Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/02/2023 às 16h46min - Atualizada em 28/02/2023 às 16h39min

As dificuldades atuais do cenário cultural brasileiro

Juliana Alves - Edição: Franciele Fernandes

 

 

A cultura brasileira é rica por abranger diversas crenças e regiões. Apresentando uma diversidade famosa em filmes e séries das quais são expostas pelas telas como representação.Mas esse glamour passa por uma situação precária. Atualmente o Brasil sofre por uma desinformação cultural, na qual locais de acesso à cultura fecham as portas por não terem públicos o suficiente.

Um susto que todos tiveram no início deste ano, foi a declaração de falência da Livraria Cultura da cidade de São Paulo. A declaração foi suspensa no dia 16 de fevereiro. Mas alertou vários leitores e trabalhadores da área de cultura. 

"Fiquei em alerta e assustada, como a cultura está se tornando inútil aos olhos de muitos, a era digital assusta ao mesmo tempo que me impressiona" , relatou Eduarda Marques, leitora desde muito nova e frequentadora da Livraria. 

O Espaço Itaú Cinema, informou seu encerramento, o fato ocorreu na quinta feira (dia 16). O local está presente na vida dos Paulistas desde 1995 colecionando e apresentando a arte e cinema para todos. A justiça proibiu a demolição deixando muitos esperançosos para a reabertura. 

"Eu passo por aqui a anos e nunca imaginei o encerramento, foi um dos primeiros lugares que visitei quando vim morar em ‘Sampa’, é uma pena mesmo " lamentou Luana Silva, moradora a 12 anos da cidade. 

O acesso a comunicação, não é igualitária, segundo dados apresentados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as regiões norte e nordeste são regiões marginalizadas e excluídas em relação ao acesso e à exibição de sua cultura, assim como pessoas das áreas rurais, que o acesso ao cinema, teatros, museus e outros centros de cultura, são escassas. 

Sempre buscando mesclar a tecnologia com a chegada da era digital, muitos dessa nova geração procuram outros meios para se distrairem. O meio cultural sempre sentiu receios com a chegada dessa evolução, tentando se adequar para seguir as atualizações do mundo moderno, porém, é notório que a maioria dos centros culturais não alcançaram esse almejado sucesso. 

Os esforços são visualizados em apresentações imersivas de grandes obras de arte,essas exposições têm o trabalho em interagir a cena artística, envolvendo música, artes, grafismo, transformando o ambiente. A cultura não morreu, está em constante atualização, passando por inúmeros desafios para a captura de mais admiradores e participantes.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »