comissão técnica comandada por Steve Nash, 2x MVP da liga como jogador. Harden irá para o seu quarto time na NBA, fruto de uma troca conturbada que já aconteceu anteriormente com o jogador. No início de 2021, o Barba apareceu visivelmente fora de forma e incomodado na derrota para o Lakers na ocasião e pediu publicamente, logo após o jogo, para ser trocado do Houston Rockets, com destino concretizado pelo Brooklyn Nets.

 

Nova Iorque foi então a cidade que deu uma nova chance para o armador de 32 anos, mas suas expectativas foram tão altas quanto suas frustrações. Junto a Kevin Durant e Kyrie Irving, o Big Three não conseguiu chegar às finais do ano passado, parou no espetacular jogo sete contra os Bucks, que venceram o título da NBA na ocasião. Neste ano, Durant se lesionou por diversas vezes. Sem a presença do seu principal jogador, Harden não conseguiu "carregar" sozinho a sua equipe, fazendo com que o Nets saísse do 1º lugar, atualmente ocupou a 8ª posição com o retrospecto de 9 derrotas dos últimos 10 confrontos.
 

A situação de Harden com Irving é ainda pior. O campeão da NBA com o Cleveland Cavaliers Kyrie Irving é publicamente declardo como antivacina. De acordo com a determinação da Prefeitura de Nova Iorque juntamente ao regulamento da Liga, os jogadores que não tomaram as doses da vacina contra a COVID-19 não podem entrar em estabelecimentos públicos. Isso faz com que Kyrie seja inelegível para partidas em território do Brooklyn. Assim lhe resta apenas jogos como visitante e em locais que aceitam pessoas que ainda não apresentam esquema vacinal completo.

O (ex) trio mágico dos Nets: Irving, Harden e Durant

O (ex) trio mágico dos Nets: Irving, Harden e Durant

Reprodução/Nets Daily

 

Por conta de todas essas situações e o descontentamento de Harden, a solução foi a troca com os rivais 76ers, que vivem situações parecidas com outro jogador envolvido na troca: Ben Simmons.

 

SIMMONS E OS 76ERS

 

Ben Simmons vive uma situação inversa, mas tão insatisfatória quanto a de Harden. No seu caso, as relações com seus companheiros de time foram abaladas por conta das atuações muito abaixo de seu nível nos playoffs do ano passado e, especificamente, por uma jogada que daria o empate em dado momento do jogo sete das semifinais da Conferência Leste contra o Atlanta Hawks. Ao invés de marcar a bandeja sem contestação da defesa, Simmons optou por passar ao bola para um companheiro numa dobra, o que concretizou a sua fama de “pipoqueiro” entre os fãs da NBA.

 

Tal situação levou ao seu afastamento ainda no início da preseason após o próprio armador não comparecer aos quatro jogos de preparação para a temporada regular deste ano. Os 76ers multaram Ben Simmons em R$ 7,8 milhões, de acordo com Wojnarowski e a ESPN, ao longo das ausências não só na quadra, mas também nos treinos e reuniões da equipe – ao todo, foram aproximadamente R$ 100 milhões de reais até hoje.
 

Os dirigentes do Philadelphia 76ers não aceitaram de imediato o pedido de troca do jogador por não concordarem com as atitudes do jogador e pelo mesmo continuar com o pagamento de suas multas e descontos em seu salário. Mas, devido a oportunidade de adquirir James Harden, os Sixers finalmente acataram com os desejos não só do Barba, mas também do 1x All-Star Ben Simmons.

 

QUEM SAI GANHANDO NESSA TROCA?

Harden e Embiid tem tudo para ser a dupla mais impactante da NBA

Harden e Embiid tem tudo para ser a dupla mais impactante da NBA

Reprodução/NBC

 

Tanto os 76ers quanto os Nets ganharam com essa barganha fantástica. Joel Embiid, pivô e principal candidato ao prêmio de MVP da temporada da NBA esse ano, ganha a companhia de um dos melhores jogadores dessa geração, MVP em 2018, que assim como Embiid, busca conquistar seu primeiro título da NBA nos Sixers.

 

Pelo lado dos Nets, Durant e seus companheiros recebem um jogador que, apesar da idade e dos problemas recentes, é muito promissor e tem impacto tanto na defesa quanto no ataque nos últimos anos. Ainda por cima, recebem um exímio arremessador de três pontos, Seth Curry, e um pivô que faz muito bem o trabalho embaixo do garrafão.

 

Para nós, fãs da maior liga de basquete, basta aguardar o final da temporada e, quem sabe, um confronto entre essas equipes nos playoffs da NBA, que terá início no dia 16 de abril.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »