Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/03/2023 às 23h11min - Atualizada em 24/03/2023 às 22h18min

Convergente: O fracasso de bilheteria da saga Divergente

O terceiro filme da saga Divergente foi marcado por ser uma das piores bilheterias do ano de 2016

Jessica Mayara - Editado por Marcela Câmara
Depois de quase sete anos de seu lançamento, Convergente continua sendo o filme mais criticado da saga Divergente pela sua falta de fidelidade aos livros, roteiro mal organizado e personagens mal construídos. Porém, o que gera mais revolta da parte dos fãs é a saga não ter tido um desfecho digno. Como resultado, o final do filme se torna decepcionante e com muitas pontas soltas que só foram respondidas por conta da existência do livro.

Baseado no livro da autora Verônica Roth, Convergente vai contar sobre a jornada de Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) além dos muros da cidade de Chicago. Eles descobrem a existência de uma nova sociedade que por muito tempo viveu isolada do mundo a fim de arrumar soluções para resolverem os conflitos internos da população. Mas, o que eles não sabem é que para conseguir chegar ao patamar utópico proposto por eles todos terão que pagar um alto preço por isso.

De acordo com o site Pipoca Moderna, a produção do filme teve um custo altíssimo estimado em U$ 110 milhões, mas só teve um retorno de 29 milhões em seu primeiro fim de semana nos Estados Unidos. Em contrapartida, Divergente e Insurgente tiveram um retorno maior que U$ 50 milhões, ou seja, os produtores do terceiro filme acabaram tendo um alto prejuízo.

A seguir, estão algumas razões pelas quais o filme é considerado um dos piores da saga e o que poderia ter sido diferente:
 

1 - Perdidos no roteiro

Como já foi citado, o filme quase não tem nenhuma semelhança com o livro, e isso não aconteceu somente com o último filme da saga, Divergente e Insurgente também tiveram esse problema – apesar de terem conseguido entregar resultados melhores – o formato futurístico e com tecnologias avançadas fora dos muros não é uma realidade no livro, os conflitos dentro e fora dos muros foram totalmente modificados e o final do filme é o mais surpreendente por não coincidir com o desfecho do livro, o que deve ter sido um dos maiores choques para o público que sabia como a saga terminava.
 

2 - Falta de originalidade
Depois dos sucessos de Jogos Vorazes e Maze Runner – mesmo que Maze Runner tenha sido finalizado dois anos depois de Convergente - muitas pessoas começaram a achar os roteiros distópicos muito repetitivos e pouco originais, o que foi bem ruim para a saga Divergente que estava começando a ganhar espaço na indústria cinematográfica.
 

3 - Concorrência cinematográfica
O ano de 2016 foi marcado por grandes estréias no cinema como Capitão América: Guerra Civíl, Procurando Dory, Animais Fantásticos e Onde Habitam e Esquadrão Suicida. Foram filmes que arrecadaram valores exuberantes de bilheteria e que conquistaram um grande público, fazendo com que Convergente ficasse de “escanteio”. O CEO da Lionsgate, Jon Feltheimer, explica o porquê do fracasso de bilheteria do filme:
 

 “Talvez nós tenhamos apressado demais o terceiro longa, ao invés de tomar nosso tempo com ele. Nós queríamos lançá-lo na data certa”

A concorrência daquele ano estava muito acirrada, se Jon Feltheimer e os responsáveis pelo filme tivessem esperado um pouco mais e desenvolvido detalhadamente todo o roteiro o resultado poderia ter sido diferente.

Dado todos esses fatos, a continuação de Convergente que havia ganhado o título de Ascendente e estava previsto para ser lançado nos cinemas em 2017 teve de ser cancelada por conta do baixo lucro do último filme.

Mas, apesar de tudo isso, a saga continua sendo um marco que é relembrado ano após ano. Sua trilha sonora, elenco e fotografia são pontos que foram muito bem desenvolvidos e elogiados por seus telespectadores.
 
REFERÊNCIAS

VIX. O que deu errado com Divergente? 5 motivos pelos quais a franquia foi parar na TV - Zappeando 20 de mar de 2018. Disponível em <https://www.zappeando.com.br/filmes/o-que-deu-errado-com-divergente-5-motivos-pelos-quais-a-franquia-foi-parar-na-tv> Acesso em: 20 de março de 2023.

VIANNA Katiúscia. Chefão da Lionsgate explica o motivo do fracasso de A Série Divergente: Convergente - AdoroCinema 27 de mai de 2016. Disponível em <https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-121835/> Acesso em: 20 de março de 2023.

PLASSE Marcel. Fracasso de Convergente rende crise e corte no orçamento de Ascendente, o final da franquia Divergente - Pipoca Moderna 22 de mar de 2016. Disponível em <https://pipocamoderna.com.br/2016/03/fracasso-de-convergente-rende-crise-e-corte-no-orcamento-de-ascendente-o-final-da-franquia-divergente/> Acesso em: 20 de março de 2023.

Série Divergente: Ascendente - Por que o último filme foi cancelado - The Nexus 21 de fev de 2023. Disponível em <https://thenexus.one/serie-divergente-ascendente-por-que-o-ultimo-filme-foi-cancelado/> Acesso em: 20 de março de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »