Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/05/2022 às 17h58min - Atualizada em 09/05/2022 às 17h55min

Eleições na França

No domingo, dia 24 de abril, houve na França o segundo turno das eleições presidenciais. Emmanuel Macron conquistou a reeleição contra a candidatada extrema direita, Marine Le Pen.

Daniel Souza Lopes - Editado por Maria Paula Ramos
No dia 24 de abril, Emmanuel Macron foi reeleito presidente da França com 58,54% dos votos. Ele disputou o segundo turno com a candidata da extrema direita, Marine Len Pen, que recebeu 41,46% dos votos. Para alguns especialistas, Macron foi reeleito como um forma de barrar a direita radical de chegar ao poder.
“De agora em diante, não sou mais o candidato de um campo, mas o presidente de todos. Falo àqueles que votaram na extrema direita que minha responsabilidade e ade minha equipe será também abordar suas preocupações”, disse Macron.


Trajetória 
Emmanuel Macron é um político e banqueiro francês, nascido em 1977. Foi Secretário-geral adjunto da Presidência da República de 2012 a 2014, quando assumiu o cargo de Ministro da Economia, Indústria e Assuntos de Digitais, que ocupou de 2014 a 2016. Foi membro do Partido Socialista Francês, possuindo uma visão mais centrista do movimento. Em 2017, foi eleito presidente com 65,8%      dos votos. Naquela ocasião, concorreu o segundo turno com a mesma candidata  de 2022, Marine Le Pen.

Para ser concorrer a presidente na França, o candidato deve:
  • Ser de nacionalidade francesa;
  • Não estar privado dos seus direitos cívicos relativos à elegibilidade;
  • Ter 18 anos;
  • Estar inscrito na lista eleitoral;
  • Tenha elaborado uma declaração de situação francesa;
  • Ter uma conta bancária de campanha;
  • Coletar 500 assinaturas de parlamentares ou representantes eleitos locais.
A França é uma república semipresidencialista, ou seja, o presidente partilha o poder executivo com um primeiro-ministro e com um conselho de ministro, sendo os dois últimos responsáveis perante o poder legislativo do Estado.O primeiro turno da eleição presidencial francesa deve ocorrer entre 20 e 35 dias antes da transição de poder ao final do mandato - o mandato presidencial na França dura 5 anos. Assim como atualmente no Brasil, na França ninguém pode exercer mais do que dois mandatos consecutivos como Presidente.
O candidato deve obter 500 assinaturas de políticos eleitos para participar do primeiro turno. Os líderes globais cumprimentaram o presidente pela reeleição. Países da Europa estavam preocupados com a eleição francesa, pois a candidata da oposição, Marine Le Pen fez menções sobre restrições da livre circulação de pessoas e mercadorias na União Europeia caso fosse eleita.
O governo brasileiro emitiu uma nota cumprimentando a reeleição de Emmanuel Macron à presidência:

 

“O governo brasileiro cumprimenta o senho Emmanuel Macron por sua reeleição à Presidência da República Francesa. O Brasil reafirma a disposição de trabalhar pelo aprofundamento dos laços históricos que unem os dois países e trazem benefícios mútuos a brasileiros e franceses, e manifesta expectativa de seguir implementando a ampla agenda bilateral.”

Especialista em relações internacionais da Unesp em Franca, Fernanda Mello Sant’Anna, explica que a vitória do presidente francês sinaliza que os desafios para implementação de acordos entre União Europeia e Mercosul irão continuar. Para ela, o futuro das relações diplomáticas entre Brasil e França deve depender dos resultados da eleição presidencial brasileiras em 2022.

“O acordo entre Mercosul e União Europeia precisa ser aprovado no Parlamento Europeu, e muitos parlamentares europeus duvidam que o governo brasileiro vá realmente cumprir as cláusulas sociais e ambientais previstas no tratado”, afirma a docente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »