Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/03/2023 às 00h43min - Atualizada em 18/03/2023 às 00h33min

O que é o Mitossauro?

Criatura apareceu no segundo episódio da terceira temporada de "The Mandalorian" e deve ser um ponto importante para a história

Júlia Victória - Editado por Ana Terra
Fonte: Disney/Divulgação

Depois de se separarem e se reunirem novamente em “O Livro de Bobba Fett”, Din Djarin e Grogu estão de volta na terceira temporada de “The Mandalorian”. A nova aventura de Star Wars vai explorar as origens do povo mandaloriano e trazer desafios para a dupla de viajantes. 

 

Relembrando alguns momentos da 2° temporada, o pequeno Grogu foi capturado e para avançar na missão de resgatar o amigo, Mando teve de tirar o capacete. Quando conseguiu chegar até ele, retirou novamente para se despedir. Segundo a doutrina mandaloriana, revelar o rosto é um ato muito grave e que leva a perda do título. O único jeito de se redimir é se banhar nas águas das Minas de Mandalore.
 

O problema é que o planeta, que um dia foi a terra natal dessa comunidade, foi destruído pelo Império e, segundo relatos espalhados pela galáxia, sua atmosfera se tornou tóxica demais para respirar. Mas será mesmo? É isso que Mando e Grogu foram descobrir no segundo episódio.

Fonte: Disney/Divulgação

Fonte: Disney/Divulgação

[ Alerta de Spoilers]

 

A visão de Mandalore é de completa destruição. O que um dia foi uma civilização poderosa, encontra-se em ruínas e esconde criaturas desconhecidas e perigosas. A dupla chega acompanhada do droide medroso R5, que realizará a leitura da toxicidade do planeta.
 

A visita não é simples, já que Din teve de resgatar R5 de alienígenas (chamados alamitas) e depois ainda foi capturado por um robô muito estranho que o coloca em uma cela e começa a retirar o seu sangue. Nesse meio tempo, Grogu vai até Bo-Katan pedir ajuda que, mesmo relutante, aceita e volta ao que era seu antigo lar. 
 

Após uma luta contra esse robô aracnídeo que fez Mando de refém, Bo-Katan consegue salvá-lo e o ajuda na busca pelas minas. Ao finalmente acharem o local, ela lê um escrito que conta a história do Mitossauro:
 

“Essas minas remontam a era do primeiro Mandalore. De acordo com o folclore antigo, as minas foram covil do Mitossauro. Dizem que Mandalore, o Grande domou a besta mítica. É dessas lendas que o sinete de caveira foi adotado e se tornou símbolo do nosso planeta”.

Fonte: Disney/Divulgação

Fonte: Disney/Divulgação

Como dito no trecho, o Mitossauro é um ser mítico que data do início da civilização mandaloriana. O gigantesco animal se tornou símbolo do folclore e parte de uma profecia que diz que o seu aparecimento significa uma nova era para Mandalore. Mas até então tudo não passava de lendas e mitologia. 

 

Ao entrar na água (e proferir as palavras da doutrina), Din é puxado por algo e é levado até o fundo da mina. Quando Bo-Katan vai salvá-lo pela segunda vez, ela dá de cara com um animal gigante que desperta, mas não a segue até a superfície.

Fonte: Disney/Divulgação

Fonte: Disney/Divulgação

A presença do Mitossauro deve ser o ponto crucial dessa terceira temporada, já que foi comprovado que Mandalore é um planeta habitável e que, provavelmente, vai ser reconstruído. Basta saber quem será o líder dessa civilização, Din Djarin? Bo-Katan? Ou a criatura vai gerar uma guerra dentro do próprio povo para definir quem chegará ao poder?

 

Referências
 

JACOBS, Guilherme.  The Mandalorian: Entenda o significado profético da criatura vista no final do Capítulo 18. Chippu, 2023. Disponível em: https://www.chippu.com.br/noticias/the-mandalorian-o-que-e-mitossauro-entenda-explicado-star-wars-mandalore. Acesso em 17 de março de 2023.
 

SCHEDEEN, Jesse; PAES, João.Star Wars: Quão importante é o Mitossauro para os Mandalorianos?. IGN, 2023. Disponível em: https://br.ign.com/star-wars-the-mandalorian/106944/feature/star-wars-quao-importante-e-o-mitossauro-para-os-mandalorianos?amp=1. Acesso em: 17 de março de 2023.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »