Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/04/2022 às 16h38min - Atualizada em 29/04/2022 às 16h15min

Empresas cariocas têm soluções sustentáveis para o destino de resíduos orgânicos gerados no Rio de Janeiro

Solução permite reciclar os resíduos orgânicos, conscientizar a população sobre consumo consciente e não desperdiçar; mais de 1.205 toneladas foram recolhidas em 2021

Renata Nalim - Editado por Giovana Rodrigues
Coletor da Casca realiza a coleta dos resíduos orgânicos na cidade do Rio de Janeiro. (Foto: Acervo/Casca)

Os cariocas, cada vez mais, estão engajados em destinar os resíduos orgânicos adequadamente. Atualmente, mais de 20 empresas atuam no Rio de Janeiro e coletam os resíduos orgânicos para produzir adubo. Em 2021, as empresas cariocas  Roda Verde, Ciclo Orgânico, Casca e AmbTech coletaram ao todo cerca de 1.205 toneladas de resíduos orgânicos nas regiões fluminense. 

 

Por meio de bicicletas cargueiras, os resíduos são coletados e reaproveitados em forma de adubo, derivado do processo de compostagem. Os resíduos orgânicos são compostos por vegetais e alimentos de origem animal e descartados pela atividade humana. E, destinados incorretamente, podem causar problemas ao meio ambiente, como contaminação do solo com o chorume gerado, emissão do metano na atmosfera e intensificação do mau cheiro nas ruas. Além de favorecer a proliferação de vetores de doenças e diminuir a vida útil dos aterros sanitários. 

 

A Joana Willemsens, fundadora e sócia da empresa Casca, gestora de resíduos orgânicos, na Zona Sul, do Rio de Janeiro, explica que os resíduos orgânicos são ativos econômicos e, quando não destinados aos aterros sanitários, podem ser reintroduzidos na sociedade sem  causar prejuízos  ao meio ambiente:

 

Nossos resíduos, muitas vezes considerados “lixo”, podem voltar para a cadeia produtiva e gerar frutos importantes para a sociedade. Em geral, produzimos em nossas casas aproximadamente 50% de resíduos orgânicos, 40% recicláveis e 10% rejeitos. Os resíduos orgânicos são uma matéria prima útil e reutilizável. Se todos os resíduos orgânicos fossem tratados por meio da compostagem e todos os recicláveis fossem de fato reciclados, os aterros poderiam diminuir em até 90% a quantidade recebida.

 

Segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, os resíduos orgânicos correspondem a mais de 50% do total de resíduos sólidos urbanos produzidos no Brasil, sendo que somente 1% é reaproveitado e tem a sua destinação correta.  A adoção de métodos adequados, como a compostagem, para a gestão e tratamento dos resíduos orgânicos gerados nas metrópoles é fundamental para diminuir o impacto ambiental, explica o engenheiro ambiental e CEO Lucas Chiabi, da Ciclo Orgânico:

 

- Aplicar a prática de compostagem em uma cidade grande, como o Rio de Janeiro, é muito importante, pois não emite metano, não gera chorume e não prolifera doenças. Ao realizarmos o processo, estamos contribuindo para uma lógica duradoura e com muitos benefícios ambientais e sociais; os aterros sanitários e lixões são a curto prazo e impactam negativamente a natureza. Cada vez mais, vemos novos lixões e aterros distantes do centro da cidade e estando presente nos locais mais pobres. Ao contrário dessa realidade, a compostagem é duradoura e a  lógica enriquece  o meio ambiente e valoriza a operação orgânica realizada por gestoras de resíduos e os trabalhadores envolvidos.

O processo de compostagem, que degrada os resíduos por meio da ação do oxigênio, é o mais comum para reciclar os resíduos orgânicos, além da biodigestão, e é eficaz para melhorar a fertilidade do solo, pois a capacidade de infiltração de água e o número de microrganismos aumentam.  De acordo com a empresa Casca, uma tonelada de  resíduo orgânico gera em torno de 250 quilos de composto orgânico.

 

“A utilização do composto substitui o uso de fertilizantes químicos e fortalece as plantas, reduzindo sua suscetibilidade a pragas e fazendo reduzir o uso de agrotóxicos para controle biológico”, afirma André Biazoti, especialista em gestão ambiental, à entrevista do Ecodebate, e completa que “ao estimular a vida no solo, o composto favorece os agricultores que optam pelo sistema orgânico de produção, reduz os custos com menos uso de fertilizantes e aumenta a qualidade da safra”.

 

Atendendo mais de 26 bairros fluminenses, a Ciclo Orgânico - empresa de coleta e compostagem de resíduo orgânico que impacta diretamente cerca de 3. 800 famílias cariocas - recolheu 2.614 toneladas de resíduos orgânicos, transformando-as  em 1.585 toneladas de composto, desde 2016, e evitando que  1.996 toneladas de metano sejam emitidas.

 

O engenheiro de produção e professor de design, Fernando Borges, usa o baldinho da Ciclo Orgânico para armazenar e destinar os resíduos orgânicos gerados corretamente. “Sempre quis destinar o lixo orgânico consumido na minha casa corretamente e por meio do Ciclo Orgânico eu consigo.  A solução de separar os resíduos orgânicos dos comuns é prática e coloco-os no baldinho, que é disponibilizado pela a empresa para armazenar e, após 15 dias, é coletado. Hoje, eu reconheço e identifico todos os resíduos que eu consumo diariamente e dou preferência aos resíduos orgânicos, pois destino-os sem causar ônus à natureza”, diz Fernando Borges.
 

A solução de coleta desenvolvida por gestoras de resíduos orgânicos permite que os restos gerados anualmente, correspondente a 450 quilos de lixo, por cada carioca tenha uma destinação e um tratamento adequado.

 

Fazer parte desse tipo de iniciativa faz com que cresça a conscientização social em relação a práticas que fazem bem ao meio ambiente e da própria cidade”, afirma Joana Willemsens, fundadora e sócia da empresa.


 

Referências: 

Ministério do Meio ambiente. Gestão dos resíduos orgânicos. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/gest%C3%A3o-de-res%C3%ADduos-org%C3%A2nicos.html#:~:text=Segundo%20a%20caracteriza%C3%A7%C3%A3o%20nacional%20de,s%C3%B3lidos%20urbanos%20gerados%20no%20Brasil.Acesso em: 04/04/2022

 

BIOGRID. Apenas 1% do lixo orgânico é reaproveitado no Brasil.  Disponível em: https://www.biogrid.com.br/apenas-1-do-lixo-organico-e-reaproveitado-no-brasil/. Acesso em: 04/04/2022

 

ECODEBATE.  Compostagem gera alimentos mais saudáveis e economia para produtores. Disponível em:  https://www.ecodebate.com.br/2020/11/10/compostagem-gera-alimentos-mais-saudaveis-e-economia-para-produtores/

Acesso em: 04/04/2022

 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »