Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/02/2023 às 02h45min - Atualizada em 24/02/2023 às 17h56min

O fenômeno das cinebiografias em Hollywood

Uma onda de filmes biográficos de estrelas do entretenimento invadiram as telas nos últimos anos, e se tornaram não apenas sucesso de critica e bilheteria, mas também alvo de debates importantes

Gabriela Auzier - Revisado por Carolina Nunes
Naomi Ackie como Whitney Houston em cinebiografia da cantora. (Foto: Reprodução/Sony; George Rose/Getty Images)

Cinebiografias definitivamente não são uma novidade em Hollywood e ao longo da história do cinema diversas personalidades tiveram suas trajetórias retratadas nas telas. Nos últimos anos essas produções têm ganhado mais destaque e uma onda de filmes biográficos invadiu as telas, em sua maioria contando a história de grandes nomes da música e do cinema.
 

O sucesso de crítica e bilheteria do longa sobre a banda Queen em 2018, Bohemian Rhapsody, deu início a essa onda de cinebiografias. Tendo arrecadado mundialmente mais de US$ 910 milhões e sendo o mais premiado no Oscar de 2019. Seu sucesso foi inegável e muitos estúdios resolveram copiar a fórmula e apostar em cinebiografias.


 

Nos anos seguintes tivemos o elogiado Rocketman (2019), musical que conta a história de Elton John, Elvis (2022), cinebiografia de Elvis Presley que coleciona vitórias e indicações em algumas das premiações mais importantes do cinema, e mais recentemente, I wanna dance with somebody, longa que conta a história de Whitney Houston.
 

O filme de Elvis, apesar de aclamado pela crítica e um dos favoritos ao Oscar, causou controvérsias na internet, principalmente no twitter e no tiktok, com comentários fazendo acusações a respeito de fatos da vida do cantor, não sendo muito bem recebido inicialmente por esse público como os outros filmes mencionados.


(Foto: Reprodução/ Warner Bros)

(Foto: Reprodução/ Warner Bros)

Austin Butler no filme 'Elvis'.

 

Polêmicas sobre a abordagem da vida dos artistas no cinema
 

A produção de cinebiografias de grandes artistas podem enfrentar desafios ao tentar representar a trajetória desses astros respeitando sua figura e seu legado, mas existem produções que não são completamente fiéis à trajetória desses artistas. Algumas incluem elementos fictícios para dramatizar a história e outras polemizam certos aspectos da vida dos nomes retratados, negligenciando seu passado e criando polêmicas.
 

No ano de 2022, aconteceu o lançamento do filme Blonde pela netflix, baseado no livro de mesmo nome da autora Joyce Carol Oates. O livro é inspirado na vida da atriz Marilyn Monroe, mas não é uma história biográfica e sim uma ficção, o que causou uma certa polêmica já que esse fato não foi esclarecido durante a divulgação do filme e acabou sendo confundido com uma cinebiografia. O longa acabou recebendo muitas críticas pela forma como a vida da atriz foi dramatizada e levantou um debate sobre o limite entre a ficção e a realidade se tratando da representação da vida de uma pessoa real.

 

Postagem de internauta sobre o filme Blonde. (Reprodução @danielelimaf - Twitter)
 



 

Outro acontecimento que fomentou esse debate recentemente são fotos das gravações do filme biográfico de Amy Winehouse, ainda em fase de produção. As fotos vazadas receberam muitos comentários negativos por conta da forma como a cantora foi retratada, com muitas cenas polêmicas retratando acontecimentos de forma exagerada e diferente da realidade. As fotos mostram que a produção recriou um momento de Amy fotografada por paparazzi junto com o namorado, porém nas imagens da produção ela aparece com uma garrafa de bebida, o que originalmente não aconteceu. Muitos fãs criticaram a produção por retratar sua vida com um viés sensacionalista, reforçando uma imagem problemática da artista. Muitos pedem pelo cancelamento do filme e uma petição chegou a ser criada.
 

Postagem de pagina dedicada a cantora Amy Winehouse sobre a cinebiografia da cantora. (Reprodução @WinwhouseBrasil - Twitter)
 



 

Próximas cinebiografias
 

Além da cinebiografia de Amy Winehouse, diversas outras estão no forno e devem ser lançadas nos próximos anos. Filmes sobre grandes estrelas do cinema americano como Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Gene Kelly foram anunciados.  Com os interprétes dos artistas já escolhidos, devem entrar em produção em breve.
 

O cantor Michael Jackson também receberá uma cinebiografia em breve. O filme sobre sua vida e carreira será protagonizado por seu sobrinho Jaafar Jackson, filho de Jermaine Jackson, um dos integrantes do Jackson 5. A informação foi divulgada no dia 30 de janeiro pelo Deadline. A escolha dividiu opiniões pelo fato de Jaafar não ter experiência como ator. Apesar disso, a família publicou um comunicado revelando estar contente com a escolha e muitos fãs ficaram satisfeitos, acreditando que o legado do Rei do Pop será respeitado ao ser interpretado por alguém da família. 

(Imagem: Reprodução/Divulgação)

(Imagem: Reprodução/Divulgação)

Jaafar Jackson interpretara o tio, Michael Jackson, em filme biográfico.

 

Outros nomes da música como Fred Astaire, Bob Dylan e a banda Bee Gees, também tiveram cinebiografias anunciadas e que devem ser produzidas nos próximos anos. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »