Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/03/2023 às 12h33min - Atualizada em 23/03/2023 às 12h33min

Nova atualização do ChatGPT é capaz de interpretar imagens

A mais nova atualização do ChatGPT, além de melhorar sua capacidade de comunicação e confiabilidade das informações prestadas, foi capaz de interpretar imagens

Lucas Henrique Santos - Editado por Letícia Nunes
Imagem de reprodução OpenAI: a dona do Chat GPT


No último dia 14, a OpenAI empresa responsável pelo chat-gpt , lançou sua mais nova versão, intitulada de GPT-4, sendo superior a antiga versão 3.5. A empresa ressalta que essa atualização será um novo passo para o desenvolvimento das inteligências artificiais. 

 

Com a grande repercussão do ChatGPT, desde meados de dezembro de 2022, a inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, chegou ao mercado gerando diversas controvérsias a respeito da produtividade e o futuro de determinadas profissões. Contudo, de acordo com a empresa, “essa atualização será um novo passo para o desenvolvimento das inteligências artificiais”.

 

Segundo os estudos feitos pelo OpenAi, após seis meses tornando o programa mais seguro e alinhado. “Agora o GPT-4 tem 82% menos probabilidade de responder a solicitações de conteúdo proibido e 40% mais chances de produzir respostas factuais do que o GPT-3.5”. Seguindo o caminho de pesquisa do GPT, GPT-2 e GPT-3, a abordagem de aprendizado profundo, aproveita mais dados e mais computação para criar modelos de linguagem cada vez mais sofisticados.

 

Em seu vídeo de apresentação, a OpenAi revelou a mais nova capacidade da ferramenta, sendo possível agora enviar imagens, e a partir delas, pedir à inteligência artificial tirar conclusões sobre o que está acontecendo na cena em questão. Um dos exemplos mostrados foi a possibilidade de ideias para receitas a partir de uma imagem de ingredientes. O GPT-4 pode aceitar imagens como entradas e gerar legendas, classificações e até mesmo análises.

 

Por mais que a nova ferramenta da empresa ainda não utilize um banco de dados conectado a internet, assim como os seus concorrentes: Google e Microsoft. A nova atualização do GPT além de ter sido treinada nos supercomputadores para IA da Microsoft Azure , a empresa incluiu o feedback enviado por usuários do ChatGPT, para melhorar o comportamento do GPT-4.

 

Para quem pretende usufruir dessa nova atualização, o GPT-4 já está disponível através do ChatGPT Plus por cerca de 105 reais mensais, tanto para o usuário comum quanto para desenvolvedores criarem aplicativos e serviços.

 

O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, baseado na arquitetura GPT-3.5. Como um modelo de linguagem capaz de processar e gerar texto em uma variedade de tarefas de linguagem natural, incluindo conversação, tradução de idiomas, geração de texto criativo, respostas e perguntas, entre outras. Ademais, a ferramenta ainda é capaz de imitar a capacidade de comunicação humana, sendo capaz de entender nuances e expressões idiomáticas em diferentes línguas; podendo ser utilizado para auxiliar em várias atividades, como pesquisa, ensino e entretenimento, por exemplo.


REFERÊNCIAS:

GPT-4. GPT-4 is OpenAI’s most advanced system, producing safer and more useful responses. 2023. Disponível em: < https://openai.com/product/gpt-4 >. Acesso em: 19 de mar. de 2023.

 

CHERTO, M. Chat GPT: como a inteligência artificial vai transformar as franquias e melhorar seus resultados. Exame, 2023. Disponível em: < https://exame.com/negocios/chatgpt-como-a-inteligencia-artificial-vai-transformar-as-franquias-e-melhorar-seus-resultados/ >. Acesso em: 19 de mar. de 2023.

‌ROMANI, B. Como a inteligência artificial do ChatGPT “pensa” e gera texto. Jornal VS, 2023. Disponível em: < https://www.jornalvs.com.br/cotidiano/tecnologia/2023/03/18/como-a-inteligencia-artificial-do-chatgpt-pensa-e-gera-texto.html >. Acesso em: 19 de mar. de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »