Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/03/2023 às 13h02min - Atualizada em 09/03/2023 às 04h42min

Doenças e estação chuvosa: impactos na saúde humana e formas de prevenção

Em período de chuvas frequentes, saiba quais problemas são mais comuns e como se prevenir

Welyson Lima - Editado por Bianca Lourenço
REPRODUÇÃO/ISTOCK/FTIARE
Nas últimas semanas, o Brasil tem registrado fortes chuvas, o que é comum nessa época do ano. Com ele, são muitos os benefícios trazidos para a lavoura e mesmo para a temperatura, tornando-a mais amena, minimizando o calor em muitas cidades, como também a seca em muitas regiões brasileiras.

Entretanto, devido à alta umidade, surgimento de enchentes, acúmulo de água parada e formação de lama, as chuvas podem ocasionar no meio ambiente, situação propícia para surgimento e proliferação de vírus, bactérias, fungos dentre outros, causadores de doenças.

Confira a seguir, as doenças mais comuns na estação chuvosa, os principais sintomas de cada uma delas e saiba também como se prevenir.



 

DENGUE


A dengue é uma doença bastante conhecida pelos brasileiros e é um problema de saúde pública. Causada pela picada do mosquito aedes aegypti, que se reproduz em locais com água parada, a doença ocasiona sintomas como: febre alta, dores musculares, manchas avermelhadas na pele e até mesmo hemorragias. A principal recomendação dada pelos profissionais de saúde é que não se deve deixar vasos de plantas, caixas de água e outros com acúmulo de água parada.


 

LEPTOSPIROSE


Essa doença é causada por bactérias presentes na urina de ratos e é altamente infecciosa. Os principais sintomas são dores na cabeça, nos músculos, febre alta e fraqueza e se desenvolvem entre 10 a 14 dias após contato com a superfície contaminada.


 

MICOSES


As micoses surgem por fungos encontrados em ambientes muito úmidos. Coceiras e manchas vermelhas, assim como erupções cutâneas e ardor são os principais sintomas da doença em determinadas regiões do corpo.


 

VIROSES


Viroses são as doenças causadas por vírus e apresentam sintomas bem comuns, como febre, diarreia, dores nas articulações e na cabeça e vômito. Segundo a enfermeira Fernanda Gonçalves, que trabalha no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no município de Rosário (MA), as viroses não ultrapassam o período de 10 dias, sendo consideradas uma doença de curta duração.

Existem, na verdade, diversos tipos de viroses.

Gripe é a mais comum. Também existem outras doenças que se encaixam na definição: Catapora, Herpes, Rubéola, Aids, Hepatite, Mononucleose, Raiva entre outras.”, afirma Fernanda.


Diversos são os fatores que podem contribuir para surgimento das doenças causadas por vírus, mas alguns deles, segundo Fernanda, são os “fatores comportamentais e ambientais” que “costumam contribuir muito para a susceptibilidade de um indivíduo às afecções virais”, ressalta.

Questionada se há uma relação entre as chuvas nesse período invernoso, que costumam ser frequentes, com o aparecimento e proliferação dessas viroses, a enfermeira diz que “Embora possa acontecer em todo o ano, a época de chuva pode causar vários transtornos” e que, segundo ela, “há uma tendência das pessoas se manterem em ambientes mais fechados favorecendo a circulação dos vírus e acometendo um maior número de indivíduos”.

 

Mas, o que fazer para se prevenir?


É importante estar atento e adotar medidas de prevenção, que podem reduzir a possibilidade de contaminação. Algumas medidas elencadas pelo Ministério da Saúde são:

  • Evitar poças de água contaminada e descartar alimentos e objetos que tenham entrado em contato com ela;
  • Certificar-se de que a sua casa está livre de regiões com água acumulada e parada;
  • Lavar bem os alimentos e objetos da sua casa;
  • Evitar contato com lama;
  • Caprichar na ingestão de água e alimentos que ajudam na hidratação, como frutas.

Além dessas, Fernanda nos diz ainda que “adotar hábitos de vida mais saudáveis, atentar para cuidados simples de higiene pessoal, como lavar as mãos sempre que necessário, manter ambientes ventilados, evitar contato próximo com indivíduos gripados a fim de reduzir a disseminação do vírus e sempre utilizar preservativo durante as relações sexuais” são também medidas importantes para a prevenção às doenças virais.
 

Campanha Nacional de Vacinação


Todos os anos, o Ministério da Saúde inicia em todo o país campanha de vacinação para a prevenção de algumas doenças que surgem nessa época do ano. A vacina oferecida à prevenção contra os vírus das gripes H1N1, H3N2 e contra um vírus do tipo B é chamada de Trivalente. Os grupos prioritários a receber o serviço de vacinação são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhador de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
 
REFERÊNCIAS:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/vacinar-contra-h1n1, acesso em 6/3/2023
 
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/dengue, acesso em 5/3/2023
 
https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/viroses, acesso em 4/3/2023


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »