Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/02/2023 às 21h26min - Atualizada em 27/02/2023 às 21h04min

Messi é eleito o melhor jogador do mundo pelo prêmio "Fifa The Best" 2022

Jogadores nomeados são definidos por votação de técnicos, capitães, jornalistas filiados à Fifa além do público geral

Larissa de Angelo - Editada por: Kevin Medeiros
Messi levou o troféu pela sétima vez. Foto: Reprodução/UOL

O argentino Lionel Messi foi eleito o Melhor Jogador do Mundo em 2022, na cerimônia do "Fifa The Best", realizada em Paris hoje (27) pela Fifa. O atacante superou Karim Benzema (Real Madrid e Seleção Francesa) e Kylian Mbappé (PSG e Seleçao Francesa). Entre as mulheres, Alexia Putellas (FC Barcelona e Seleçao Espanhola) repetiu o feito do último ano e levou o prêmio.
 

Pela sétima vez, o argentino Lionel Messi recebeu o prêmio Fifa The Best de melhor jogador do mundo. Messi liderou a campanha da Argentina na conquista da copa do mundo de 2022, fazendo com que a seleção levasse o título após 36 anos.
 

“Representamos toda a nossa seleção, o nosso grupo, isso é parte de uma equipe e reconhecemos o melhor do mundo. Foi um ano louco para mim, onde realizei meu maior sonho. É a coisa mais linda que acontece na minha vida. fico muito feliz por ter conseguido isso”, disse Messi ao receber o prêmio.
 

Pelo segundo ano consecutivo, Alexia Putellas levou o prêmio de melhor jogadora do mundo. Durante o segundo semestre de 2021 e em 2022, Alexia foi campeã da Liga Espanhola, Copa do Rei e da Supercopa. A meio campo do Barcelona disputava com Alex Morgan (San Diego Wave) e Beth Mead (Arsenal).
 

“Eu não estava preparada para receber esse prêmio. Muito obrigada a todos que votaram em mim e gostaria de parabenizar a Alex e a Beth, que também mereciam este prêmio. Gostaria de agradecer minha família, que não está aqui hoje, e todos aqueles que estiveram comigo ao longo da minha carreira”, comentou Alexia no palco.
 

O brasileiro Richarlison disputava o Prêmio Puskas 2022 com o gol feito contra a Sérvia na Copa do Mundo. Mas, quem levou o prêmio foi o polonês Marcin Oleksy, jogador de futebol para pessoas amputadas. "Difícil para mim imaginar receber esse prêmio, mas aqui estou. Recebo essa honraria por ter feito um dos gols mais bonitos do mundo. Agradeço muito meus familiares. Muitos me ajudaram a poder passar por cima da dificuldade depois do acidente que tive, preciso agradecer demais a todos, ao futebol. É graças a vocês que conseguimos ir tão longe", contou o jogador.
 

O prêmio também seleciona os jogadores da Seleção FifPro. No masculino, os jogadores escolhidos foram Thibaut Courtois (Real Madrid), Achraf Hakimi (Paris Saint-Germain), Virgil van Dijk (Liverpool), João Cancelo (Bayern de Munique), Kevin de Bruyne (Manchester City), Casemiro (Manchester United), Luka Modric (Real Madrid), Lionel Messi (Paris Saint-Germain), Karim Benzema (Real Madrid), Erling Haaland (Manchester City), Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain). O único jogador brasileiro premiado nesta edição do Fifa The Best foi Casemiro, do Manchester United

Já no feminino, as jogadoras da Seleção FifPro foram Christiane Endler (Paris Saint-Germain), Lucy Bronze (Barcelona), Maria León (Barcelona), Leah Wlliamson (Arsenal), Wendie Renard (Lyon), Alexia Putellas (Barcelona), Keira Walsh (Barcelona), Lena Oberdorf (Wolfsburg), Alex Morgan (San Diego Wave), Sam Kerr (Chelsea), Beth Mead (Arsenal).
 

Em relação ao Melhor Técnico, o campeão mundial Lionel Scaloni levou o prêmio. "Não há nada mais bonito do que ver seu país comemorando, as pessoas emocionadas nas ruas. Isso não tem preço. Nós jogamos para eles. Fizemos pela nação argentina, dedicamos a eles esse prêmio.", disse Scaloni. Pep Guardiola (Manchester City) e Carlo Ancelotti (Real Madrid) também disputavam nessa categoria.
 

Pelas mulheres, a técnica da seleção inglesa, Sarina Wiegman, foi eleita a melhor técnica do mundo pelos votos. Sarina bateu a técnica da seleção brasileira, Pia Sundhage, e como Sonia Bompastor (Lyon). Foi a terceira vez que a inglesa ganhou o prêmio da Fifa.
 

O argentino Emiliano Martínez foi eleito o melhor goleiro do mundo. Apontado como um dos destaques da seleção, Martínez foi campeão da Copa do Mundo com a Argentina. O goleiro, que defende o Aston Villa, foi uma peça essencial para o título mundial. “É algo muito lindo para a minha carreira. É um orgulho para o meu país, ganhar uma Copa depois de 26 anos é maravilhoso. A gente sabe a dificuldade que é ser argentino, e levantar uma taça é especial para o país inteiro”, disse ele.
 

Goleira titular do Manchester United, Mary Earps foi quem recebeu mais votos para melhor goleira do mundo. A atleta foi campeã da Eurocopa de 2022 com a Inglaterra. Ela superou a alemã Ann-Katrin Berger (Chelsea) e a chilena Christiane Endler (Lyon) na votação.
 

Quem levou o prêmio Fair Play foi Luka Lochoshvili (Cremonese), que ajudou a salvar a vida de um adversário dentro de campo, quando estava jogando pelo Wolfsberger. Ele concorria com Sadio Mané (Bayern de Munique) e a Seleção da França.
 

Vencedores do Fan Award, a torcida da Argentina foi premiada por conta da festa nas arquibancadas dos estádios e nas ruas do Catar. Carlos "Tula" Pascual foi quem subiu ao palco representando os argentinos. Também disputaram essa categoria Abdullah Alsulmi, torcedor que atravessou o deserto da Arábia Saudita para acompanhar os jogos da Copa, e a torcida do Japão pela limpeza dos estádios na Copa do Mundo.
 

A cerimônia também foi marcada pela homenagem feita ao Rei Pelé, que faleceu no fim de dezembro do último ano. Ronaldo Fenômeno e Jairzinho fizeram discursos emocionantes sobre o jogador que marcou o futebol. A viúva de Pelé, Márcia Aoki, recebeu um troféu da Fifa em tributo ao Rei do Futebol.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »