Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/07/2019 às 20h16min - Atualizada em 24/07/2019 às 20h16min

13 Reasons Why | Netflix remove cena de suicídio de Hannah Baker

Cena gerou críticas e debates entre os fãs e especialistas

Josué Ernandes - Editado por Caroline Gonçalves
(Foto: Divulgação / Netflix)
13 Reasons Why é uma das séries mais polêmicas da Netflix. Por ser focada nos temas de saúde mental, depressão, suicídio, bullying e assédio, a série logo gerou debate entre especialistas na área e até mesmo dos fãs. A primeira temporada lançada em março de 2017, contou com uma cena gráfica detalhada do suicídio da protagonista, Hannah Baker, interpretada pela atriz Katherine Langford. A sequência foi bastante criticada por órgãos de prevenção ao Suicídio e médicos especializados na área, que consideraram a cena uma "glamourização" do suicídio.


(Foto: Divulgação / Netflix) 

Nesta última semana, após dois anos da estreia da série, a Netflix decidiu remover a sequência em que a personagem tira sua própria vida. Em uma postagem no twitter, o serviço de streaming explicou que decidiu remover a cena após conversas com médicos especializados, incluindo a Dra. Christine Moutier, médica chefe da "Fundação Americana para Prevenção do Suicídio". 

"Nós ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why encorajou-os a falar sobre assuntos difíceis como depressão e suicídio, e a procurar ajuda, pela primeira vez. Nos preparando para lançar a terceira temporada este ano, nós estivemos cientes do debate em relação à série. Seguindo o conselho de experts médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, médica chefe da Fundação Americana para Prevenção do Suicídio, decidimos, com o criador Brian Yorkey e os produtores, cortar a cena em que Hannah tira sua própria vida na 1ª temporada", explicou a plataforma.

(Foto: Divulgação / Netflix) 

A "Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio", fez uma declaração sobre a decisão da plataforma em retirar a cena e alertou que pessoas que passaram por algum tipo de trauma, como as mencionadas em 13 Reasons Why, podem se sentir influenciadas e começarem a imitar um comportamento ou se identificarem com os problemas do personagem em questão. A fundação ainda diz reconhecer o papel importante que a Netflix tem , em mudar a imagem estereotipada de quem sofre com saúde mental, mostrando suas experiências e relacionamentos. 

"O mesmo conteúdo que pode aumentar a conscientização e interesse no assunto, e até mesmo empatia em muitos — também pode piorar o humor, ansiedade, ou imagem própria de outros que estão vulneráveis ou enfrentando dificuldades. Em contraponto, há muitos personagens na série com complexas lutas de saúde mental, que são retratadas através de suas experiências. O programa encorajou os jovens a iniciarem conversas sobre questões de saúde mental previamente estigmatizadas e para obter ajuda", escreveu a fundação em uma nota no seu site oficial.

(Foto: Divulgação / Netflix) 

Um importante estudo publicado no periódico científico "Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry", feito pelo governo americano - através de universidades, hospitais e o Instituto Nacional de Saúde Mental (INSM) - coloca em pauta que o crescente índice de suicídios entre os jovens (cerca de 28,9%), está ligado à 13 Reasons Why. O estudo diz que o número teve um aumento após 1 mês da estréia da série na Netflix. A pesquisa, que foi feita através de dados da agência governamental CDC, revelou que o índice de suicídios no mês após a estreia foram maiores entre os jovens de 10 e 17 anos. O mês anterior da estréia da série, foram abaixo da expectativa dos institutos. “Os resultados devem servir de alerta de que os jovens são especialmente sensíveis ao que é exibido pela mídia”, disse Lisa Horowitz, autora da pesquisa e cientista do INMS. 

REFERÊNCIAS

AFSP. Statement from the American Foundation for Suicide Prevention on Netflix’s “13 Reasons Why” New Season One Edit. Disponível em < https://afsp.org/statement-from-the-american-foundation-for-suicide-prevention-on-netflixs-13-reasons-why-new-season-one-edit/ > Acesso em: 22 Julho 2019. 

GANIKO, Priscila. 13 Reasons Why | Fundação americana comenta remoção da cena de suicídio. Disponível em < https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/13-reasons-why-fundacao-americana-comenta-remocao-da-cena-de-suicidio/ > Acesso em: 22 Julho 2019.

SOUZA, Camila. 13 Reasons Why | Estudo aponta que número de suicídios aumentou após estreia. Disponível em < 
https://www.omelete.com.br/netflix/13-reasons-why-estudo-aponta-que-numero-de-suicidios-aumentou-apos-estreia > Acesso em: 22 Julho 2019.

SABBAGA, Julia. 13 Reasons Why | Netflix altera cena de suicídio da 1ª temporada. Disponível em < https://www.omelete.com.br/netflix/13-reasons-why-netflix-altera-polemica-cena-de-suicidio-da-1a-temporada > Acesso em: 22 Julho 2019.
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »