Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/06/2022 às 19h55min - Atualizada em 12/06/2022 às 18h28min

Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário do Brasil

Decisão da câmara dos deputados gera polêmica e fãs repercutem decisão; ideia do deputado André Figueiredo (PDT-CE) foi aprovada pela casa

Vanessa Araújo - labdicasjornalismo.com
Lewis comemora vitória no GP de São Paulo. Reprodução: Carl de Souza/AFP
A Câmara de Deputados concedeu o título de cidadão honorário ao piloto Lewis Hamilton na última quinta (7). A decisão dos parlamentares repercutiu de forma positiva e negativa nas redes.  O britânico, que já tem título de sir (concedido pela família real),  é conhecido dentro e fora do automobilismo, por ser um piloto que se posiciona a favor de inúmeras causas e bandeiras que defende, além disso, é famoso no mundo da moda e costuma aparecer em revistas e eventos do ramo.

A relação do inglês com os brasileiros nasceu muito antes da temporada passada de Fórmula 1. Lewis se declara um grande fã de Ayrton Senna e o considera seu grande ídolo no esporte. Além disso, durante a defesa do projeto que concedeu ao piloto o título, André Figueiredo, elencou motivos para o inglês merecer a honraria. Confira alguns:
  • Grande defensor da Amazônia; 
  • Ativista pela igualdade entre negros e brancos; 
  • Defensor dos animais;
  • Militante da sustentabilidade;
  • Atento às reivindicações das minorias
A decisão teve grande repercussão nas redes sociais entre fãs de automobilismo e pessoas que não curtem o esporte. Para a deputada Tábata Amaral (PSB-SP), existem questões mais importantes para serem votadas. Por outro lado, os fãs e admiradores do piloto festejaram e aproveitaram para enviar mensagens ao piloto, criar memes do cartão do SUS do piloto e alterar seus títulos no Wikipédia para o Brasil e não mais para os ingleses.  

Em entrevista para a Mariana Becker e ao Bandsports, o inglês admitiu surpresa ao receber a notícia sobre a honraria recebida: “Eu não acredito. Eu acordei hoje de manhã e não estava acreditando nas notícias de ontem. Eu fiquei completamente surpreso, é muita emoção, mesmo. Eu nunca ouvi falar de alguém que teve esta honra” declarou o piloto.

Em suas redes sociais, o britânico postou uma mensagem de agradecimento: “Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo” publicou.


O título concedido ao heptacampeão, estampou as manchetes de alguns dos principais jornais. A Sky Sports destacou a honraria em sua manchete: “Lewis Hamilton made honorary citizen of Brazil after Congress vote passes bill” ou em tradução livre “Lewis Hamilton é eleito cidadão honorário do Brasil após votação no Congresso aprovar projeto de lei”. O tablóide hungraro Index destacou a nova “cidadania” do britânico: Jöhet a zászlócsere? Lewis Hamilton brazil lett ou em tradução livre “Há uma mudança de bandeira? Lewis Hamilton tornou-se brasileiro” ressaltou o jornal. 

Em 2017, durante o GP do Canadá, após igualar o número de pole positions do ídolo, o britânico recebeu de presente um capacete do Instituto Ayrton Senna. Desde o kart o piloto busca maneiras de homenagear Senna, há registros de Lewis pilotando com capacetes amarelos. 

O piloto nunca escondeu sua admiração pelo Brasil. Uma fã se pronunciou sobre a honraria concedida: “Uma das coisas que me chamou atenção no Lewis lá em 2007 foi o capacete amarelo e quando eu descobri que era uma homenagem ao Senna, seu maior ídolo (sic) isso me conquistou e não só a sua admiração pelo Senna, mas pelo Brasil, o amor dele pelo nosso país sempre foi muito genuíno" afirmou em seu Twitter. 

Atualmente, o heptacampeão é o 6º colocado com 62 pontos e está 88 pontos atrás do líder, Max Verstappen. No Grande Prêmio do Azerbaijão (12), o piloto terminou em 4º lugar após iniciar a corrida em 7º lugar e foi eleito o “Driver of the Day”. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »