Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/04/2023 às 22h07min - Atualizada em 12/04/2023 às 21h21min

Disney anuncia live-action de Moana

O anúncio, feito por Dwayne Johnson, gerou polêmicas na internet

Tailane Santos - Editado por Letícia Nunes
Reprodução: Disney Animation


E vem aí mais um live-action da Disney! Desta vez, a produção escolhida para ganhar uma adaptação cinematográfica foi Moana, animação que fez sucesso em 2016 e 2017, e que ainda encanta milhares de pessoas ao redor do mundo. O anúncio foi feito na segunda-feira, 3, por Dwayne Johnson, em um vídeo gravado no Havaí, divulgado em suas redes sociais e nas da própria empresa. Acompanhe:
 


O ator, que emprestou sua voz para o semideus Maui na dublagem original, vai agora para as telas, reprisando seu papel. Johnson diz estar empolgado com a produção, pois esta significa muito para ele e sua família. De acordo com ele, o personagem teve inspiração em seu avô, Peter Maivia.
 

“Uso a nossa cultura orgulhosamente na minha pele e na minha alma, e esta oportunidade única na vida de me reunir com o Maui, inspirado no espírito do meu falecido avô, High Chief Peter Maivia, é algo muito profundo para mim”, conta em seu Instagram.


Sobre os nomes escalados para a equipe de produção, estão Auli’i Cravalho, voz original de Moana, que trabalhará ao lado de Scott Sheldon, da Flynn Picture Co. Dentre outros, de acordo com o Deadline, estão Dany Garcia e Hiram Garcia, da produtora Seven Bucks Productions e Beau Flynn, também da Flynn Picture Co.


A animação original conta a história de Moana, uma jovem que sai em uma viagem pelo Oceano à procura de Maui, um semideus antes poderoso, para que este ajude o povo de sua ilha, que está passando dificuldades com a baixa obtenção de alimentos. Em seu caminho, a garota e Maui enfrentam diversas situações perigosas e de autoconhecimento para conseguir devolver o coração da deusa Te Fiti, roubado pelo próprio semideus.

Moana estreou nos Estados Unidos em novembro de 2016, mas só chegou ao Brasil em janeiro do ano seguinte, conquistando um público de todas as idades, com sua delicadeza e significância. No total, arrecadou mais de U$680 milhões de bilheteria.
 
Pelas redes sociais, a opinião ficou dividida, mas o anúncio teve grande repercussão. Algumas pessoas ficaram felizes com a adaptação, outras questionaram a escolha pela animação, entre tantas outras mais antigas e que abrigam um público nostálgico. A maioria dos comentários da matéria da Deadline, por exemplo, são negativos. Acompanhe alguns:


 
O que não se pode negar é o quanto live-actions são lucrativos, tanto para a empresa, quanto para as próprias salas de cinema. É um mercado inteligente e que tende a aumentar cada vez mais.

Outra questão levantada foi a escolha da atriz para a protagonista Moana. Ainda não se sabe se Auli’i voltará para o papel, tendo em vista sua participação e o fato da atriz já conhecer bem a personagem. Entretanto, algumas pessoas são contra, e levam em consideração, em seus argumentos, a importância da representatividade.

 
No Brasil, alguns fãs pedem por Any Gabrielly, responsável pela voz de Moana na dublagem brasileira. Para essas pessoas, a cantora e atriz se encaixa na personagem por seus traços, como a cor da pele e os cachos no cabelo, além de também já conhecer a personagem. Porém, novamente entra em pauta a discussão sobre representatividade, pois Moana é nativa da Polinésia e ancestral indígena, não negra como Any. Acompanhe dois dos comentários:
 
Várias declarações como essas estão rodando a internet, contudo, não passam de especulações, tendo em vista que nada sobre isso foi confirmado. Uma hipótese seria de que a Disney ainda não divulgou qual o papel de Auli’i, por decidir esperar a repercussão entre os fãs, analisando críticas, elogios e pontos de vista, para não tomar nenhuma atitude precipitada. Há também a possibilidade de a atriz compor apenas a equipe de produção, sem efetivamente atuar.

A expectativa para o live-action de Moana é grande. Ainda há poucas informações, como data de estreia, demais atores e começo das gravações, mas Dwayne Johnson garante que estão trabalhando duro, e que há muito o que se fazer pela frente.


REFERÊNCIAS
Dwayne Johnson on Instagram: "Deeply humbled to announce we're bringing the beautiful story of MOANA to the action big screen!". 03/04/2023. Disponível em: < 
https://www.instagram.com/p/CqlOmQjuL76/ >. Acesso em: 10/04/2023.

GROBAR, Matt. "Dwayne Johnson And Bob Iger Reveal Live-Action 'Moana' In Development". Deadline, 2023. Disponível em: < 
https://deadline.com/2023/04/moana-live-action-movie-being-developed-by-disney-1235316563/ >. Acesso em 12/04/2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »