Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/03/2023 às 16h40min - Atualizada em 13/03/2023 às 16h30min

Resenha | Três vidas: série mexicana é o novo sucesso da Netflix

Estrelada por Maite Perroni, a história mistura ficção com a realidade.

Giuliane Fagundes - revisado por Anna Sá
A atuação de Maite é um dos principais destaques da série. (Foto: Divulgação/Netflix)

“Tríada”, lançada em 23 de fevereiro pela Netflix, é um dos mais recentes sucessos originais da plataforma de streaming, figurando entre o top 10 de diversos países desde o seu lançamento, principalmente o Brasil. Inspirada em uma história real, a trama inusitada, repleta de suspense e mistério, com diversas reviravoltas foram alguns dos pontos positivos que conquistaram o público, no entanto, é Maite Perroni, protagonista e produtora, a responsável pelo maior destaque da série. 

 

A história inicia com um momento tenso, em que uma mulher invade um prédio com uma arma em punho, atirando para os lados, entrando no escritório de uma doutora e a fazendo refém no topo do edifício. A polícia não vê outra alternativa a não ser atirar para conter a mulher, que cai inconsciente, fazendo com que as autoridades acreditem que o tiro tenha sido fatal. As peritas são chamadas para analisar a cena do crime, no entanto, quando Rebecca vê o rosto da mulher atingida, percebe que suas aparências são iguais e que ela continua viva. A mulher é levada às pressas para o hospital, deixando a perita atordoada com as semelhanças entre ela e a atiradora, principalmente ao ouvi-la chamar seu nome. 

 

Becca e o policial responsável pelo caso, Humberto (David Chocarro) tem um passado conturbado, foram amantes e agora mantém uma relação profissional, porém, apesar da proximidade, ele acredita que ela está mais uma vez descontrolada e prestes a ter uma recaída para o álcool. Convicta em suas ideias, ela tenta buscar a verdade, descobrindo que fora adotada por meios não convencionais e confirma através de um exame de DNA que a mulher é sua irmã gêmea, no entanto, ela acaba morrendo no hospital. Aleida Trujano era uma mulher rica, presidente de uma multinacional e casada com Eugenio Trujano, formando uma das famílias mais prestigiadas do México, aparentava ter uma vida perfeita, sem motivos para atirar em inocentes, no entanto, Rebecca descobre através da psicóloga Julia, que a irmã há alguns meses fora internada em uma clínica psiquiátrica e que sem motivo algum o marido a havia retirado em seu aniversário.


Trailer legendado de 'Três vidas'. (Reprodução: YouTube)
 

Decidida a entender a sua história e o porquê de sua separação no nascimento, a perita começa a seguir pistas deixadas por Aleída e descobre que as duas não são as únicas parecidas, mas que também há uma outra mulher com a mesma face que a sua. Tamara é o oposto das irmãs, têm uma vida difícil e com poucos recursos, é dançarina em uma boate, está sempre criando confusão e fugindo da polícia. Após algumas tentativas frustradas, Rebecca convence Humberto e a irmã a ajudá-la a descobrir o seu passado, os mistérios e as excessivas coincidências em suas vidas. Em diversas reviravoltas, as irmãs entendem que nem tudo é o que parece. 


 

Inspirada em uma história real

 

Tamara, Rebecca e Aleída descobrem que fazem parte de um experimento criado por Julia, a psicóloga de Aleída e que em todos os anos de suas vidas, ela tentava controlar os acontecimentos, mesmo à distância. As trigêmeas viveram os primeiros dois meses de suas vidas juntas, foram separadas e entregues para famílias distintas, em que eram frequentemente monitoradas por agentes, mas que por coincidência ou intervenção da doutora, os momentos de suas vidas eram interligados. 

 

Julia era a mãe biológica das trigêmeas, tinha a ajuda de uma equipe para vigiá-la e Humberto como seu principal ajudante e incentivador do alcoolismo de Becca. A médica interferia diretamente no curso de suas vidas, matando os pais de Aleída e Rebecca no mesmo dia, portanto, tudo fazia parte de seu experimento, não havia qualquer empatia com as três mulheres, estava disposta a fazer tudo pelo projeto e não se importaria em matá-las para obter o sucesso que desejava. O último episódio tem diversas reviravoltas, mas acaba com as trigêmeas finalmente juntas e livres. 

 

A série é inspirada em uma história real, em que os trigêmeos Robert, Eddy e David foram separados no nascimento e adotados por famílias distintas. Os irmãos não sabiam de sua existência até que Robert e Eddy começaram a estudar na mesma faculdade, mas através das notícias, David logo surgiu. Na época, o reencontro dos irmãos foi televisionado, o que gerou destaque para a sua história.. 

 

A verdade sobre a sua origem não demorou a ser revelada e foi descoberto que os garotos foram separados através de uma agência de adoção norte-americana, que em parceria com o instituto Child Development Center, incentivou a colocar em prática o projeto do psiquiatra Peter Neubauer. O estudo consistia em encontrar famílias para as crianças, com condições sociais e financeiras distintas, buscando estudar em como esses fatores poderiam alterar suas ações e personalidades, assim como, a influência da genética em suas vidas. Durante duas décadas, eles foram acompanhados constantemente por agentes, que monitoravam todo e qualquer passo, no entanto, apesar da revolta dos irmãos, nunca souberam os detalhes da pesquisa, já que Peter Neubauer faleceu e restringiu até 2065 o acesso a qualquer qualquer documento específico, localizado na Universidade de Yale. 

.

Em três vidas, a premissa original é inspirada na vida dos trigêmeos, o que demonstra que, o que ocorre na série não é apenas inventado. Ficção e realidade são misturadas e a ciência avança a todo instante, portanto, não é algo surreal acreditar que os seres humanos e suas vidas são constantemente monitorados, principalmente, após a criação da internet e dos celulares, em que todos os passos são registrados. 
 

 

Trailer do documentário "Three Identical Strangers'. (Reprodução: YouTube)

 

A atuação de Maite Perroni  

 

Um dos maiores destaques da série é Maite Perroni, que interpreta três personagens e é produtora da série. Apesar da mesma aparência, a atriz conseguiu interpretar as irmãs de formas completamente diferentes, com trejeitos, modos de falar, vestir, vícios, sexualidade, conseguindo transparecer com maestria ao público que apesar de idênticas, as mulheres foram criadas em realidades distintas e que isso influenciou na forma como elas pensam e se portam. As cenas em que as trigêmeas estão juntas foram produzidas com detalhe e dedicação, já que é quase impossível notar que há qualquer efeito para introduzi-las no mesmo quadro. 


É possível afirmar que Maite Perroni é uma das atrizes latinas mais importantes desta década. Versátil e dedicada, ela pode apostar em qualquer tipo de gênero sem muito esforço, no entanto, no momento ela deixará de lado a atuação para voltar aos palcos junto ao RBD, onde iniciou sua carreira. 
 

O único ponto negativo é a ausência de química entre Rebecca e Humberto, ou seja, Maite e David Chocarro. O principal casal da trama vivia em ciclo vicioso, entre idas e vindas, as cenas não pareciam ter muita conexão, mas também se tornou algo para que o público suspeitasse que Humberto não era o que aparentava, portanto, não foi uma surpresa quando foi revelada a verdade e nem desapontamento pelo casal não terminar junto.

 

Três vidas é uma série intrigante que instiga o telespectador até os últimos minutos, apostando no mistério, nas respostas e no desfecho das personagens principais. Com uma trama parecida com a da série Orphan Black, o seriado mexicano é a nova aposta de sucesso da Netflix.

Leia mais em:
Resenha | Desejo Sombrio: segunda temporada investe no suspense e retrata relação tóxica

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »